As tarefas domésticas parecem intermináveis. Desde aspirar e limpar o pó até manter a casa de banho e a cozinha impecáveis, há sempre algo a fazer. Mesmo com uma rotina rigorosa, algumas áreas acabam por ser negligenciadas. Um exemplo disso são as paredes. Quando foi a última vez que as limpou? Embora as paredes possam não parecer sujas, elas acumulam manchas com o tempo, especialmente se houver crianças pequenas na casa. Mas a boa notícia é que existe um truque simples para limpar essas manchas.
Limpar as paredes não precisa de ser uma tarefa difícil, e foi precisamente no Reddit que surgiu uma sugestão útil para facilitar essa tarefa. As paredes são, por natureza, difíceis de limpar, porque é necessário usar um produto que seja eficaz a remover marcas de impressões digitais e outras manchas, mas sem danificar a pintura. Uma solução eficaz, partilhada por um utilizador, é o álcool isopropílico, também conhecido como álcool cirúrgico. Este produto pode ser encontrado na maioria das farmácias e é normalmente utilizado para desinfetar a pele e tratar pequenas feridas. Além disso, e segundo a Leak, é possível encontrá-lo em embalagens maiores em lojas como a Leroy Merlin.
Como preparar
Uma mistura simples pode ser a chave para um excelente resultado. Misturando meia chávena de álcool isopropílico com 10 gotas de óleos essenciais em água morna, pode limpar as paredes, os armários e até o chão de forma eficaz. Esta solução é barata e surpreendentemente eficaz, mesmo em paredes com marcas de fumo ou gordura. O álcool isopropílico é conhecido pelas suas propriedades de eliminação de gordura, tornando-se uma excelente escolha para quem procura um método simples e eficiente de limpeza. Para aplicar, basta usar uma pequena esfregona plana para as paredes e tetos.
Antes de começar a limpar, é importante preparar a área. Retire objetos das paredes, como quadros, relógios ou outras decorações, para não os danificar. Proteja os rodapés e o chão com toalhas velhas para evitar que as gotas de água ou de solução de limpeza sujem a área. Utilize também um espanador para remover teias de aranha e o pó das superfícies antes de iniciar a limpeza.
Ao preparar a solução de limpeza, se as paredes forem pintadas, pode misturar algumas gotas de detergente de loiça suave com água morna. Para manchas mais difíceis, uma alternativa eficaz é misturar uma chávena de vinagre com quatro litros de água. Estas soluções simples podem remover a sujidade sem danificar a pintura das paredes.
Ao começar a limpeza, inicie sempre pela parte superior da parede e vá descendo até à parte inferior. Isto impede que a água suja caia nas áreas que já foram limpas. Utilize movimentos circulares suaves para limpar as manchas. Quando necessário, torça a esponja ou o pano para evitar que a solução de limpeza saturasse a superfície de forma excessiva.
Após terminar, é importante enxaguar a parede com um pano húmido em água pura para remover quaisquer resíduos de sabão. Isto ajuda a evitar que fiquem marcas de detergente na parede. Em seguida, seque a parede imediatamente com uma toalha limpa para impedir a formação de marcas de água ou humidade.
Nas zonas mais difíceis de limpar, como as que acumulam mais gordura ou manchas persistentes, pode então recorrer ao álcool isopropílico. Este produto é eficaz a remover as manchas mais resistentes e ajuda a manter a parede limpa sem causar danos à pintura.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Screenshot-2025-02-11-at-03.19.53-1024x486.png)
Uma garrafa de 1L custa menos de 7€
Além de ser eficiente, o álcool isopropílico é uma opção económica e acessível, tornando-se uma solução prática para quem procura um método rápido de limpeza de paredes. Na página do Leroy Merlin é possivel encontrar um litro deste produto por 6,99€. Ao seguir este processo simples, será possível manter as paredes da sua casa limpas e livres de manchas de forma eficaz e sem grandes esforços.
Leia também: Conheça o túnel que poupará 11h de viagem e será o “mais longo e profundo do mundo”