Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Para breve em Portugal? Esta cidade em Espanha proibiu metade dos carros de circular nestas zonas e as multas vão até 200€

Conheça as novas regras de circulação dos carros nesta cidade espanhola que irão afetar grande parte dos automobilistas

21:00 17 Junho, 2025 19:04 17 Junho, 2025 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cada vez mais cidades europeias estão a implementar medidas que pretendem transformar a forma como os carros circulam nas cidades. Agora, foi uma cidade espanhola que adotou novas regras, capazes de alterar os hábitos de milhares de condutores e de influenciar futuras decisões noutras localidades.

Restrições de trânsito no centro urbano

Bilbau proibiu a circulação de carros ligeiros com etiqueta B (a gasolina matriculados entre 2000 e 2006 e a diesel entre 2006 e 2014) e os sem qualquer distintivo ambiental (a gasolina anteriores a 2000 e a diesel anteriores a 2006) da Dirección General de Tráfico (DGT) no centro da cidade.

A moratória que permitia circular sem penalizações terminou no dia 15 de junho. A partir de então, os controlos passaram a ser aplicados com todo o rigor.

Os veículos ligeiros com etiqueta B e os sem qualquer distintivo ambiental não poderão circular, aceder ou estacionar na zona restrita de segunda a sexta-feira, entre as 7:00 e as 20:00, segundo aponta o El Confidencial.

Controlo por câmaras e volume de veículos afetados

Estima-se que quase metade dos veículos que circulam em Bilbau pertençam a estas categorias consideradas mais poluentes. Por isso, o impacto da nova medida será significativo.

O controlo será feito por um sistema de câmaras que leem as matrículas e cruzam a informação com as bases de dados da DGT.

De acordo com a mesma fonte, a identificação dos veículos e a aplicação de coimas serão automáticas, com multas que podem atingir os 200 euros.

Exceções previstas na nova regulamentação

Veículos ligeiros com etiqueta 0 (elétricos), ECO (híbridos) ou C (a gasolina matriculados a partir de 2006 e diesel desde 2014) poderão circular livremente, uma vez que são considerados menos poluentes pelas autoridades.

A nova regulação também contempla exceções para moradores no centro da cidade registados antes de 15 de junho, pessoas com mobilidade reduzida, veículos históricos, de emergência e de serviços essenciais.

Recomendamos: “É baratíssimo”: britânicos ‘esquecem’ Espanha e rendem-se a este destino europeu onde uma estadia completa pode custar menos de 30€

Medidas transitórias e convites especiais

As autoridades locais permitem que quem esteja em processo de compra de um veículo menos poluente possa continuar a circular, desde que comprove essa intenção.

Existe igualmente um sistema de convites que permite o acesso à zona restrita a veículos autorizados por residentes, comerciantes ou pessoas com mais de 70 anos, conforme refere a mesma fonte. Este regime de autorização temporária tem como objetivo suavizar o impacto da transição.

Objetivo de uma cidade mais limpa até 2030

O município de Bilbau anunciou que, a partir de 1 de janeiro de 2030, apenas veículos com baixa emissão poderão circular na cidade.

Esta medida insere-se num plano progressivo de redução da poluição e de promoção da mobilidade sustentável.

Bilbau junta-se assim a outras cidades espanholas, como Estepona, que já adotaram medidas semelhantes para melhorar o ambiente urbano, refere o El Confidencial.

A situação em Portugal e perspetivas futuras

Em Portugal, apenas Lisboa tem atualmente uma Zona de Emissões Reduzidas em funcionamento, dividida em duas áreas com critérios diferentes de acesso baseados na norma Euro, restringindo o acesso a carros a gasolina até 2000 e a diesel até 2001, por norma.

Outras cidades, como o Porto, ainda não implementaram zonas semelhantes. Existem apenas zonas de acesso condicionado no centro histórico, sem critérios ambientais.

Com a entrada em vigor de medidas mais rigorosas em cidades como Bilbau, é possível que outras autarquias portuguesas sintam maior pressão para seguir o exemplo e adotar políticas semelhantes de mobilidade sustentável.

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro (não é o seguro nem a carta)

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Atenção condutores: se estiver elegível para obter este dístico pode estacionar sem pagar em Lisboa

06:20 5 Outubro, 2026 20:35 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Proprietários de veículos 100% elétricos podem pedir um título anual que permite estacionar gratuitamente em lugares tarifados da EMEL

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Opinião

Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende

07:20 5 Outubro, 2026 15:12 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente"

Conduzir à chuva. Crédito: Freepik
Auto

Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro

11:00 5 Outubro, 2026 13:00 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Chuva intensa reduz a aderência à estrada e a visibilidade, enquanto vento forte e granizo acrescentam novos riscos

Algarve Cultura

Quatro anos depois, Octávio continua a levar a história de Quarteira aos mais novos

10:00 5 Outubro, 2026 11:45 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Criado para divulgar a identidade de Quarteira junto dos mais novos, Octávio celebra quatro anos com festa no Jardim São Pedro do Mar

