Projetos na Fuseta e em Moncarapacho contribuem para melhor transição do pré-escolar para 1.º ciclo
A transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico é um marco significativo na jornada educacional de uma criança.
No Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, a Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância (EB1/JI) de Moncarapacho, concelho de Olhão, tem dois projetos inspiradores que, no conjunto, visam melhorar as aprendizagens, promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar precoce: o projeto Turma Amiga, que proporciona uma articulação e um intercâmbio social, de saberes e de aprendizagens entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, e o projeto PPRH – Poemas, Palavras, Rimas e Histórias na Casa da Fifi, que procura intervir o mais precocemente possível, com vista à aquisição de competências ao nível da leitura e escrita.
Ambos os projetos têm o apoio do Fundo Social Europeu, solicitado ao Programa Algarve 2030, no valor de 103.626 euros, e enquadram-se na tipologia de operação “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)”.
É sabido que a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico envolve uma série de mudanças que desafiam qualquer criança a adaptar-se a um ambiente escolar mais estruturado e formal.
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Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
A Turma Amiga proporciona uma articulação entre ciclo, de modo a não existir uma total rutura com os ambientes vivenciados na educação pré-escolar. Neste projeto é fomentada a solidariedade, a cooperação e a partilha, com vista a uma escola para todos
O projeto “Turma Amiga”, que tem como dinamizadora a educadora Carla Marina Martins, iniciou-se no ano letivo 2014/2015 e tem como objetivos a criação de ambientes de aprendizagem na escola do 1.º Ciclo de modo a não existir total rutura com os ambientes vivenciados na educação pré-escolar.
Sendo a aprendizagem um processo contínuo ao longo da vida, considera-se que a continuidade educativa “é uma condição para o desenvolvimento equilibrado, harmonioso e de qualidade, implicando uma articulação sistémica e sistemática entre os diversos subsistemas educativos”. Neste caso, este projeto procura uma melhor articulação entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico com resultados reconhecidos pela comunidade escolar.
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No presente ano letivo, o projeto abrange 348 crianças e alunos dos grupos da educação pré-escolar e das turmas dos 1.º e 2.º anos de escolaridade da Escola Básica da Fuseta, do Jardim de Infância da Fuseta e da EB1/JI de Moncarapacho. Para a coordenadora do Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Carla Marina Martins, a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo é um momento crucial na vida das crianças, e é fundamental que essa transição seja suave e bem articulada”.
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De forma a garantir esta transição são promovidas as seguintes boas práticas:
- Comunicação eficaz entre educadoras – É promovida uma comunicação regular entre as educadoras e os professores do 1.º ciclo, através de reuniões formais ou de simples conversas.
- Visitas mútuas – As crianças da educação pré-escolar vão visitar e realizar atividades com os alunos do 1.º ciclo, promovendo uma abordagem consistente nas práticas pedagógicas entre os dois ciclos.
- Avaliação conjunta do desenvolvimento da criança – São realizadas avaliações conjuntas do desenvolvimento da criança, identificando áreas de necessidade e permitindo que os professores do 1.º ciclo estejam preparados para atender às necessidades e potencialidades de cada criança.
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As famílias reconhecem a importância do projeto
P – Que pontos positivos destacaria do projeto “Turma Amiga”?
R – As crianças e os alunos vivenciam as atividades desenvolvidas com bastante motivação e gostam do convívio e das aprendizagens realizadas com a Turma Amiga.
Os educadores e os pro fessores em reuniões de articulação curricular e em tempo de trabalho colaborativo avaliam periodicamente o projeto realçando como aspetos positivos: a relação de amizade que se fomenta e aumenta ao longo do ano letivo, através do convívio entre as crianças e os alunos. O projeto possibilita ainda a perceção, por parte das crianças da educação pré-escolar, do funcionamento de uma sala de 1.º ciclo. Permite também aos docentes envolvidos, identificarem as dificuldades dos alunos, facilitando, assim, a sua transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo, ao mesmo tempo que valoriza as aprendizagens das crianças. As famílias reconhecem a importância do projeto como sendo um facilitador da mudança para um novo nível de ensino e realçam a responsabilização das crianças mais velhas pelas mais novas.
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P – Que impacto tem o projeto no sucesso educativo?
R – O trabalho em tutorias (trabalho a pares – criança mais velha com criança mais nova)permite a interajuda e a responsabilização das crianças, o que facilita o desenvolvimento de novas aprendizagens. A articulação entre ciclos, privilegiada neste projeto, permite trabalhar conteúdos comuns numa perspetiva de continuidade e de progressão, de forma a aprofundar os conhecimentos. O projeto fomenta ainda o interesse, a motivação pela escola e pelas aprendizagens, indo ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento e contribuindo para o sucesso educativo das crianças e alunos.
P – Quais têm sido os resultados conseguidos?
R – O projeto surgiu para promover uma melhor articulação entre dois níveis de educação e simultaneamente desmistificar a ideia que as crianças da educação pré-escolar tinham sobre o primeiro ano, como sendo um ano escolar muito trabalhoso, conclui-se que ao longo destes anos letivos a dinâmica do projeto possibilitou que a articulação incidisse sobre conteúdos e não apenas sobre a comemoração de efemérides. O facto dos grupos da educação pré-escolar terem uma relação muito próxima com a Turma Amiga e com o seu professor e de frequentemente visitarem a sala do primeiro ciclo permite-lhes verificar que tipos de atividades são realizadas e que a componente lúdica também estará presente na transição para o primeiro ano.
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P – Os resultados justificam a continuidade do projeto?
R – Com toda a certeza, tendo em conta os resultados favoráveis que temos obtido, este é um projeto de articulação curricular para continuar a ser dinamizado no agrupamento. Os moldes são ajustados anualmente, no início de cada ano letivo, sendo que cada par, educador ou professor, é que define qual a melhor dinâmica para as suas “Turmas Amigas”, tendo sempre em conta dois objetivos do Projeto Educativo do agrupamento: garantir a inclusão de todos e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
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Na senda do sucesso escolar na região
A partir desta edição, o Postal do Algarve passa a divugar projetos inspiradores que visam melhorar o sucesso escolar no Algarve, numa iniciativa em parceria com o Programa Regional Algarve 2030, para quem o investimento na Educação constituiu, desde a primeira hora, uma prioridade. O Algarve 2030 apoia as intervenções diretas das Escolas, no âmbito dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que visam melhorar as aprendizagens, promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar precoce.
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