Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Europa, Vida & Lazer

Atenção a quem viaja: Ryanair corta rotas para estes destinos muito procurados pelos portugueses

Com o aumento das tarifas, alguns aeroportos tornaram-se demasiado “caros”, o que obrigou a Ryanair e cortar muitas das suas rotas

14:50 20 Outubro, 2025 14:35 20 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Num setor onde as margens são cada vez mais apertadas e as decisões estratégicas se tornam determinantes, as companhias aéreas procuram constantemente formas de equilibrar custos e rentabilidade. O aumento das taxas aeroportuárias em vários países europeus está agora a forçar uma das maiores transportadoras low cost do mundo, a Ryanair a redesenhar a sua rede de rotas e a reavaliar a sua presença em vários aeroportos.

A companhia irlandesa Ryanair, conhecida pelos preços competitivos e pelo peso que tem no mercado europeu, anunciou que vai reduzir drasticamente a sua operação em vários aeroportos da Europa. França, Alemanha, Áustria, Estónia, Letónia, Lituânia e Espanha estão entre os países afetados por esta decisão, que surge como resposta direta ao aumento de taxas e impostos aeroportuários, considerados excessivos pela empresa, de acordo com o jornal digital especializado em economia e negócios ECO.

Custos em alta empurram estratégia para novos destinos

A transportadora, que se apresenta como o maior grupo do setor na Europa, transportando cerca de 200 mil passageiros por dia em 3.600 voos a partir de 90 bases, pretende agora reforçar a sua presença em mercados com custos mais baixos e maior potencial de crescimento. Itália (exceto Roma), Suécia, Hungria, Polónia, Eslováquia, Albânia e Marrocos estão entre os destinos prioritários da nova estratégia.

Em Espanha, por exemplo, a concessionária Aena planeia aumentar as tarifas em 6,5% em 2026, elevando-as para uma média de 11 euros por passageiro. Trata-se de uma subida significativa após uma década de congelamento, e que a Ryanair considera insustentável para a sua operação em várias rotas.

Pressão externa e falta de aviões complicam cenário

A decisão não se prende apenas com os custos aeroportuários. Especialistas do setor, citados pela mesma fonte, alertam que a transportadora enfrenta o mesmo problema que muitos concorrentes: a escassez de aeronaves. As demoras nas entregas por parte da Airbus e da Boeing têm limitado a expansão e forçado a concentração de recursos nas rotas mais rentáveis.

Paralelamente, a redução ou cancelamento de subsídios por parte de autoridades locais, frequentemente usados para promover destinos através de companhias aéreas, agravou a situação. A ausência desses incentivos torna muitas rotas menos atrativas e economicamente inviáveis.

França e Alemanha entre os mais afetados

A França será um dos mercados mais atingidos por estas alterações. A Ryanair vai deixar de operar nos aeroportos de Bergerac, Brive e Estrasburgo, suprimindo 25 ligações durante o inverno, o que representa uma perda de 750 mil lugares, cerca de 13% da oferta no país. Além disso, haverá reduções significativas nas operações em Paris-Beauvais (8%), Marselha (9%) e Toulouse (4%), de acordo com a mesma fonte.

Na Alemanha, a companhia vai retirar cerca de 800 mil lugares, correspondendo a 10% da oferta prevista. Entre as rotas abandonadas estão voos a partir de grandes cidades como Berlim, Hamburgo e Colónia. Apesar disso, a Ryanair pretende reforçar a sua presença em aeroportos regionais onde as taxas são mais competitivas.

Áustria, Báltico e Norte da Europa também sofrem cortes

A Áustria não escapa às mudanças, com a eliminação de três ligações a partir de Viena: Billund (Dinamarca), Santander (Espanha) e Tallin (Estónia), justificadas pelo aumento de 30% nas taxas desde a pandemia.

No Báltico, o cenário é igualmente negativo: em Riga, na Letónia, a companhia vai reduzir a capacidade em 20%, e na Lituânia não haverá expansão devido às tarifas em alta nos aeroportos de Vilnius e Palanga.

A situação mais drástica acontece na Estónia, onde a oferta vai cair 40%, o equivalente a 110 mil lugares e cinco ligações internacionais, de acordo com a fonte anteriormente citada. As taxas no aeroporto de Tallin aumentaram 70%, levando a empresa a reduzir drasticamente a operação, depois de já ter cortado 45% da oferta anteriormente.

Portugal ganha rotas, mas Lisboa fica de fora

Portugal surge como uma exceção nesta vaga de cortes. O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, anunciou em setembro novas rotas a partir do Porto, Faro e Funchal para a temporada de inverno.

Lisboa, no entanto, continuará fora dos planos da companhia, que mantém a crítica ao modelo de privatização da TAP e ao impasse em torno do novo aeroporto de Lisboa. O’Leary voltou mesmo a defender a solução do Montijo e a venda total da transportadora nacional.

Com este reposicionamento estratégico, a Ryanair deixa claro que a sua prioridade é operar onde a relação custo-benefício compensa, de acordo com o ECO. À medida que as taxas sobem e os subsídios diminuem, as companhias low cost como a irlandesa mostram que não hesitam em abandonar mercados considerados pouco competitivos, mesmo que isso implique deixar milhões de passageiros sem alternativa direta.

Leia também: TAP faz aviso: se lhe pedirem para colocar a mala de mão no porão deve fazer isto de imediato

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve Vida & Lazer

“Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve

15:30 2 Agosto, 2026 14:59 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre praias de águas cristalinas, natureza preservada e um parque de campismo junto ao mar, esta ilha algarvia continua a conquistar visitantes

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem isto no carro? Acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão pode dar multas se não cumprir estas regras

17:00 2 Agosto, 2026 15:41 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada vez mais utilizado para transportar bicicletas, caravanas ou atrelados, este acessório pode originar problemas em fiscalizações se não cumprir as regras legais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos

17:30 2 Agosto, 2026 15:47 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Melancias e meloas são escolhas populares nos dias quentes, mas quando são vendidas já cortadas há cuidados essenciais que não devem ser ignorados

Opinião Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Algarve Cultura

Noite Branca transforma Paderne numa aldeia encantada

08:00 1 Agosto, 2026 08:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música ao vivo, atuações de DJ, comes e bebes e animação pela noite dentro marcam o evento, com entrada livre e roupa branca

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Europe Direct Algarve Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve, Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve, Vida & Lazer

“Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve

15:30 2 Agosto, 2026 14:59 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre praias de águas cristalinas, natureza preservada e um parque de campismo junto ao mar, esta ilha algarvia continua a conquistar visitantes

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão pode dar multas se não cumprir estas regras

17:00 2 Agosto, 2026 15:41 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada vez mais utilizado para transportar bicicletas, caravanas ou atrelados, este acessório pode originar problemas em fiscalizações se não cumprir as regras legais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos

17:30 2 Agosto, 2026 15:47 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Melancias e meloas são escolhas populares nos dias quentes, mas quando são vendidas já cortadas há cuidados essenciais que não devem ser ignorados

Opinião, Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Algarve, Cultura

Noite Branca transforma Paderne numa aldeia encantada

08:00 1 Agosto, 2026 08:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música ao vivo, atuações de DJ, comes e bebes e animação pela noite dentro marcam o evento, com entrada livre e roupa branca

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Europe Direct Algarve, Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Últimas Notícias

  • Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos
    Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos
  • Tem isto no carro? Acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão pode dar multas se não cumprir estas regras
    Tem isto no carro? Acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão pode dar multas se não cumprir estas regras
  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data e é já este mês
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data e é já este mês
  • Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas
    Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas
  • Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio
    Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento