Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Jornal POSTAL ocupa a 7.ª posição no ranking netAudience | Foto DR
Algarve, Edição Papel, Nacional

POSTAL volta a ocupar o 7.º lugar no ranking de audiências digitais

Estudo da Marktest coloca o POSTAL a escassos milhares de leitores do 6.º lugar, tendo ficado à frente de projetos editoriais de grande dimensão

07:10 20 Dezembro, 2025 13:10 20 Dezembro, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Jornal POSTAL do Algarve voltou a destacar-se no panorama digital nacional ao ocupar a 7.ª posição no ranking netAudience relativo a novembro de 2025, estudo auditado e produzido pela Marktest em parceria com a Gemius. No mês em análise, o POSTAL alcançou 2.097.876 indivíduos, o que corresponde a 24,4% do universo de residentes em Portugal Continental (15+ anos) medido pelo sistema.

Este resultado reforça a presença do POSTAL entre as marcas com maior alcance digital em Portugal, confirmando uma tendência de consolidação e crescimento no consumo de notícias e conteúdos informativos em ambiente multiplataforma.

POSTAL a escassos milhares do 6.º lugar

De acordo com os dados auditados, o POSTAL surge imediatamente atrás da RTP (multi), que ocupa a 6.ª posição com 2.100.978 indivíduos (24,5%), e à frente do Observador, em 8.º lugar, com 2.036.364 indivíduos (23,7%). Ou seja, o POSTAL fica praticamente lado a lado com a RTP e consolida-se à frente de outros projetos editoriais de grande dimensão.

Top 5 mantém liderança televisiva

O ranking netAudience de novembro contou com 45 presenças (entidades com tráfego auditado). No topo da tabela, a liderança manteve-se nas marcas televisivas:

  • TVI (multi) em 1.º lugar, com 3.329.370 utilizadores e 38,8% de reach
  • SIC (multi) em 2.º, com 3.037.056 utilizadores e 35,4% de reach

No 3.º e 4.º lugares, mantiveram-se dois títulos de referência no panorama mediático:

  • Correio da Manhã (multi): 2.479.488 e 28,9%
  • Expresso (multi): 2.268.948 e 26,4%

A fechar o top 5, o OLX surge em 5.º lugar, com 2.146.254 indivíduos e 25,0% de reach, assinalando uma subida na tabela.

POSTAL é o quinto mais lido no telemóvel

A análise detalhada dos dados do ranking netAudience de novembro de 2025 confirma de forma clara a crescente importância do consumo de informação em dispositivos móveis – e é neste indicador que o Jornal POSTAL alcança um dos seus resultados mais expressivos a nível nacional.

Entre as 20 entidades com maior reach por Mobile, o POSTAL ocupa a 5.ª posição, afirmando-se como o quinto órgão de comunicação social mais lido no telemóvel em Portugal, um desempenho particularmente relevante num contexto em que o smartphone é hoje o principal meio de acesso a notícias para a maioria dos leitores. De acordo com os dados auditados, o POSTAL registou 2.072.136 indivíduos em Mobile, o que corresponde a 24,1% de reach, ficando apenas atrás de marcas de dimensão nacional e forte presença televisiva ou generalista.

No topo desta lista surge a TVI (multi), que lidera claramente o consumo em telemóvel, com 3.261.258 indivíduos e 38,0% de reach, confirmando o peso das marcas televisivas no ecossistema digital móvel. Seguem-se a SIC (multi), o Correio da Manhã (multi) e o Expresso (multi), antes de surgir o POSTAL, que se destaca como o projeto regional com maior expressão nacional neste indicador específico.

Este resultado evidencia não só a forte ligação do POSTAL aos leitores, como também a eficácia da sua estratégia editorial e tecnológica orientada para o mobile-first, com conteúdos pensados para leitura rápida, acessível e permanente, em qualquer momento e lugar. Num cenário mediático cada vez mais competitivo, a presença do POSTAL entre os cinco títulos mais lidos em telemóvel reforça o seu papel como referência informativa e confirma a aposta acertada no digital.

Em contraste, no consumo por computador (PC), o destaque vai para o OLX, que lidera este indicador com 880.836 indivíduos e 10,3% de reach, refletindo um padrão de utilização mais associado à pesquisa e consulta em ambiente de desktop. Ainda assim, os dados globais mostram de forma inequívoca que é no telemóvel que se concentra a grande maioria das audiências- um território onde o POSTAL se afirma com particular força.

