Um grupo de professores da escola profissional polaca Zespół Szkół Specjalnych nr 14 w Krakowie visitou, na passada semana, o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, no âmbito de um projeto educativo financiado pela União Europeia através do Europejski Fundusz Społeczny Plus.
Situada na cidade costeira de Olhão, a escola destaca a forma como beneficia do “ambiente vibrante” da região, marcada pela riqueza cultural e pela forte ligação ao setor do turismo. Foi neste contexto que o estabelecimento de ensino recebeu o grupo de docentes, num encontro centrado na partilha de práticas educativas e na promoção da inclusão.

À chegada, os professores foram acompanhados por dois alunos do curso profissional de Turismo, Lourenço Oliveira e Gabriel Nuca, que desempenharam o papel de guias. A preparação da visita envolveu o apoio das docentes de Inglês e da coordenadora do curso profissional, Armanda Dourado.
Durante a passagem pelo agrupamento, os visitantes assistiram a aulas nas áreas de Informática, Contabilidade e Eletrónica e conheceram os novos laboratórios CTE. Demonstraram particular interesse na integração entre formação prática e tecnologias modernas, bem como no trabalho desenvolvido com alunos com necessidades educativas especiais, que originou um debate alargado sobre estratégias de educação inclusiva em diferentes países europeus.

O grupo reuniu ainda com o diretor do agrupamento, Décio Viegas, e com os professores responsáveis pelo Programa Erasmus+, num encontro dedicado à troca de experiências e ao reforço da cooperação internacional.
A visita foi organizada pelo professor Paulo Ribeiro, docente de Informática, cuja “organização, simpatia e atenção ao detalhe garantiram uma experiência harmoniosa e acolhedora”, destacou o agrupamento.
No final da visita, os professores polacos manifestaram o seu entusiasmo pelo acolhimento recebido, sublinhando que a experiência “os inspirou” pela cultura de aprendizagem observada na escola.
A estadia em Olhão incluiu também uma visita cultural pela Rota das Lendas e aos Mercados Municipais, onde puderam conhecer a identidade, a tradição e o quotidiano da cidade.















