Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia, Edição Papel

Quase 90% dos municípios em equilíbrio financeiro em 2022. VRSA em rutura

Dos 14 municípios com endividamento acima do limite, 11 encontravam-se num processo de recuperação financeira no âmbito do Fundo de Apoio Municipal

20:00 8 Outubro, 2023 10:26 7 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quase 90% dos 300 municípios que reportaram informação estavam em equilíbrio financeiro no final de 2022, estando pelo menos 14 acima do limite legal de endividamento e quatro em “rutura financeira”, indicou o Conselho das Finanças Públicas (CFP).

No relatório de “Evolução Orçamental da Administração Local em 2022”, divulgado esta terça-feira, a instituição presidida por Nazaré Costa Cabral indica que, no final do ano passado, 269 dos 300 municípios para os quais se dispõe de informação se encontravam em situação de equilíbrio financeiro na ótica do Regime Financeiro das Autarquias Locais e Entidades Intermunicipais (RFALEI), mais três do que em 2021.

Por outro lado, acima do limite legal de endividamento no final de 2021 existiam pelo menos 14 municípios, caindo face aos 17 registados em 2021, dos quais quatro estavam em situação de “rutura financeira”, por apresentarem um rácio de dívida total superior a 300%: Cartaxo, Fornos de Algodres, Vila Franca do Campo e Vila Real de Santo António.

Dos 14 municípios com endividamento acima do limite, 11 encontravam-se num processo de recuperação financeira no âmbito do Fundo de Apoio Municipal: Alandroal, Alfândega da Fé, Cartaxo, Fornos de Algodres, Fundão, Nazaré, Nordeste, Portimão, Vila Franca do Campo, Vila Nova de Poiares e Vila Real de Santo António.

Quanto aos restantes três municípios, o RFALEI determina a adesão obrigatória à figura do saneamento financeiro.

Já o número de municípios com dívida abaixo do limite legal de endividamento aumentou de 284 no início de 2022 para 286 no final do ano, tendo o valor da sua dívida diminuído 5% (-152 milhões de euros).

Ainda assim, o CFP aponta a “evolução desfavorável no subescalão dos municípios mais próximos do limite”, com um aumento de 8% da dívida no escalão dos municípios com um rácio da dívida entre 1 e 1,5 vezes as receitas relevantes para o cálculo do limite da dívida total.

Segundo detalha, para esta evolução neste grupo de 17 autarquias no final de 2022 contribuíram aumentos da dívida total nos municípios de Mafra (38 milhões de euros), Paredes (21 milhões), Tábua (dois milhões), Tarouca (800 mil euros) e Gouveia (700 mil euros), cuja degradação dos respetivos rácios superou a redução da dívida total em 22 milhões de euros nos restantes 12 municípios.

O relatório do CFP indica ainda que a dívida total dos municípios considerada para efeitos do limite legal terá novamente diminuído em 2022, em 218 milhões de euros, totalizando cerca de 3.600 milhões de euros no final do ano.

Contudo, nota, “esta redução seria menor (160 milhões de euros), se fossem tidos em conta todos os passivos municipais, ou seja, incluindo as dívidas que o legislador en tendeu excecionar, uma vez que estas aumentaram 59 milhões, sobretudo a excecionada ao abrigo do RFALEI”.

Apesar da redução global da dívida total considerada para efeitos do limite legal, 89 municípios terão registado aumentos que, no seu conjunto, ascenderam a cerca de 177 milhões de euros, mas que foram mais do que compensados pelo decréscimo observado nos restantes 211 (395 milhões de euros).

O Conselho das Finanças Públicas precisa que a redução de 6% da dívida em 2022 foi “transversal a quase todos os escalões” e “terá sido mais intensa nos municípios mais endividados (-16%)”.

Dos 16 municípios que excediam o limite da dívida total no início do ano, dois deles (Belmonte e Seia) terão passado a respeitar aquele limite, sendo que apenas Freixo de Espada à Cinta não terá observado qualquer melhoria do respetivo rácio, nem da dívida.

Leia também: VRSA: Penhoras de empréstimos contraídos pela SGU colocam em risco património municipal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Veículo da GNR.
Auto Nacional

GNR alerta: furto de catalisadores está a aumentar e o objetivo não é reutilizar ou vender as peças

08:50 24 Julho, 2026 08:38 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A GNR registou um aumento de quase 19% nos furtos de componentes automóveis e alerta para o crescimento do roubo de catalisadores

Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 13:05 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Praia de La Pelosa, Sardenha.
Europa, Vida & Lazer

Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro

18:30 24 Julho, 2026 16:43 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Uma das praias mais procuradas de Itália já está esgotada até setembro e para entrar é preciso pagar e reservar com antecedência

Veículo da GNR.
Auto, Nacional

GNR alerta: furto de catalisadores está a aumentar e o objetivo não é reutilizar ou vender as peças

08:50 24 Julho, 2026 08:38 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A GNR registou um aumento de quase 19% nos furtos de componentes automóveis e alerta para o crescimento do roubo de catalisadores

Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

19:30 24 Julho, 2026 17:20 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de Malta, Cáceres 2031 voltou a reforçar a cooperação internacional com uma participação académica de referência em Cracóvia

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus

13:40 24 Julho, 2026 12:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Banco Central Europeu apresentou os desenhos finalistas para a próxima série de notas de euro

Opinião

A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

07:30 24 Julho, 2026 22:57 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Conseguiram transformar uma garrafa de água num processo administrativo com mais etapas do que algumas candidaturas à função pública, mesmo as que já têm os candidatos marcados."

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Últimas Notícias

  • Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
    Turismo em Portugal procura profissionais: as competências que podem abrir portas no mercado de trabalho
  • Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
    Praia em Itália onde se paga 3,50€ para entrar tem lotação esgotada até 15 de setembro
  • À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
    À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo
  • Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
    Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido
  • Albufeira vai ter mais lugares para TVDE mas câmara mantém interdições
    Albufeira vai ter mais lugares para TVDE mas câmara mantém interdições

Opinião

  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
    As notas de euro vão mudar: BCE já mostrou os novos desenhos e pede a opinião dos europeus
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento