A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) acolhe, até 26 de maio, a exposição “LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte”, um projeto de intervenção artivista nascido no Algarve que visa aliar a arte ao ativismo por justiça climática, sensibilizando os jovens para a quantidade de lixo presente nas nossas águas e praias, mas também para a quantidade de plástico utilizado e o que podemos fazer para reduzir essa pegada.
“Este projeto integra uma peculiar colaboração de escolas, artistas, organizações e entidades em torno da criação artística, alertando para a salvaguarda dos oceanos, com a preocupação de que a mensagem chegue associada ao cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e, de forma mais abrangente, ao cumprimento dos ODS – objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o 12 (produção e consumo sustentáveis) e o 14 (oceanos, mares e recursos marinhos)”, explica a EMARP em comunicado.
Com início em 2021, “LIXARTE” uniu cinco escolas dos concelhos de Faro e Olhão e realizou limpezas de praia para posterior elaboração de peças de arte com os materiais recuperados. Estas culminaram numa exposição itinerante de 6 tapeçarias de lixo marinho que tem percorrido vários locais da região algarvia, como ferramenta de comunicação e sensibilização para o flagelo que o lixo marinho representa.
A exposição pode ser visitada, entre as 08:30 e as 17:30, na área de atendimento ao público da EMARP.
Sobre a EMARP
Criada em 2001, a empresa atua na prestação de serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, na limpeza e higiene pública, na gestão e fiscalização da atividade publicitária, da ocupação de via pública e na gestão do sistema de estacionamento público urbano.
Também a cultura tem o seu espaço na esfera da empresa, através da organização mensal de eventos expositivos na área de atendimento.
Alinhada com as preocupações emergentes ao nível ambiental e equidade social, afirma que “a nossa promessa é continuar presente na vida dos Portimonenses, com responsabilidade, a trabalhar de forma empenhada e contribuindo para um futuro mais sustentável”.
RELACIONADOS:
LIXARTE: Voz aos jovens na Conferência Climática Estudantil | Por Beatriz Barrada
LIXARTE: 8º Encontro Nacional pela Justiça Climática – oceano e clima | Por Ana Matias
Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta
LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal
LIXARTE: Confi-Arte: + Arte + Cidadania
I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE
LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)
LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente
LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos
LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão
LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
DetektivePT, detetives para a sustentabilidade
Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!