Entre os dias 22 e 28 de outubro, participei numa experiência única chamada Chlaydoscope. Esta atividade, training course, não foram apenas dias intensos de aprendizagem, mas também uma jornada que abriu a minha mente para novas perspetivas, ligações interculturais e uma grande vontade de me tornar uma cidadã mais ativa na minha comunidade.
A formação começou de uma maneira acolhedora, com um jantar destinado a apresentarmo-nos e a conhecermo-nos melhor. Este momento inicial permitiu estabelecer uma base de confiança entre todos os participantes. O jantar de encerramento também foi importante, pois permitiu-nos refletir sobre nossas experiências e fortalecer os laços que criámos ao longo da semana.
Participar no Chlaydoscope não só me ajudou a desenvolver capacidades práticas, como também me abriu o coração e a mente para um mundo de possibilidades
O objetivo principal do Chlaydoscope é capacitar os participantes a serem agentes de mudança nas respetivas comunidades. Ao longo da formação, foram-nos apresentadas ferramentas que nos permitiram identificar e resolver problemas específicos nos nossos contextos locais, como por exemplo a “Problem Solving Tree” que nos auxilia na identificação de um problema e na sua solução, o “Persona Canva” que nos ajuda a encontrar o nosso público-alvo e entender as suas dificuldades e o workshop “How to Make a Pitch” que nos preparou para a apresentação das nossas ideias no final desta formação. A abordagem prática e a orientação dos facilitadores foram essenciais para nos guiar no processo de compreensão das necessidades da nossa comunidade e a desenvolver soluções viáveis.
Uma das partes mais importantes desta experiência foi a cooperação entre participantes de diferentes países, como Itália, Grécia, Países Baixos, entre outros. Conhecer as perspetivas, experiências e opiniões de pessoas de diferentes origens teve um grande impacto em mim. As diferentes visões enriqueceram as nossas discussões, desafiaram-nos e mostraram-nos como diferentes contextos influenciam as abordagens para lidar com desafios semelhantes.
Participar no Chlaydoscope não só me ajudou a desenvolver capacidades práticas, como também me abriu o coração e a mente para um mundo de possibilidades. Aprendi não apenas com os facilitadores e os materiais, mas também com a riqueza das experiências compartilhadas pelos meus colegas.
Esta jornada não termina aqui, esta semana preparou-nos para desenvolvermos e apresentarmos os nossos projetos em local labs que os participantes irão realizar nas suas comunidades. O Chlaydoscope foi uma experiência que me inspirou a ser um agente de mudança e a procurar maneiras para contribuir para um mundo melhor.
*Tem 18 anos, nasceu na cidade de Portimão, é estudante de música e está a fazer um gap year. Durante este ano decidiu tornar-me mais ativa na comunidade através de projetos promovido por diferentes organizações.
Leia também: Jovens que inspiram: Participar… na Moldávia!
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram