Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Nem Falésia nem Praia da Rocha: esta praia algarvia ‘escondida’ foi eleita como uma das melhores da Europa

Localizada entre o litoral algarvio e as paisagens do Alentejo, esta praia pouco conhecida combina tranquilidade com um ambiente natural ainda por explorar

16:10 23 Junho, 2025 19:18 23 Junho, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No coração da costa sudoeste portuguesa, há um recanto pouco conhecido que tem vindo a chamar a atenção dos que procuram paisagens naturais intocadas e longe da agitação turística habitual. Esta praia, envolta em tranquilidade e beleza, destaca-se pela sua harmonia entre mar, campo e tradição.

Distinção europeia coloca Monte Clérigo no mapa

Foi através do portal belga European Best Destinations que a praia de Monte Clérigo ganhou notoriedade, quando foi distinguida como a segunda melhor da Europa no ranking anual da revista em 2024. Esta avaliação gerou um crescente fluxo de visitantes curiosos por conhecer este areal resguardado entre falésias e pequenas aldeias.

Beleza natural e águas límpidas

Segundo o site responsável pela distinção, Monte Clérigo oferece uma “combinação única de paisagens, águas cristalinas e ambiente preservado”, características que a tornam num local cada vez mais apreciado por quem deseja fugir dos circuitos turísticos convencionais.

Entre a serra e o mar

O concelho de Aljezur, onde se localiza esta praia, é conhecido pela sua diversidade natural. Com falésias imponentes, campos agrícolas e núcleos urbanos com arquitetura tradicional, esta zona faz a ponte entre o Algarve e o Alentejo, mantendo uma identidade própria.

Para além de Monte Clérigo, existem outras praias de destaque na região, como Amoreira, Arrifana, Odeceixe ou Bordeira. Cada uma tem a sua personalidade, mas todas partilham o traço comum de estarem integradas num território de baixa densidade humana e elevado valor ecológico.

Natureza protegida como trunfo turístico

Boa parte deste património natural está incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o que assegura proteção ambiental e impede construções em excesso. Este equilíbrio tem sido valorizado por visitantes em busca de autenticidade.

Ideal para atividades ao ar livre

Os trilhos pedestres e as rotas costeiras fazem as delícias de quem pratica caminhadas ou ciclismo. Também o surf tem atraído muitos entusiastas, graças às boas condições do mar e à ausência de grandes multidões.

Apesar de parecer isolado, o acesso à zona é relativamente fácil. O Aeroporto de Faro, a cerca de 90 minutos de distância por estrada, serve como principal ponto de entrada para turistas que optam por explorar o Algarve de forma mais calma e profunda.

Recomendamos: Adeus Algarve: britânicos ‘esquecem’ sul do país e optam por região ‘fora do radar’ que tem praias selvagens e é famosa pelo vinho

Um destino que não esquece as origens

Aljezur mantém tradições vivas. A pesca artesanal continua ativa, assim como a produção agrícola e a doçaria regional. Estas práticas conferem autenticidade ao quotidiano da população e contribuem para uma experiência turística mais genuína.

Presença crescente nos roteiros turísticos

Com o aumento do interesse internacional, vários operadores começaram a incluir esta zona nos seus pacotes. As visitas guiadas, estadias prolongadas e passeios pela Costa Vicentina tornaram-se cada vez mais comuns.

A coexistência entre a atividade turística e a preservação cultural tem sido possível graças a uma abordagem equilibrada. A população local vê com bons olhos esta valorização, desde que não coloque em risco os recursos da região.

Património cultural em destaque

Além da componente natural, Aljezur aposta na divulgação do seu passado. O Museu Municipal e o Museu do Traje são exemplos de espaços onde se partilha a memória local com quem visita.

Impacto positivo na economia local

Nos meses de verão, verifica-se um aumento significativo na procura de alojamento e restauração, o que contribui para o dinamismo económico sem comprometer o modo de vida tradicional.

Com a crescente valorização internacional, a praia de Monte Clérigo está a afirmar-se como um dos segredos mais bem guardados da costa portuguesa. Um destino para quem valoriza a beleza natural, a tranquilidade e o respeito pelo ambiente, segundo acrescenta o European Best Destinations.

Leia também: Adeus pontos, olá ‘carteira mais leve’: conheça o erro que muitos cometem ao renovar a carta de condução e evite-o

Idalina Moniz. Crédito: Junta de Freguesia da Ribeirinha, Ribeira Grande
Nacional Vídeo

“Um momento verdadeiramente inesquecível”: Idalina, segunda pessoa mais velha de Portugal, celebrou 110 anos com uma filarmónica à porta [vídeo]

07:00 30 Outubro, 2026 16:20 29 Outubro, 2026

Idalina Moniz agradeceu à janela a homenagem musical preparada na Ribeirinha, em São Miguel. A filarmónica partilhou um vídeo da celebração

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Loulé celebra tradição celta com música irlandesa, gastronomia e atividades gratuitas

07:15 30 Outubro, 2026 20:13 29 Outubro, 2026

Festa celta anima Loulé a 31 de outubro, com concerto dos The New Cobblestones, gastronomia irlandesa e atividades para crianças. Entrada livre

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Chuva permanece em Portugal até segunda-feira: esta será a região afetada

06:20 30 Outubro, 2026 16:00 29 Outubro, 2026

Segundo a Meteored, o fim de semana poderá trazer chuva irregular aos Açores, intercalada com períodos secos

Algarve Desporto

Caminhadas gratuitas no Algarve convidam a desacelerar e a reduzir o stress

09:02 29 Outubro, 2026 09:13 29 Outubro, 2026

Projeto Mindwalk promove caminhadas gratuitas pela costa algarvia, combinando contacto com a natureza, reflexão pessoal e partilha em grupo

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia Europa Nacional

Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?

08:20 29 Outubro, 2026 08:21 29 Outubro, 2026

Comparação europeia usa 150% do rendimento mediano como referência: veja os o que muda nos casais e famílias com filhos

Algarve Cultura Saúde

Gala solidária em Faro reúne artistas para transformar sala de espera da Oncologia

14:30 29 Outubro, 2026 14:38 29 Outubro, 2026

Evento solidário a 7 de novembro junta música, dança e cultura para apoiar a renovação da sala de espera do Serviço de Oncologia de Faro

Ciência Cultura Europe Direct Algarve Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Frente fria traz chuva a Portugal: IPMA emite avisos para região portuguesa

06:00 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Chuva por vezes forte está prevista nos Açores. Na Madeira, a precipitação deverá ser mais localizada até domingo, 1 de novembro

Algarve Nacional

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário distingue a Fundação Irene Rolo em Tavira

18:54 29 Outubro, 2026 18:54 29 Outubro, 2026

Instituição algarvia integra os 24 projetos selecionados nos prémios BPI Fundação ”la Caixa”, que vão apoiar 1.839 pessoas vulneráveis

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Restaurante com televisão.
Economia Nacional

Cafés e restaurantes com televisão para os clientes podem precisar de licença: coimas chegam aos 24.000 euros

19:50 29 Outubro, 2026 12:44 29 Outubro, 2026

Exibição de conteúdos televisivos protegidos pode exigir autorização, mesmo que haja contrato de televisão

Cão com o dono.
Animais

Tem um cão? Pequenos gestos do dia a dia podem revelar que confia verdadeiramente em si

13:40 29 Outubro, 2026 12:28 29 Outubro, 2026

Os cães demonstram confiança e afeto através de diferentes comportamentos. A Kiwoko explica os sinais a que os donos devem estar atentos

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar

08:02 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Região reforça aposta na ligação ferroviária Faro–Huelva–Sevilha, na construção da ponte sobre o Guadiana e na cooperação hídrica

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia

18:23 28 Outubro, 2026 18:23 28 Outubro, 2026

Encontro reuniu 50 jovens de três regiões ibéricas, que elaboraram seis propostas sobre democracia e participação cívica, agora disponíveis para votação

Algarve

Silves convida população a participar na elaboração do Orçamento Municipal para 2027

18:24 29 Outubro, 2026 18:24 29 Outubro, 2026

Autarquia promove oito sessões públicas, entre 2 e 10 de novembro, para recolher propostas dos cidadãos e definir prioridades do Orçamento Municipal

Idalina Moniz. Crédito: Junta de Freguesia da Ribeirinha, Ribeira Grande
Nacional, Vídeo

“Um momento verdadeiramente inesquecível”: Idalina, segunda pessoa mais velha de Portugal, celebrou 110 anos com uma filarmónica à porta [vídeo]

07:00 30 Outubro, 2026 16:20 29 Outubro, 2026

Idalina Moniz agradeceu à janela a homenagem musical preparada na Ribeirinha, em São Miguel. A filarmónica partilhou um vídeo da celebração

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Loulé celebra tradição celta com música irlandesa, gastronomia e atividades gratuitas

07:15 30 Outubro, 2026 20:13 29 Outubro, 2026

Festa celta anima Loulé a 31 de outubro, com concerto dos The New Cobblestones, gastronomia irlandesa e atividades para crianças. Entrada livre

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Chuva permanece em Portugal até segunda-feira: esta será a região afetada

06:20 30 Outubro, 2026 16:00 29 Outubro, 2026

Segundo a Meteored, o fim de semana poderá trazer chuva irregular aos Açores, intercalada com períodos secos

Algarve, Desporto

Caminhadas gratuitas no Algarve convidam a desacelerar e a reduzir o stress

09:02 29 Outubro, 2026 09:13 29 Outubro, 2026

Projeto Mindwalk promove caminhadas gratuitas pela costa algarvia, combinando contacto com a natureza, reflexão pessoal e partilha em grupo

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia, Europa, Nacional

Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?

08:20 29 Outubro, 2026 08:21 29 Outubro, 2026

Comparação europeia usa 150% do rendimento mediano como referência: veja os o que muda nos casais e famílias com filhos

Algarve, Cultura, Saúde

Gala solidária em Faro reúne artistas para transformar sala de espera da Oncologia

14:30 29 Outubro, 2026 14:38 29 Outubro, 2026

Evento solidário a 7 de novembro junta música, dança e cultura para apoiar a renovação da sala de espera do Serviço de Oncologia de Faro

Ciência, Cultura, Europe Direct Algarve, Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Frente fria traz chuva a Portugal: IPMA emite avisos para região portuguesa

06:00 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Chuva por vezes forte está prevista nos Açores. Na Madeira, a precipitação deverá ser mais localizada até domingo, 1 de novembro

Algarve, Nacional

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário distingue a Fundação Irene Rolo em Tavira

18:54 29 Outubro, 2026 18:54 29 Outubro, 2026

Instituição algarvia integra os 24 projetos selecionados nos prémios BPI Fundação ”la Caixa”, que vão apoiar 1.839 pessoas vulneráveis

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Restaurante com televisão.
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes com televisão para os clientes podem precisar de licença: coimas chegam aos 24.000 euros

19:50 29 Outubro, 2026 12:44 29 Outubro, 2026

Exibição de conteúdos televisivos protegidos pode exigir autorização, mesmo que haja contrato de televisão

Cão com o dono.
Animais

Tem um cão? Pequenos gestos do dia a dia podem revelar que confia verdadeiramente em si

13:40 29 Outubro, 2026 12:28 29 Outubro, 2026

Os cães demonstram confiança e afeto através de diferentes comportamentos. A Kiwoko explica os sinais a que os donos devem estar atentos

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar

08:02 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Região reforça aposta na ligação ferroviária Faro–Huelva–Sevilha, na construção da ponte sobre o Guadiana e na cooperação hídrica

Europe Direct Algarve

Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia

18:23 28 Outubro, 2026 18:23 28 Outubro, 2026

Encontro reuniu 50 jovens de três regiões ibéricas, que elaboraram seis propostas sobre democracia e participação cívica, agora disponíveis para votação

Algarve

Silves convida população a participar na elaboração do Orçamento Municipal para 2027

18:24 29 Outubro, 2026 18:24 29 Outubro, 2026

Autarquia promove oito sessões públicas, entre 2 e 10 de novembro, para recolher propostas dos cidadãos e definir prioridades do Orçamento Municipal

Últimas Notícias

  • Loulé celebra tradição celta com música irlandesa, gastronomia e atividades gratuitas
    Loulé celebra tradição celta com música irlandesa, gastronomia e atividades gratuitas
  • “Um momento verdadeiramente inesquecível”: Idalina, segunda pessoa mais velha de Portugal, celebrou 110 anos com uma filarmónica à porta [vídeo]
    “Um momento verdadeiramente inesquecível”: Idalina, segunda pessoa mais velha de Portugal, celebrou 110 anos com uma filarmónica à porta [vídeo]
  • Chuva permanece em Portugal até segunda-feira: esta será a região afetada
    Chuva permanece em Portugal até segunda-feira: esta será a região afetada
  • Cafés e restaurantes com televisão para os clientes podem precisar de licença: coimas chegam aos 24.000 euros
    Cafés e restaurantes com televisão para os clientes podem precisar de licença: coimas chegam aos 24.000 euros
  • Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário distingue a Fundação Irene Rolo em Tavira
    Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário distingue a Fundação Irene Rolo em Tavira

Opinião

  • Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
    Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
  • O Algarve não pode continuar a viver apenas do turismo | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode continuar a viver apenas do turismo | Por Bruno Castelão Santos
  • Faro, um ano depois: entre as promessas e a estagnação | Por Martim Lopes
    Faro, um ano depois: entre as promessas e a estagnação | Por Martim Lopes

Europe Direct Algarve

  • Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
    Escócia estuda criação de serviço de exportação cultural inspirado nos modelos europeus | Por João Palmeiro
  • CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
    CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal