A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) participou na reunião de parceiros do projeto RuralSilverHubS, que decorreu nos dias 21 e 22 de janeiro, em Limoges, França, e que reuniu entidades de vários países do espaço Sudoe, correspondente ao sudoeste europeu.
Em comunicado, a AMAL refere que a sua presença neste encontro “reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável do território, a inovação social e a cooperação europeia”, sublinhando ainda que a participação permite “valorizar o papel do Algarve na construção de respostas aos atuais desafios demográficos”.

Segundo a entidade intermunicipal, o projeto RuralSilverHubS, financiado pelo programa Interreg Sudoe, tem como principal objetivo “responder aos desafios do envelhecimento da população, do despovoamento rural e do acesso limitado a serviços”, promovendo soluções inovadoras que colocam a população com mais de 55 anos “como agente central na dinamização e transformação dos territórios rurais”.
A AMAL destaca que, entre as principais iniciativas do projeto, se encontra a criação dos Laboratórios de Inovação Social e Digital (RS-Labs), bem como do Observatório da Rural Silver Economy, estrutura que irá recolher e analisar dados em regiões de Espanha, França e Portugal, incluindo o Algarve.
De acordo com o comunicado, esta informação permitirá “apoiar a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas mais ajustadas às realidades territoriais”.
O consórcio do projeto é liderado pela Diputación de Tarragona, entidade governamental e administrativa da província espanhola de Tarragona, e integra, como parceiros, a Comunidade Intermunicipal do Algarve, a Comunidade Intermunicipal do Ave, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Sociedad para el Desarrollo de la Provincia de Burgos, a Universidade de Vigo, a Fundación Finnova, o GIP Gérontopôle Nouvelle-Aquitaine e o Clusterlab Silver Occitanie.
Leia também: GNR constitui arguido jovem de 18 anos por furto de bicicletas em Cabanas de Tavira















