“Created in Faro” é como se intitula a exposição coletiva que alia a fotografia industrial e documental a empresas e marcas de sucesso e relevo na sociedade farense, a maioria com mais de meio século de vida. Pode ser apreciada no Jardim Manuel Bívar, em Faro, até ao próximo mês de dezembro.
A exposição dá a conhecer nove empresas de destaque do concelho de Faro, que influenciam a economia local, registadas pelo olhar de nove fotógrafos convidados.
Todas as empresas têm cariz familiar, são competitivas e bons exemplos do que se produz no Algarve. Operam em diferentes áreas desde as que transformam alfarroba, às que fazem rolhas prensadas para garrafas de uísque, ou ainda as que produzem alimentação saudável, construção ou energia.
Esta iniciativa pretende dar ênfase à fotografia como meio de expressão artística.
A ALFA é detentora de uma dezena de painéis expositivos afixados numa base metálica estável. LSP – Large Street Photography é um conceito de exposição de rua onde se expõem projetos fotográficos com impacto visual na comunidade.
Na “Created in Faro” cada empresa ocupa dois painéis de dimensões generosas. O primeiro painel contém o retrato do fundador ou CEO e o outro explica como é feito o processo produtivo. Além de apreciar as imagens os visitantes podem através do seu smartphone ler os QR Code e conhecer os detalhes sobre a história e atividade das empresas. A entrada é Livre.
A ALFA – Associação Livre Fotógrafos do Algarve foi fundada em 2008 e tem por missão a divulgação pública da arte fotográfica, através de uma programação cultural regular, caracterizada por diversas atividades desde, os passeios fotográficos, que cruzam património, viagens e natureza, às exposições com fotógrafos consagrados e outros emergentes. Ocupa uma sala na Galeria Arco na Cidade Velha em Faro onde dispõe de um Estúdio de Fotografia.
Leia também: ALFA promove exposições de fotografia e pintura e workshop de iniciação à astrofotografia