POSTAL sobe ao top 5 no público feminino

A leitura do ranking netAudience por sexo reforça ainda mais a relevância nacional do Jornal POSTAL, sobretudo junto do público feminino. De acordo com o gráfico da Marktest, no recorte Feminino o POSTAL sobe para a 5.ª posição, surgindo imediatamente atrás das quatro marcas que dominam o topo da tabela (TVI (multi), SIC (multi), Correio da Manhã (multi) e Expresso (multi), superando projetos de grande notoriedade nacional e posicionando-se à frente de marcas como OLX, Observador, RTP (multi) e Jornal de Notícias (multi). Este resultado mostra que, para além do 7.º lugar na classificação global, o POSTAL se posiciona como uma das cinco marcas digitais com maior alcance junto das mulheres, num indicador que traduz hábitos de consumo multiplataforma e relevância editorial no dia a dia.

A mesma leitura por género evidencia diferenças claras nos padrões de navegação: entre os homens, o consumo tende a valorizar mais projetos ligados ao desporto e ao entretenimento, o que se reflete na subida de A Bola para a 2.ª posição no segmento masculino, apesar de aparecer no final da tabela feminina. Ainda assim, o POSTAL mantém uma presença robusta também entre o público masculino, onde surge no top 20, consolidando-se como uma marca informativa de alcance transversal, com penetração em públicos distintos e capacidade de competir lado a lado com grandes entidades nacionais.

Leia também: Inquilina faz obra na casa arrendada sem licença nem autorização da proprietária: tribunal avaliou e obriga senhoria a demolir

Bastão de madeira apreendido em Mafra. Crédito: GNR
Nacional

“Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

09:30 7 Novembro, 2026 11:09 7 Novembro, 2026

Uma “moca” com a frase “Queres fiado? Toma!” foi apreendida pela GNR em Mafra. O condutor, de 25 anos, foi detido durante uma fiscalização

Algarve Saúde

“Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão

10:40 7 Novembro, 2026 11:11 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila vai pedir reuniões urgentes à ministra da Saúde e à ULS do Algarve após os casos de doentes que morreram nas urgências de Portimão

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve Cultura

Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha

10:30 7 Novembro, 2026 10:07 7 Novembro, 2026

Instalações, teatro de rua e obras de arte pública marcam o TANG, nos dias 13 e 14 de novembro, com criadores portugueses e espanhóis reunidos em Alcoutim

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Economia Europe Direct Algarve

Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

09:53 7 Novembro, 2026 09:54 7 Novembro, 2026

Jornadas em Faro e Portimão debateram habitação acessível. Eurodeputada alerta que construir casas sem apoio europeu pode limitar recursos das autarquias

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Algarve Cultura Edição Papel

“Era uma questão de gratidão”: Renato Edmundo Santos regressa a Sha’bān

09:00 7 Novembro, 2026 09:43 5 Novembro, 2026

ENTREVISTA: Entre a memória de uma doença grave e o fascínio por al-Andalus, Renato Edmundo Santos explica por que voltou ao romance que lhe devolveu um propósito

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Bastão de madeira apreendido em Mafra. Crédito: GNR
Nacional

“Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

09:30 7 Novembro, 2026 11:09 7 Novembro, 2026

Uma “moca” com a frase “Queres fiado? Toma!” foi apreendida pela GNR em Mafra. O condutor, de 25 anos, foi detido durante uma fiscalização

Algarve, Saúde

“Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão

10:40 7 Novembro, 2026 11:11 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila vai pedir reuniões urgentes à ministra da Saúde e à ULS do Algarve após os casos de doentes que morreram nas urgências de Portimão

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve, Cultura

Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha

10:30 7 Novembro, 2026 10:07 7 Novembro, 2026

Instalações, teatro de rua e obras de arte pública marcam o TANG, nos dias 13 e 14 de novembro, com criadores portugueses e espanhóis reunidos em Alcoutim

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Economia, Europe Direct Algarve

Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

09:53 7 Novembro, 2026 09:54 7 Novembro, 2026

Jornadas em Faro e Portimão debateram habitação acessível. Eurodeputada alerta que construir casas sem apoio europeu pode limitar recursos das autarquias

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Era uma questão de gratidão”: Renato Edmundo Santos regressa a Sha’bān

09:00 7 Novembro, 2026 09:43 5 Novembro, 2026

ENTREVISTA: Entre a memória de uma doença grave e o fascínio por al-Andalus, Renato Edmundo Santos explica por que voltou ao romance que lhe devolveu um propósito

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental
    Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental
  • Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado
    Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado
  • “Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão
    “Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão
  • Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha
    Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

Opinião

  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

Europe Direct Algarve

  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal