O Instituto da Segurança Social, IP e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António celebraram, na semana passada, um protocolo para a criação de uma Estrutura de Acolhimento Coletivo destinada a receber cidadãos deslocados em consequência do conflito armado vivido na Ucrânia.
A unidade está sediada nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de VRSA e tem capacidade para 18 utentes. Estará em funcionamento no período entre 31 de março e 15 de junho, podendo a sua atividade ser renovada por iguais períodos de três meses, informou a autarquia.
Com esta resposta social, “garantem-se as condições necessárias para acolher os cidadãos ucranianos e as suas famílias, proporcionando alojamento, alimentação e apoio psicossocial imediato. Por outro lado, será assegurada a prestação de informação e a ligação com os serviços competentes”.
Através deste protocolo, “cumpre-se também o esforço da sociedade portuguesa e do concelho de Vila Real de Santo António em desenvolver estratégias de resposta a todos os refugiados ucranianos que fogem da guerra e procuram proteção temporária no nosso país”.