Se está a pensar em remodelar a sua casa e a luz natural é uma prioridade para si, saiba que existem algumas opções simples que contribuem consideravelmente para aumentar a iluminação natural.
Neste artigo iremos abordar, de forma genérica, o que deve ter em consideração quando o uso de cores é um dos requisitos para a nova atmosfera do espaço.
Quando ponderar o uso de cores num espaço deve ter sempre presente que a distribuição da luz natural é feita sobretudo pelo teto, depois pelas paredes e por último pelo piso
O uso de cores nas superfícies que compõem um espaço (teto, paredes e piso) pode criar ambientes visualmente mais interessantes, mas só quando aprendemos a explorar a luz natural é que esse jogo de cores é potenciado. Assim, quando ponderar o uso de cores num espaço deve ter sempre presente que a distribuição da luz natural é feita sobretudo pelo teto, depois pelas paredes e por último pelo piso.
A ilustração que se segue mostra de forma simplificada a percentagem de iluminação natural de acordo com a localização da cor escura e da cor clara, numa determinada sala. Nas diferentes simulações para essa sala, a abertura da janela, por onde entra a luz natural que irá iluminar o espaço, fica oposta à parede do fundo. Para a cor escura é usado o preto mate e para a cor clara o branco mate, pois é este contraste que permite guiar-nos (da esquerda para a direita) do pior caso de distribuição da luz natural para o melhor caso.
Agora que já tem uma noção de como poderá maximizar a luz natural no espaço que pretende remodelar (o que constitui um bom design de interiores) apenas terá de proceder à escolha acertada de cores para cada uma das superfícies. Neste processo, não deverá esquecer que o objetivo final é sempre a valorização do espaço através da iluminação.
* Michele Renda acolhe no design de interiores saberes tecnológicos e de iluminação. Descomplica conceitos e conhecimentos da área da engenharia e integra-os de forma transparente e eficiente nos seus designs. É este cuidado de pensamento e conhecimento que enriquece e traz mais valia aos seus projetos. Michele Renda é sócia-gerente e fundadora da empresa Nine Finger Technologies & Home Design sediada na incubadora da Universidade do Algarve.
Leia também: Costuma deixar a chave de casa na fechadura? Saiba se deve ou não