Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
  • Contactos
Menu
Europe Direct Algarve, Opinião

E assim nasce mais um Projeto: LIXARTE!

No dia 4 de março, a Ilha da Armona foi “invadida” por cerca de 180 alunos do terceiro ciclo, acompanhados por vinte professores. As nove turmas envolvidas  monitorizaram  5000 metros de litoral na Ria Formosa e na praia.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
10:30 8 Maio, 2022 16:14 6 Maio, 2022 | POSTAL

Era uma vez um Agrupamento de Escolas, em Olhão chamado João da Rosa. Nesse Agrupamento a universalização do acesso à educação e os movimentos migratórios, para apontar apenas dois dos factores determinantes das múltiplas diversidades, trouxeram para o interior desta Escola como para tantas outras, uma multiplicidade de culturas, de estilos de aprendizagem, de modos de ver e de estar, de enquadramentos sociais, de valores de referência, de ambições e de estruturas familiares, que colocaram à escola e aos professores novas questões, novos problemas, sérios desafios que não eram fáceis de superar.

Nesse sentido o nosso Agrupamento aumentou a diversidade de abordagens e de soluções, quer através da oferta de clubes, dinamização de projetos, medidas de apoio de promoção escolar ou através da reestruturação de matrizes curriculares para procurar encontrar respostas específicas e adequadas a realidades concretas e ao mesmo tempo potencializar as mesmas oportunidades a todos os alunos. E numa bela manhã de outubro através do Clube de Ciência Viva, na pessoa do professor Marco Mattos surgiu mais uma oportunidade, e um novo desafio foi colocado à Coordenadora do Projeto Cultural de Escola, professora Paula Gomes, tratava-se da proposta de adesão ao projeto LIXARTE que pretende ligar a arte ao lixo e à sustentabilidade, sensibilizando para a problemática do lixo marinho. E foi assim, que com a ajuda de vários professores, projetos e turmas que o “LIXARTE” nasceu.

Fotos D.R.

A primeira fase do projeto foi a separação/reaproveitamento de lixo que a Escola tinha do ano anterior graças ao projeto “Coastwatch.” O “Coastwatch” é um projeto de monitorização da linha de costa, que envolve a verificação de vários dados, como a presença de resíduos, a erosão, presença de animais mortos, aves marinhas, entre outros. É um projeto europeu, que assenta essencialmente em voluntariado e tem expressão muito significativa em vários países. Em Portugal realiza-se há trinta e dois anos consecutivos e está a ter cada vez mais impacto e divulgação a nível nacional. O Algarve, com o seu enorme potencial, dada a extensão da linha de costa e o clima favorável, era até há pouco tempo uma das regiões onde a participação no projeto era menos significativa, mas essa tendência tem vindo a inverter-se nos últimos oito anos. Há oito anos que a Escola João da Rosa monitoriza a Ilha da Armona, numa extensão de cinco quilómetros. É uma das principais ações da Escola Azul, no nosso Agrupamento, intendido pelo professor Nuno Magalhães.

No dia 4 de março, a Ilha da Armona foi “invadida” por cerca de 180 alunos do terceiro ciclo, acompanhados por vinte professores. As nove turmas envolvidas  monitorizaram  5000 metros de litoral na Ria Formosa e na praia.

Naturalmente que após a monitorização, os alunos recolheram os resíduos, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Olhão.

Este tipo de projetos, quando devidamente contextualizados pelos docentes, sensibilizam muito os alunos para questões da mais elevada relevância, como são a sustentabilidade ambiental e o voluntariado.

A segunda fase para conseguir mais lixo foi a saída realizada no dia 10 de fevereiro, onde em articulação com a professora Paula Gomes e a associada e antiga Presidente da MOJU, Catarina Arraes, a turma do 6.º D do Agrupamento João da Rosa, deslocou-se até ao Porto de Olhão, para uma recolha de lixo marítimo. Aliás convém salientar, que desde setembro a MOJU, na pessoa da Presidente Daniela Correia aceitou a parceria com o Projeto Cultural de Escola no âmbito da adesão do Agrupamento ao Plano Nacional das Artes, precisamente para colaborar no projeto “LIXARTE”.

Seguiu-se então a fase de separação de lixo por cores para descobrir o que poderia ser aproveitado para a tapeçaria e assim se iniciar o processo de construção.

As turmas do 6º A, 6º C, 6º D, 7º A e 8º C e ainda os alunos do Clube das Artes estão diretamente envolvidos na execução da tapeçaria. Os docentes Cátia Guerreiro, Luís Gonçalves, Helena Fragoso, Manuela Matias, Miguel Leite, Patrícia Quintino, Paula Gomes e Susana Pedroso são os professores das disciplinas Artísticas que se uniram em esforços conjuntos, e que com diferentes funções, sensibilizaram e motivaram os alunos, de forma a levar a cabo este desafio.

E foi assim, que se abraçou mais um novo Projeto no nosso Agrupamento. Cresceu e ganhou maturidade com a força e perseverança de quem acredita que lixo pode transformar-se em Arte!

(Por Escola Básica 2,3 João da Rosa, Olhão)

RELACIONADOS:

LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos

LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão

LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte

DetektivePT, detetives para a sustentabilidade

Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!

O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve,  com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul,  estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola,  no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão, e ainda a  Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a  APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Últimas

  • Inflação: Putin reconhece dificuldades e aumenta salário mínimo e pensões em 10%
    Inflação: Putin reconhece dificuldades e aumenta salário mínimo e pensões em 10%
  • Concentração Motard do Clube Moto Convívio de Olhão regressa em junho e promete muita animação
    Concentração Motard do Clube Moto Convívio de Olhão regressa em junho e promete muita animação
  • Líderes russos insatisfeitos com liderança de Vladimir Putin, e já há quem pense na sucessão
    Líderes russos insatisfeitos com liderança de Vladimir Putin, e já há quem pense na sucessão
  • Relatório diz que 2021 não foi um ano violento em Portugal, mas deixa alguns avisos no ar
    Relatório diz que 2021 não foi um ano violento em Portugal, mas deixa alguns avisos no ar
  • Zelensky rejeita ceder áreas ocupadas para negociar fim do conflito
    Zelensky rejeita ceder áreas ocupadas para negociar fim do conflito

Opinião

  • Sol e calor, e também a pensar na exposição das crianças
    Sol e calor, e também a pensar na exposição das crianças
  • Os Estados Unidos da América “brincam com o fogo” na Europa. A União Europeia “aplaude”…
    Os Estados Unidos da América “brincam com o fogo” na Europa. A União Europeia “aplaude”…
  • Leitura da Semana: Pequeno e Precioso. O Cavalo-marinho, texto de Joana Bértholo e ilustrações de Mariana Malhão 
    Leitura da Semana: Pequeno e Precioso. O Cavalo-marinho, texto de Joana Bértholo e ilustrações de Mariana Malhão 
  • Investimento na saúde da visão para poupar e promover vidas
    Investimento na saúde da visão para poupar e promover vidas

Europe Direct Algarve

  • Saúde pública: regras mais rigorosas para a colocação de exames médicos no mercado
    Saúde pública: regras mais rigorosas para a colocação de exames médicos no mercado
  • Algarve celebrou o Dia da Europa [vídeo]
    Algarve celebrou o Dia da Europa [vídeo]
  • Ecoinovação é tema do próximo in-tech talks da ANJE
    Ecoinovação é tema do próximo in-tech talks da ANJE
  • Política de Privacidade
Configurações de privacidade
©2022 Postal do Algarve