Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

“Vamos para a Grécia”: britânicos descontentes dizem ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

Protestos expõem conflito entre moradores e turistas britânicos e reacendem debate sobre a sustentabilidade deste destino turístico

19:50 23 Junho, 2025 17:37 23 Junho, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O cenário atual de turismo intensivo num conhecido arquipélago espanhol tem gerado críticas cada vez mais fortes por parte dos residentes. Muitos acreditam que este modelo, aplicado num dos principais destinos turísticos da Europa, está a ultrapassar os limites da sustentabilidade ambiental, social e económica, uma perspetiva que entra em contraste com a visão de numerosos turistas britânicos, visitantes frequentes da região.

Nos últimos anos, o fluxo constante de visitantes estrangeiros, sobretudo britânicos, nas ilhas Canárias tem gerado fricções com a população local. Os residentes queixam-se de uma pressão insustentável sobre os recursos habitacionais, os serviços públicos e o meio ambiente, enquanto muitos turistas mostram-se surpreendidos com a reação.

Manifestações coordenadas em várias ilhas

As manifestações realizaram-se no passado mês de maio, sob o mote “As Canárias têm um limite”. A iniciativa mobilizou milhares de pessoas em várias ilhas, numa ação simultânea que teve por objetivo exigir mudanças profundas nas políticas turísticas da região.

Segundo os organizadores, o atual modelo coloca em risco a estabilidade do arquipélago. Entre as principais preocupações estão a escassez de habitação a preços acessíveis, a degradação de zonas naturais e a concentração excessiva de visitantes em áreas sensíveis.

Imprensa britânica dá destaque ao conflito

A atenção mediática estendeu-se além-fronteiras. A imprensa britânica dedicou várias reportagens ao tema, recolhendo reações de turistas habituais que, em muitos casos, se mostraram desconcertados com os protestos.

“Sem turismo, a ilha não tem nada”

Dave Dott, de 60 anos, em declarações ao MailOnline, afirmou: “Esta ilha vai afundar-se se os manifestantes vencerem. Sem turismo, a ilha não tem nada”. O britânico, que visita a zona há décadas, considera que os protestos são promovidos por “uma minoria pequena mas ruidosa”.

Casal pondera deixar o destino habitual

Também Olwyn e Dave Hughes, ambos com 71 anos, manifestaram apreensão face à tensão crescente. Em declarações citadas pelo mesmo jornal, o casal revelou que pondera trocar as Canárias pela Grécia, caso o ambiente de hostilidade persista: “Se não nos sentirmos bem-vindos, vamos para a Grécia”, revelaram.

Participação popular surpreende autoridades

Em termos de participação, os protestos registaram números expressivos. Só numa das ilhas, estima-se que tenham estado presentes cerca de 15 mil pessoas. Noutras, os valores oscilaram entre os 2 mil e os 5 mil participantes, conforme fontes locais.

Entre os alvos mais criticados está o alojamento local para fins turísticos. A proliferação de casas para arrendamento temporário tem reduzido a oferta para os residentes e empurrado os preços para patamares incomportáveis para muitas famílias locais.

Recomendamos: Adeus Algarve: britânicos ‘esquecem’ sul do país e optam por região ‘fora do radar’ que tem praias selvagens e é famosa pelo vinho

Movimentos exigem travagem nas construções

Rubén Pérez, representante do movimento Salvar La Tejita, aproveitou os protestos para exigir uma travagem imediata em novas construções nas zonas costeiras. “Estão a destruir lugares como El Médano e o Puertito de Adeje”, afirmou, citado pelo AS.

Imóveis convertidos para turismo

A população que vive nas ilhas sente-se cada vez mais deslocada. Os imóveis são transformados em unidades de alojamento para turistas, maioritariamente britânicos, o que aprofunda a crise habitacional e alimenta o descontentamento.

População dividida quanto ao setor

Este clima está a provocar um verdadeiro choque de perspetivas. Enquanto uns consideram o turismo como pilar essencial da economia local, outros exigem medidas urgentes para proteger a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.

A tensão está longe de ser pontual e reflete problemas estruturais que se agravaram com a massificação do turismo. O atual modelo, segundo os críticos, privilegia os visitantes em detrimento dos que vivem e trabalham na região durante todo o ano.

Pressão internacional para medidas sustentáveis

Num cenário de visibilidade crescente, a pressão para encontrar soluções sustentáveis aumenta. O debate sobre o futuro turístico das Canárias ganhou fôlego e promete manter-se nos próximos meses.

Leia também: Adeus pontos, olá ‘carteira mais leve’: conheça o erro que muitos cometem ao renovar a carta de condução e evite-o

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

PSP deixa alerta aos idosos: este gesto aparentemente inocente pode acabar num roubo dentro de casa

14:30 9 Outubro, 2026 12:23 9 Outubro, 2026

A polícia alerta para um esquema de furtos em residências que começa com pedidos aparentemente inofensivos e que tem os idosos como principais vítimas

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Algarve Saúde

Forum Algarve promove saúde mental com rastreios gratuitos e experiências de realidade virtual

18:00 9 Outubro, 2026 17:48 9 Outubro, 2026

Iniciativa dedicada à saúde mental decorre a 10 e 11 de outubro, em Faro, com rastreios, atividades para crianças e experiências de relaxamento

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia

Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido

18:20 9 Outubro, 2026 14:20 9 Outubro, 2026

Se uma transferência bancária não for executada e o dinheiro não chegar ao destino, há regras para a devolução do montante

Algarve

Tavira está de luto pela morte de Jorge Faleiro

09:31 9 Outubro, 2026 09:33 9 Outubro, 2026

Manifestações de pesar multiplicaram-se após a morte de Jorge Faleiro, figura ligada à cultura, ao associativismo e à vida pública tavirense

Bolachas Maria.
Gastronomia

Come bolachas Maria? Há uma razão para terem aqueles furos e não é apenas decoração

16:40 9 Outubro, 2026 12:11 9 Outubro, 2026

Os pequenos orifícios das bolachas Maria cumprem uma função durante a cozedura e ajudam a explicar a textura e o formato que apresentam

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Edifício das Finanças.
Economia Nacional

Tem uma dívida às Finanças que não consegue pagar de uma vez? Pode pedir para dividir o valor desta forma

15:40 9 Outubro, 2026 15:01 9 Outubro, 2026

A Autoridade Tributária permite pagar determinadas dívidas fiscais em até 36 prestações mensais

Economia Opinião

A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos

17:24 9 Outubro, 2026 17:28 9 Outubro, 2026

"Para o Estado, o erro pode ser uma linha corrigida numa folha de cálculo. Para quem vive da pensão, pode ser o orçamento de um mês inteiro"

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte em Portugal continental: estas regiões não vão ‘escapar’ ao mau tempo

06:00 7 Outubro, 2026 15:30 6 Outubro, 2026

A chuva deverá perder intensidade durante a tarde, mas algumas regiões continuarão expostas ao vento forte

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Suspeita de peste pneumónica deixa hospitais em quarentena na Rússia: este é o risco para Portugal

18:50 6 Outubro, 2026 16:31 6 Outubro, 2026

Morte de uma investigadora que trabalhava num laboratório de agentes patogénicos perigosos levantou suspeitas de peste pneumónica na Sibéria

Radar de velocidade.
Auto Europa

Quase 400 condutores foram apanhados por um radar em apenas 3 dias, mas este detalhe acabou por anular as multas

12:20 6 Outubro, 2026 11:40 6 Outubro, 2026

Sinal de trânsito falso levou centenas de automobilistas a ultrapassar o limite de velocidade numa estrada alemã

Quarto de hotel.
Vida & Lazer

Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

15:50 8 Outubro, 2026 13:48 8 Outubro, 2026

A faixa que aparece aos pés de muitas camas de hotel pode ajudar a proteger a roupa de cama do contacto com objetos e calçado

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Nacional

PSP deixa alerta aos idosos: este gesto aparentemente inocente pode acabar num roubo dentro de casa

14:30 9 Outubro, 2026 12:23 9 Outubro, 2026

A polícia alerta para um esquema de furtos em residências que começa com pedidos aparentemente inofensivos e que tem os idosos como principais vítimas

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve, Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Algarve, Saúde

Forum Algarve promove saúde mental com rastreios gratuitos e experiências de realidade virtual

18:00 9 Outubro, 2026 17:48 9 Outubro, 2026

Iniciativa dedicada à saúde mental decorre a 10 e 11 de outubro, em Faro, com rastreios, atividades para crianças e experiências de relaxamento

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia

Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido

18:20 9 Outubro, 2026 14:20 9 Outubro, 2026

Se uma transferência bancária não for executada e o dinheiro não chegar ao destino, há regras para a devolução do montante

Algarve

Tavira está de luto pela morte de Jorge Faleiro

09:31 9 Outubro, 2026 09:33 9 Outubro, 2026

Manifestações de pesar multiplicaram-se após a morte de Jorge Faleiro, figura ligada à cultura, ao associativismo e à vida pública tavirense

Bolachas Maria.
Gastronomia

Come bolachas Maria? Há uma razão para terem aqueles furos e não é apenas decoração

16:40 9 Outubro, 2026 12:11 9 Outubro, 2026

Os pequenos orifícios das bolachas Maria cumprem uma função durante a cozedura e ajudam a explicar a textura e o formato que apresentam

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Edifício das Finanças.
Economia, Nacional

Tem uma dívida às Finanças que não consegue pagar de uma vez? Pode pedir para dividir o valor desta forma

15:40 9 Outubro, 2026 15:01 9 Outubro, 2026

A Autoridade Tributária permite pagar determinadas dívidas fiscais em até 36 prestações mensais

Economia, Opinião

A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos

17:24 9 Outubro, 2026 17:28 9 Outubro, 2026

"Para o Estado, o erro pode ser uma linha corrigida numa folha de cálculo. Para quem vive da pensão, pode ser o orçamento de um mês inteiro"

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte em Portugal continental: estas regiões não vão ‘escapar’ ao mau tempo

06:00 7 Outubro, 2026 15:30 6 Outubro, 2026

A chuva deverá perder intensidade durante a tarde, mas algumas regiões continuarão expostas ao vento forte

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Suspeita de peste pneumónica deixa hospitais em quarentena na Rússia: este é o risco para Portugal

18:50 6 Outubro, 2026 16:31 6 Outubro, 2026

Morte de uma investigadora que trabalhava num laboratório de agentes patogénicos perigosos levantou suspeitas de peste pneumónica na Sibéria

Radar de velocidade.
Auto, Europa

Quase 400 condutores foram apanhados por um radar em apenas 3 dias, mas este detalhe acabou por anular as multas

12:20 6 Outubro, 2026 11:40 6 Outubro, 2026

Sinal de trânsito falso levou centenas de automobilistas a ultrapassar o limite de velocidade numa estrada alemã

Quarto de hotel.
Vida & Lazer

Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

15:50 8 Outubro, 2026 13:48 8 Outubro, 2026

A faixa que aparece aos pés de muitas camas de hotel pode ajudar a proteger a roupa de cama do contacto com objetos e calçado

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Últimas Notícias

  • Rituais do Sul regressam a Olhão com artesanato, música e solidariedade
    Rituais do Sul regressam a Olhão com artesanato, música e solidariedade
  • Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido
    Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido
  • Forum Algarve promove saúde mental com rastreios gratuitos e experiências de realidade virtual
    Forum Algarve promove saúde mental com rastreios gratuitos e experiências de realidade virtual
  • “Podem comer bem, estar à vontade e voltar”: Petisc’ Aqui abre em Portimão com petiscos a 5€ e almoços a 13,50€
    “Podem comer bem, estar à vontade e voltar”: Petisc’ Aqui abre em Portimão com petiscos a 5€ e almoços a 13,50€
  • Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem
    Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

Opinião

  • A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos
    A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos
  • Jornalismo independente | Por Luís Ganhão
    Jornalismo independente | Por Luís Ganhão
  • Quarteira não pode limitar-se a crescer. Tem de evoluir | Por Rui Pinto
    Quarteira não pode limitar-se a crescer. Tem de evoluir | Por Rui Pinto

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal