Integrada nas atividades do Novo Bauhaus Europeu, realizou-se no IPDJ, em Faro, a talk “Os projetos que trazem a mudança”, cuja moderação esteve a meu cargo.
A conversa reuniu diferentes perspectivas ligadas à moda, sustentabilidade, performance, identidade e práticas criativas contemporâneas, promovendo um diálogo aberto sobre novas formas de criação e impacto através de projetos independentes e processos colaborativos.
Participaram Hugo Paixão (performer, drag queen e cabeleireiro), Fernanda Jara (VESO Upcycling, Chile), Nicole Lissy (Amarelarte) e Carmen Garrido (UP, coloração pessoal).
Ao longo da sessão foram abordados temas como o descarte têxtil e formas de o reduzir através da reutilização e reaproveitamento de materiais, o upcycling enquanto linguagem criativa, a reorganização sustentável dos armários e a importância de desenvolver uma relação mais consciente e duradoura com a roupa.
A conversa refletiu também sobre a moda enquanto ferramenta de expressão pessoal e identidade, bem como sobre o potencial do território para acolher projetos ligados à sustentabilidade, criatividade e inovação cultural.
Em paralelo, esteve patente uma exposição com peças apresentadas na Circular Sustainable Fashion Week por konceito.r e VESO Upcycling, funcionando como teaser para a possibilidade de desenvolvimento de futuras iniciativas ligadas à moda sustentável na região.
A iniciativa integrou ainda o projeto Human Postcards, uma intervenção artística que cruza corpo, território e narrativa visual no espaço público, reforçando o espírito colaborativo e interdisciplinar associado à Nova Bauhaus Europeia.
Sobre a autora do artigo: Cristina Guerreiro é designer e fundadora da konceito.r, projeto algarvio dedicado ao upcycling e à moda circular. Através da transformação de têxteis e da criação de peças únicas, cruza design, sustentabilidade, território e memória. É também autora de Human Postcards, projeto apresentado no âmbito da al-bauhaus dream academy, onde o vestuário se transforma em narrativa visual sobre o Algarve, os seus recursos e a sua identidade.
Em Human Postcards, projeto desenvolvido no contexto da al-bauhaus dream academy, Cristina apresenta a sua visão artística sobre quatro dimensões do território algarvio — Mar, Salinas, Estratos e Turismo. Cada criação funciona como um postal humano: uma interpretação pessoal de um lugar, de uma paisagem ou de uma realidade que marca a identidade do Algarve.
A linguagem visual das peças estabelece uma ligação com o universo da Bauhaus, através da exploração de formas geométricas, da construção e desconstrução de volumes e da relação entre forma, matéria e corpo. Essa linguagem é reinterpretada a partir do território e do olhar contemporâneo da designer, utilizando materiais recuperados que assumem novos significados.
Redes, ganga, têxteis descartados, materiais provenientes da decoração e outros elementos encontrados deixam de ser resíduos para se tornarem matéria de expressão. Em cada peça, a escolha do material, a geometria e a construção traduzem a visão artística da autora sobre o tema que representa.
Human Postcards propõe, assim, uma forma diferente de olhar o Algarve. Não como uma imagem fixa ou um postal turístico, mas como um território feito de múltiplas camadas, contrastes e histórias. Um Algarve que pode ser interpretado, transformado e vestido.
Leia também: Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram















