No âmbito do projecto EURES Transfronteiriço Andaluzia – Algarve, a Eurocidade do Guadiana AECT inicia a emissão de um programa de rádio e a publicação de uma newsletter informática nos quais divulgará as características do projecto e apresentará a oferta de serviços que possam ser prestados a empresas e trabalhadores que desenvolvam a sua actividade laboral no âmbito da fronteira.
O objectivo destas duas acções é o de aumentar a visibilidade do EURES e ser capaz de alcançar um número mais elevado de trabalhadores e empresas que desenvolvem a sua actividade no espaço transfronteiriço a sul da Europa. A União Europeia promove o princípio da livre circulação de pessoas, mas com regularidade podem surgir dificuldades nesta área quando falamos de ralações laborais ou empresariais.
Pessoas que vivem numa região e trabalham na outra, as que diariamente cruzam a fronteira para trabalhar ou as empresas que operam no espaço da fronteira, enfrentam um conjunto de dificuldades adicionais que o serviço especializado de emprego transfronteiriço pretende ajudar a resolver.
O serviço EURES Andaluzia – Algarve desenvolve um alargado calendário de actividades co-financiadas pela União Europeia com o objectivo de favorecer o emprego e transparência laboral entre ambos os mercados de trabalho, dado tratar-se da dinamização de uma mobilidade justa promovendo o conhecimento de oportunidades laborais e profissionais em ambas regiões.
O EURES Transfronteiriço Andaluzia – Algarve é liderado pelo Serviço Andaluz de Emprego e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, conjuntamente com os principais agentes sociais e económicos do território fronteiriço. As acções de comunicação de rádio e a newsletter são coordenadas pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – Eurocidade do Guadiana que participa como sócio do projecto.