Os espaços de diversão noturna Club Vida, em Albufeira, Kady’s Bar, em Almada e After Porto, no Porto, vão ser encerrados devido a “práticas de natureza criminal”, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Administração Interna.
O encerramento, pelo prazo máximo de seis meses, foi determinado pelo ministro da Administração Interna “na sequência de a GNR e a PSP terem recolhido a prova da prática de factos graves, designadamente de natureza criminal, que, estando diretamente associados à atividade destes estabelecimentos, coloca em causa a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas”, refere um comunicado do gabinete de José Luís Carneiro.
O despacho do ministro que decreta o encerramento refere, segundo o comunicado, que “devem ser tomadas as medidas necessárias para o seu normal e regular funcionamento, nomeadamente em matéria da criação de condições de segurança que viabilizem a reabertura dos estabelecimentos”.
O ministro da Administração Interna solicitou ainda às câmaras municipais de Almada, Albufeira e Porto que controlem a atividade dos referidos espaços de diversão noturna, nomeadamente em questão de lotação e horários de funcionamento. O comunicado adianta que as Forças de Segurança e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ficarão encarregues de fiscalizar o cumprimento das normas de funcionamento dos estabelecimentos, nomeadamente no que diz respeito à segurança dos edifícios contra incêndios.
Segundo fonte do Ministério da Administração Interna, os encerramentos surgem na sequência de episódios de violência ocorridos este mês em Albufeira, em Almada e no Porto.
Morte na Oura
Só no domingo, uma jovem de 19 anos morreu após ser esfaqueada por um casal na zona da Oura, Albufeira, enquanto em Almada um jovem de 19 anos morreu e outros dois sofreram ferimentos ligeiros depois de atingidos a tiro junto a um bar no Monte da Caparica.
No Porto, um homem de 31 anos ficou ferido no dia 01 de abril na sequência de uma rixa entre grupos rivais.