O Grupo AP Hotels & Resorts lançou, no passado dia 23, no Maria Nova Lounge, o livro Tavira, o Porto Seguro. O projeto, acarinhado por António Parente, presidente do Grupo, de que foi o mentor, contribui para fortalecer os laços que o ligam à comunidade onde estão instaladas duas das unidades que integram aquela cadeia hoteleira, salienta o grupo em comunicado.
A edição, sob a chancela da Guerra & Paz Editores, com texto de Cristina Baptista e fotografias, na sua maioria, de João Ribeiro, consiste numa obra de luxo, bilingue, em português e inglês, muito ilustrada com imagens a cores e a preto e branco. Dirige-se a um público abrangente, de turistas e outros visitantes, portugueses e estrangeiros, que acorrem ao longo do ano àquela cidade do Algarve, principalmente em turismo e lazer. A obra apresenta a cidade, sublinhando a sua herança multicultural e o enquadramento geográfico, e as principais atividades económicas da atualidade, entre as quais se inclui o turismo, que levam o nome de Tavira a todo o País e ao mundo.
“Ao folhear a publicação, os leitores poderão conhecer melhor as raízes identitárias de Tavira, cuja fundação remonta aos fenícios e outros povos, até à presença romana e árabe, que precedeu a Conquista cristã. A obra destaca ainda o período mais fulgurante do passado da cidade, o Renascimento, quando assumiu notável protagonismo na Expansão Marítima dos portugueses”, lê-se na nota.
A apresentação coube ao ex-ministro da Cultura, João Soares, que destacou os conteúdos que remetem para a diferenciação da cidade no contexto do Algarve – em particular o património edificado e a sua cuidadosa preservação, algo que sensibilizou particularmente o orador, na qualidade de ex-autarca – e ainda algumas das atividades económicas e culturais, como o Clube de Ciclismo local, o famoso polvo de Santa Luzia e o valiosíssimo património fotográfico da Casa Fotografia Andrade. Este museu, detido pelos descendentes de uma família de fotógrafos de Tavira que remonta a quatro gerações, conta a história da cidade, que registaram desde os finais do século XIX.
Por seu turno, a presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, num breve discurso, destacou a capacidade de a cidade acolher o investimento.
Ao lançamento acorreram convidados institucionais, entre figuras da vida política, cultural e social de Tavira, assim como da Administração do Grupo AP Hotels & Resorts e Direção daquela unidade hoteleira, e do Grupo Madre. António Parente destacou, numa breve intervenção, a prestação da equipa responsável pelo funcionamento do AP Maria Nova Lounge.
A sessão de lançamento incluiu um jantar temático, elaborado por Milene Nobre, chef premiada e responsável pela gastronomia deste hotel, que se inspirou na Dieta Mediterrânica, Património Imaterial da Humanidade, de que a cidade de Tavira é comunidade representativa em Portugal.