Muitas pessoas têm o hábito de encher a máquina de lavar ao máximo, acreditando ser uma forma eficiente e rápida de tratar da roupa. No entanto, este comportamento pode acarretar problemas significativos, tanto para a durabilidade das peças de vestuário como para o funcionamento da própria máquina. Segundo os especialistas da cadeia norte-americana de lavandarias Wave Max Laundry, o sobrecarregamento pode trazer riscos consideráveis, os quais podem ser evitados com alguns cuidados simples.
O que acontece quando sobrecarrega a máquina de lavar?
As máquinas de lavar são projetadas para suportar uma quantidade específica de peso. Quando essa capacidade é ultrapassada, os danos podem ser inevitáveis. De acordo com os especialistas da Wave Max Laundry, “exceder a capacidade da máquina pode danificar os rolamentos, colocar pressão no motor e causar transbordos devido a danos na válvula”. Estes problemas podem exigir reparações dispendiosas, que podem ser evitadas se a máquina for utilizada de forma correta, como citado pelo iol.
Os riscos para a roupa
Além de afetar a máquina, o sobrecarregamento também compromete a limpeza e a durabilidade das peças:
- Roupa suja e com odor desagradável
Quando a máquina está demasiado cheia, a água e o detergente não conseguem penetrar adequadamente em todas as peças. Isto resulta em roupa mal lavada e, muitas vezes, com cheiros desagradáveis. - Buracos e rasgos evitáveis
O excesso de roupa no tambor pode causar atritos desnecessários entre fechos, botões e outros elementos, resultando em danos nas peças. - Desaparecimento de meias e roupa interior
Segundo os especialistas, “peças pequenas, como meias e roupa interior, podem ficar presas na linha de drenagem se a máquina estiver sobrecarregada”.
Sinais de que está a sobrecarregar a sua máquina
Preste atenção a estes indicadores que sugerem sobrecarga da máquina:
- A roupa não gira adequadamente durante a lavagem.
- A roupa sai encharcada no final do ciclo.
- Há resíduos de sabão nas peças.
- O aparelho emite barulhos ou guinchos durante a centrifugação.
- As reparações tornam-se frequentes.
- A roupa continua suja após a lavagem.
A solução é simples
Para evitar estes problemas, o conselho é claro: “não sobrecarregue a máquina”. Seguir as instruções do fabricante relativamente à capacidade máxima e distribuir a roupa de forma equilibrada no tambor pode poupar tempo, dinheiro e prolongar a vida útil da sua máquina e das suas roupas.
Ao cuidar do equipamento e das peças, garantirá resultados mais eficazes e uma rotina de lavandaria mais sustentável. Lembre-se, mais nem sempre é melhor!
Leia também: Conheça as pensões que não estarão abrangidas pelo aumento extraordinário de 1,25% em 2025