Algarve Gastronomia

Arte, licor e pão dão forma a programa dedicado à alfarroba em Silves

09:00 5 Outubro, 2026 11:29 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Silves prolonga as comemorações do Dia Mundial do Turismo com um programa que coloca a alfarroba no centro das atividades de outubro

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Tempo

Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia

09:30 5 Outubro, 2026 12:52 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade deverá manter-se até terça-feira, com possibilidade de aguaceiros fortes, trovoada, granizo e rajadas

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Edição Papel Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode pagar este apoio todos os meses e nem precisa de pedir: saiba quem recebe automaticamente

07:10 5 Outubro, 2026 16:13 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Estudantes do secundário abrangidos pelos dois primeiros escalões do abono podem receber mensalmente uma bolsa atribuída sem candidatura

Silves.
Algarve

“Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos

10:40 5 Outubro, 2026 12:02 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Após várias férias na região, Justin e Marjet deixaram os Países Baixos em 2024 para recuperar um espaço abandonado há décadas no Algarve

Mulher a pagar num parquímetro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Atenção condutores: se estiver elegível para obter este dístico pode estacionar sem pagar em Lisboa

06:20 5 Outubro, 2026 20:35 4 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Proprietários de veículos 100% elétricos podem pedir um título anual que permite estacionar gratuitamente em lugares tarifados da EMEL

Idosa em entrevista. Crédito: Foto AI
Nacional

Professora reformada Maria Teresa tem 88 anos, recebe 400 euros de pensão e pode ser despejada da própria casa: “Querem que morra”

12:33 4 Outubro, 2026 13:41 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A professora reformada vive há mais de 30 anos no apartamento de que é proprietária, mas um processo judicial e numa ordem de despejo

Opinião

Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende

07:20 5 Outubro, 2026 15:12 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"A História não está apenas nos arquivos, nos livros ou nos museus. Às vezes, está sentada ao nosso lado, numa cadeira, a contar-nos pela décima vez como era a vida antigamente"

Conduzir à chuva. Crédito: Freepik
Auto

Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro

11:00 5 Outubro, 2026 13:00 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Chuva intensa reduz a aderência à estrada e a visibilidade, enquanto vento forte e granizo acrescentam novos riscos

Algarve, Cultura

Quatro anos depois, Octávio continua a levar a história de Quarteira aos mais novos

10:00 5 Outubro, 2026 11:45 4 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Criado para divulgar a identidade de Quarteira junto dos mais novos, Octávio celebra quatro anos com festa no Jardim São Pedro do Mar

Algarve, Gastronomia

Arte, licor e pão dão forma a programa dedicado à alfarroba em Silves

09:00 5 Outubro, 2026 11:29 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Silves prolonga as comemorações do Dia Mundial do Turismo com um programa que coloca a alfarroba no centro das atividades de outubro

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Tempo

Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia

09:30 5 Outubro, 2026 12:52 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Instabilidade deverá manter-se até terça-feira, com possibilidade de aguaceiros fortes, trovoada, granizo e rajadas

Mulher a colocar uma embalagem de arroz de pato no microondas.
Gastronomia

Comprou arroz de pato pré-feito? Se a embalagem estiver assim não o consuma

10:40 4 Outubro, 2026 15:54 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Antes de aquecer uma refeição pronta, há sinais no recipiente que devem ser verificados para evitar consumir um produto alterado

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Animais

Especialista em cães avisa quem quer ter um Pastor Alemão: “Nas mãos erradas pode tornar-se num problema enorme”

17:50 4 Outubro, 2026 13:32 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

As características que tornam o Pastor Alemão num excelente cão de trabalho também podem dificultar a vida de quem não consegue responder às suas necessidades

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Poucos sabem para que servem os desenhos no papel higiénico: não estão lá apenas para decorar

16:10 4 Outubro, 2026 13:45 4 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os padrões em relevo que aparecem nos rolos de papel higiénico podem parecer meramente decorativos, mas ajudam a unir as várias folhas e podem influenciar a maciez, absorção e resistência

Edição Papel, Opinião

Quando o Oriente bate à nossa porta | Por Miguel Freitas

15:00 4 Outubro, 2026 12:14 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"O mundo que Portugal ajudou a ligar tornou-se agora o mundo que bate à nossa porta"

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Últimas Notícias

  • Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro
    Vai conduzir com chuva forte e granizo? Estes cuidados podem evitar que perca o controlo do carro
  • “Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos
    “Não havia nada aqui”: família mudou-se da Holanda para esta cidade no Algarve e está a transformar uma ‘ruina’ em apartamentos
  • Quatro anos depois, Octávio continua a levar a história de Quarteira aos mais novos
    Quatro anos depois, Octávio continua a levar a história de Quarteira aos mais novos
  • Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia
    Chuva e trovoada fortes não dão tréguas em Portugal continental: mau tempo continua neste início de semana e este será o pior dia
  • Arte, licor e pão dão forma a programa dedicado à alfarroba em Silves
    Arte, licor e pão dão forma a programa dedicado à alfarroba em Silves

Opinião

  • A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
    A República é um put@. Viva a República! | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
    Cápsulas do tempo | Por Ana Alexandra Resende
  • Que República? | Por José Figueiredo Santos
    Que República? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal