Os centros locais de atendimento de apoio a migrantes já realizaram cerca de sete milhões de atendimentos, numa rede que está a completar 20 anos de existência.
A secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, disse na Guarda que este número dá nota da importância deste tipo de resposta de uma rede constituída por 155 Centros Locais de Apoio a Migrantes (CLAIM).
A governante, que inaugurou no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) o 8.º CLAIM instalado em instituições de ensino superior, evidenciou a abordagem pioneira que é feita através destes centros marcada pela proximidade.
“A integração trabalha-se a nível local. Não são os que estão em Lisboa ou no Algarve que vão dizer como se faz a integração”, sustentou.
Isabel Almeida Rodrigues reconheceu que já há um nível de cobertura muito interessante, mas admitiu que a rede possa continuar a crescer face aos desafios que muitos territórios enfrentam.
A secretária de Estado destacou o nicho de apoio prestado aos estudantes estrangeiros através dos centros instalados nos politécnicos e universidades por ser muito facilitador ter no mesmo espaço físico da instituição que frequenta este serviço que vai fazer a ponte com todos os outros serviços públicos com que esse estudante precisará de se relacionar.
Isabel Almeida Rodrigues considerou o IPG um parceiro de excelência e lembrou que no ano letivo 2022/2023 frequentavam a instituição 876 alunos estrangeiros de 30 nacionalidades.
Leia também: Descubra as vantagens e prémios que pode ganhar ao pedir NIF na sua fatura