No passado dia 29 de outubro, a campanha Green Trip começou a enviar 15 jovens influenciadores de cinco países europeus em visitas a mais de 70 projetos sustentáveis para mostrar soluções verdes existentes e promover um estilo de vida amigo do ambiente.
Ao viajar pela Bélgica, Alemanha, Grécia, Lituânia e Portugal e seguindo três rotas diferentes, cada um deles irá descobrir ideias inovadoras, apresentar projetos inspiradores e falar com agentes de mudança nas áreas da mobilidade, alimentação, habitação, conservação e cadeias de produção.
Ding-Dong” é o som de alguém a tocar à sua porta e será isso mesmo que os influenciadores irão fazer ao longo da sua jornada #DingDongEU. Durante a sua viagem, irão tocar à porta de uma variedade de projetos sustentáveis e de embaixadores verdes locais para se inspirarem com as suas ações amigas do ambiente. Os seguidores são convidados a envolver-se em várias aventuras e a promover iniciativas verdes pioneiras juntamente com os influenciadores. A viagem de cada influenciador culmina com a organização de um Big Green Challenge que apresenta uma iniciativa sustentável específica viabilizada pela UE. A Green Trip decorre sob o conceito criativo: O Ding-Dong! A postos para o Green Challenge? é uma campanha lançada pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia. A campanha promove projetos e estilos de vida sustentáveis dirigidos a jovens europeus (16 a 24 anos). As viagens dos influenciadores acontecem entre outubro e novembro de 2020, e a campanha decorre até maio de 2021.
Siga a Green Trip no instagram do Europe Direct Algarve: https://www.instagram.com/europedirectalgarve/
Abaixo poderá encontrar informações detalhadas sobre cada um dos cinco países:
Na Bélgica
Ao seguir os três influenciadores da Bélgica explora uma quantidade de iniciativas e empresas financiadas pela UE que desafiam os modelos tradicionais de vida, agricultura, consumo e mobilidade. A Sara Lou encontra-se com pastores modernos em Bruxelas para descobrir novas formas de agricultura urbana, descobre a vida comunitária sustentável e mostra-nos belíssimas ciclovias. Com Laurafromthedesert irá visitar empresas e iniciativas que não se limitam a fazer afirmações, mas que mostram que é possível reduzir o desperdício de forma radical e implementar práticas sustentáveis sem comprometer o seu sucesso comercial. Por último, mas igualmente importante, com a Morane irá fazer parte de um movimento de produção e consumo de alimentos mais verde e com menos desperdício. Irá visitar iniciativas e empresas belgas que estão na linha da frente da agricultura sustentável.
Na Alemanha
A Lucy, a Astrid e a Charlotte levam-nos numa jornada de exploração da reciclagem, da tecnologia verde, do consumo sustentável de alimentos e água, e de um comportamento mais verde. A Lucy mostra-nos como algumas pessoas transformam lixo em tesouros, como as tecnologias verdes e a transição sustentável impulsionam o sucesso económico a longo prazo e criam um ambiente mais verde. Com a Astrid irá explorar como limpar e reutilizar os nossos sistemas de água doce para melhorar o acesso, a eficiência e a distribuição de água às populações e ao ambiente. A Charlotte irá partilhar consigo dicas e truques sobre como ser mais sustentável em casa. Vai conhecer empreendedores e criadores de mudança que ajudam a fazer escolhas mais conscientes para produtos mais éticos e sustentáveis.
Grécia
Com o influenciador Angelo Stavropoulos irá ver o poder, tanto destruidor como de cura, da água. Irá perceber o impacto das alterações climáticas na vida marinha e nas comunidades costeiras, e o que todos podemos fazer para proteger os nossos ecossistemas aquáticos. Com a Alexandra Diona irá ficar a saber mais sobre estilos de vida circulares e vários princípios de reciclagem, tanto de uma perspetiva individual, como da perspetiva de uma instalação de gestão de resíduos em grande escala. Em Creta, com a Eutuxia Prantalou vai ficar a saber que atrair mais visitantes para a ilha é vital, pois isso levará a uma economia mais robusta. Mas que é igualmente importante garantir que os turistas são conscientes e que as suas ações têm um impacto reduzido na região. As culturas locais e os esforços locais de conservação estarão em foco.
Lituânia
Na Lituânia, a Rasa, o Aurimas e o Edvinas irão conhecer vários agentes “verdes”. Com a Rasa irá perceber em primeira mão a importância local da preservação da biodiversidade e porque é vital tanto para o planeta como para as populações. Irá visitar organizações que trabalham arduamente para travar a degradação da natureza na Europa e fornecer soluções para todos, populações e planeta. Com o Aurimas irá encontrar iniciativas e empresas que demonstram estar empenhadas num futuro mais verde, seja através da reutilização de resíduos, do cultivo e obtenção de produtos locais, ou apenas a reapropriação de espaços urbanos para práticas amigas do ambiente.
Juntamente com o Edvinas irá conhecer várias iniciativas e empresas que implementam não só a ecologia, mas também práticas éticas, no seu trabalho, ajudando as comunidades locais, lidando com os seus problemas sociais imediatos e encontrando novos modelos de trabalho que beneficiam todos e não apenas um pequeno grupo de eleitos.
Portugal
Em Portugal as rotas dos influenciadores Catarina, Anna e Afonso giram em torno do desperdício zero, proteção da vida marinha, gestão sustentável de recursos e promoção de pequenos hábitos diários que podem fazer a diferença para o nosso planeta. Com a Catarina irá aprender facilmente hábitos diários e técnicas de redução do desperdício que podem tornar-se as bases para a jornada pessoal de alguém em direção a um estilo de vida circular e com desperdício zero. Com a Anna irá ficar a saber mais sobre o impacto da poluição e das alterações climáticas na vida marinha e nos nossos recursos hídricos. Com o Afonso irá descobrir que implementar hábitos sustentáveis nas nossas vidas diárias não é tão difícil como parece – desde os alimentos que consumimos, a roupa e sapatos que usamos e a forma como nos deslocamos – qualquer pequena mudança conta.
A Comissão Europeia está a monitorizar diariamente e de perto a situação da Covid-19 e a campanha e os influenciadores estão a seguir rigorosamente todas as precauções e medidas nos seus países. Por isso, alguns elementos da campanha podem mudar de acordo com novas regras e restrições anunciadas pelas autoridades. Todos os Green Challenges têm opções digitais de forma a respeitarem o distanciamento social e a adaptarem-se a uma situação sem precedentes e em rápida evolução.
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!