À medida que o inverno se aproxima, os cobertores pesados assumem um papel relevante nos dias mais frios. Diversos estudos têm associado este tipo de produto à melhoria da qualidade do sono e a eventuais efeitos benéficos para a saúde, resultado da aplicação da técnica de “pressão profunda”. Este método, aplicado em contextos terapêuticos, tem sido relacionado com a diminuição do stress, da ansiedade e com um impacto positivo no descanso noturno.
De acordo com o site Healthline, citado pelo IOL, há indicações de que o uso de cobertores mais pesados pode ajudar em casos de insónia, reduzindo a frequência cardíaca e facilitando o relaxamento pré-sono. Embora não existam conclusões definitivas no que respeita à osteoartrite, algumas terapias de pressão profunda apontam para um possível alívio dos sintomas. Além disso, um estudo citado pela National Library of Medicine sugere que estes cobertores podem diminuir a perceção da dor crónica, em especial quando a ansiedade está envolvida. A American Journal of Occupational Therapy relata ainda melhorias na atenção e no controlo de impulsos em crianças com PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção).
A partir da próxima quarta-feira, 18 de dezembro, o Aldi disponibilizará cobertores pesados de 6 kg a 29,99 euros. Estes artigos surgem em tons castanhos, considerados neutros.
A empresa indica que é possível configurar um alerta de e-mail para acompanhar a chegada às lojas, permitindo um acesso imediato às informações relativas à disponibilidade e características do produto.
Estes cobertores, geralmente produzidos com materiais respiráveis e microesferas de vidro para adicionar peso, têm vindo a ganhar popularidade em vários mercados europeus, atraindo a atenção de investigadores e consumidores.
Leia também: Fraude no azeite dispara em Portugal: Saiba como identificar produtos falsificados