O Mr. Portuguese nasceu recentemente na cidade de Tavira pelas mãos de Alexandra Matos e Pedro Cruz, que quis o destino se juntassem na vida e num projeto pessoal, cujos parâmetros revelam a sua paixão e cumplicidade.
Pedro é chefe pasteleiro de formação, muito motivado por uma experiência de quatro anos a viver e a trabalhar na Holanda. Alexandra, além do design gráfico, especializou-se também na comunicação agroalimentar, tendo inclusivamente criado a sua própria empresa na área. Foi em cenários gastronómicos, Pop-Ups em restaurantes, que este casal percebeu que tinha a dinâmica certa para se lançarem em conjunto. Mas afinal, o que é isto do Mr. Portuguese Bakery, perguntamos nós? O cheiro para quem entra no espaço é levemente adocicado, um travo de canela aqui, um salpico de laranja ou lima acolá, mas o que é inegável é o aroma do pão acabado de fazer ou se for o dia, de uma bela “focaccia” a sair do forno.
Pedro gosta de meter a mão na massa e criar o pão com recurso à massa-mãe. Processo mais demorado, percebemos, mas pródigo em qualidade e sabor. As farinhas são portuguesas, o que enriquece substancialmente o pão, dada a qualidade dos cereais.
Depois, uma das preocupações que o casal teve desde o princípio foi com a sustentabilidade. E como podemos ser sustentáveis neste contexto? Ora, eles ensinam: “Todo o pão é vendido a peso, ou seja, não se quer desperdício, o cliente compra ou pede pão mais pequeno e é esse que leva.
O pão do dia anterior é vendido com 50% desconto. E sim, este pão de fermentação natural dura e dura, aguentando ser consumido até três dias! Pedro recorre mais a farinhas integrais, a de trigo por exemplo que tem uma moagem mais grossa, centeio, sementes e, claro, não esquece a tradicional broa de milho. Uma das próximas experiências é produzir pão sem glúten quer a pensar nos intolerantes, quer como simples novidade.
Quando referimos no início os aromas exalados no Mr. Portuguese, falámos na canela que emanava dos bolos expostos na vitrine, dos rolinhos de chouriço e do pão de leite de cardamomo. Pode ser um sortudo e logo pela manhã ser surpreendido por uma tarte de alfarroba, figo ou framboesas acompanhadas por um café de extrema qualidade, chávena de café com leite ou uma limonada de albricoque.
Responsável pelo merchandising, não fosse uma das paixões de Alexandra, tudo foi pensado ao pormenor apesar de ainda não se poderem aventurar em grandes quantidades, criou uns saquinhos térmicos para os clientes levarem para a praia a sandes ou o bolo, desenhou um saco de pano do Mr. Portuguese e sweatshirts. Ponderam também vender farinha ao quilo, com pequenas porções de massa-mãe para quem queira produzir o seu próprio pão e outro dos objetivos é fazerem workshops de padaria e pastelaria.
Por falar em pastelaria, os bolos de aniversário também são uma especialidade em tamanhos S, M e L. Apresentações feitas, Pedro e Alexandra deixam aqui o convite para os visitarem na Rua José Joaquim Jara, nº 9, em Tavira, nem que seja apenas para lhes darem um “Olá” e seguramente para se perderem pelo conceito.