Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Homem frustrado após ter sido despedido. Crédito: Freepik AI
Homem frustrado após ter sido despedido. Crédito: Freepik AI
Europa

Trabalhador com 20 anos de casa despedido após ser denunciado pela própria esposa por trabalhar durante baixa médica: tribunal ‘validou’ decisão

Neste caso, ocorrido em França, um homem foi denunciado pela própria esposa e despedido por trabalhar durante uma baixa médica por depressão

16:40 9 Dezembro, 2025 22:44 8 Dezembro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há decisões laborais que surpreendem pela forma como começam e pela forma como terminam. Foi o que aconteceu a um trabalhador francês que, após mais de 20 anos numa grande empresa do setor energético, acabou despedido sem direito a qualquer indemnização depois de ter sido denunciado pela própria esposa por trabalhar durante uma baixa médica por depressão. O caso ganhou destaque em França e voltou a colocar em debate os limites da lealdade contratual durante uma baixa médica.

A situação teve início quando a mulher do trabalhador enviou uma carta à empresa, em 2016, afirmando que o marido estava a trabalhar para a concorrência enquanto se encontrava de baixa por depressão.

Segundo o testemunho da própria, o mesmo estaria a lecionar cursos de formação e não apresentaria qualquer sintoma compatível com o diagnóstico apresentado à entidade empregadora, de acordo com o jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

Denúncia da esposa e a investigação interna

No primeiro momento, a empresa recebeu a denúncia com cautela, admitindo que pudesse tratar-se de um conflito pessoal. Ainda assim, decidiu investigar os factos. A empresa concorrente colaborou e entregou calendários e faturas que confirmavam a prestação de serviços remunerados entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, período em que o trabalhador estava oficialmente incapacitado para exercer funções.

Foram identificadas oito formações dadas pelo funcionário enquanto permanecia de baixa médica, o que levou à sua convocação para uma entrevista em agosto de 2016. Em dezembro do mesmo ano, foi comunicada a cessação imediata por falta grave, com fundamento no estatuto do pessoal das indústrias elétricas e gasistas.

Contestação do trabalhador e pedido de indemnização

O trabalhador recorreu aos tribunais, reclamando mais de 140 mil euros por danos e prejuízos. Afirmou que não tinha cometido qualquer falta grave, alegando que acreditava poder compatibilizar os dois trabalhos e que a sua atividade paralela não tinha causado prejuízo ao empregador, de acordo com a mesma fonte.

Os tribunais, porém, rejeitaram os seus argumentos. Tanto a primeira instância como o tribunal de apelação concluíram que os factos estavam devidamente provados e que a violação do regulamento interno era suficiente para justificar o despedimento disciplinar. A decisão apoiou-se especialmente na norma que determina que desempenhar trabalho remunerado durante uma baixa por doença constitui falta grave.

Decisão final: despedimento procedente e sem indemnização

O trabalhador ainda recorreu para o tribunal de cassação, equivalente ao Supremo Tribunal, mas sem sucesso. Em junho deste ano, o tribunal confirmou integralmente a decisão anterior e reiterou que trabalhar para outro empregador durante uma baixa médica representa uma violação grave das regras do estatuto profissional, mesmo que não exista prejuízo direto para a empresa.

Assim, o despedimento disciplinar manteve-se válido e sem direito a qualquer compensação, de acordo com o Noticias Trabajo.

Enquadramento do caso à luz da legislação portuguesa

Em Portugal, situações semelhantes seriam analisadas ao abrigo das regras do Código do Trabalho, que impõem ao trabalhador deveres de lealdade, assiduidade e diligência, previstos no artigo 128.º.

A prestação de atividade profissional remunerada durante uma baixa médica constitui, regra geral, violação grave desses deveres, podendo configurar justa causa para despedimento, nos termos do artigo 351.º.

Decisões dos tribunais portugueses

Os tribunais portugueses têm decidido reiteradamente que o exercício de outro trabalho durante uma baixa por doença põe em causa a confiança essencial à relação laboral, sobretudo se demonstrar que o trabalhador não estava impossibilitado de exercer funções.

Acresce que a fraude à entidade empregadora ou à Segurança Social pode constituir infração disciplinar e, em certos casos, ilícito penal.

O processo disciplinar português exige o cumprimento integral das garantias de defesa do trabalhador, nomeadamente a emissão de nota de culpa e a possibilidade de apresentar resposta, segundo os artigos 353.º a 357.º do Código do Trabalho. Uma vez provada a infração, e verificada a quebra irreversível de confiança, o despedimento disciplinar é considerado procedente, sem direito a indemnização, tal como ocorreu no caso francês.

Leia também: Vem aí frio ‘de rachar’ acompanhado de chuva forte a partir deste dia em Portugal e estas serão as regiões afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Lidl. Crédito: DR
Economia Nacional

Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações

09:30 22 Junho, 2026 02:54 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Continuando a sua expansão em Portugal, o Lidl abriu agora mais duas lojas em Portugal, com um investimento estimado nos 15 milhões de euros

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Hard Rock International.
Algarve Economia Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”

07:10 22 Junho, 2026 14:58 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No congresso do PSD, Luís Montenegro voltou a tocar num dos temas mais sensíveis para milhares de portugueses reformados

Opinião Tech

Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

08:00 22 Junho, 2026 07:41 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A verdadeira questão não é saber se já nos tornámos números. A questão é saber se ainda valorizamos o suficiente aquilo que só o nome — a identidade singular, irrepetível — pode representar"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Lidl. Crédito: DR
Economia, Nacional

Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações

09:30 22 Junho, 2026 02:54 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Continuando a sua expansão em Portugal, o Lidl abriu agora mais duas lojas em Portugal, com um investimento estimado nos 15 milhões de euros

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Hard Rock International.
Algarve, Economia, Vida & Lazer

Está a chegar a Portimão o primeiro hotel da cadeia Hard Rock

17:50 21 Junho, 2026 22:06 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Primeiro hotel Hard Rock em Portugal está a nascer em Portimão, junto à Praia do Vau, e conta com 275 quartos

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”

07:10 22 Junho, 2026 14:58 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No congresso do PSD, Luís Montenegro voltou a tocar num dos temas mais sensíveis para milhares de portugueses reformados

Opinião, Tech

Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão

08:00 22 Junho, 2026 07:41 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A verdadeira questão não é saber se já nos tornámos números. A questão é saber se ainda valorizamos o suficiente aquilo que só o nome — a identidade singular, irrepetível — pode representar"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Nacional

Grupo agride funcionário de restaurante e ameaça-o com arma após recusa de uso da esplanada

15:20 21 Junho, 2026 15:05 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Seis pessoas agrediram um funcionário de um restaurante no Parque das Nações, em Lisboa, depois de lhe ter sido recusada a utilização da esplanada

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Últimas Notícias

  • UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais
    UAlg entre as melhores do mundo na atração de estudantes internacionais
  • Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações
    Lidl ‘acelera’ e abre mais duas lojas em Portugal com uma estreia neste concelho: conheça as novas localizações
  • Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido
    Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido
  • Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos
    Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos
  • Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro
    Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

Opinião

  • Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão
    Entre o nome e o número | Por Luís Ganhão
  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
    Já é oficial: diretiva da UE entrou em vigor e vêm aí novas regras para estes alimentos muito consumidos pelos portugueses
  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal