No verão, encontrar uma praia no Algarve que não esteja inundada de chapéus de sol e turistas nas esplanadas é quase um milagre. No entanto, com um pouco de procura afincada, é possível encontrar algumas pérolas escondidas, avança a VERSA, como é exemplo esta praia do Algarve que, segundo relatos de turistas que por lá passaram, se encontrava deserta já durante este mês de julho.
Um exemplo é a Praia da Barrinha, localizada na extremidade ocidental da Península do Ancão, também conhecida como a Ilha de Faro. Além da água transparente, da areia fina e dourada, e da vista para a Ilha Deserta (ou Ilha da Barreta), esta praia possui uma flora rica, com inúmeras espécies de aves que encontram aqui o seu alimento, inserida no Parque Natural da Ria Formosa.
Na Praia da Barrinha, para além das aves e do barulho das ondas, pouco mais se ouve. Não é por acaso que esta praia é quase deserta. O segredo reside no acesso menos facilitado, feito por barco a partir do Cais das Portas do Mar, em Faro, ou através de uma caminhada de cerca de dois quilómetros a partir da Praia de Faro, atravessando a ponte pedonal. A ausência de bares, restaurantes ou outros serviços contribui para o seu isolamento.
Pode não ser um paraíso dado de mão beijada, mas é precisamente isso que faz da Praia da Barrinha um lugar único, convidando a mergulhos e caminhadas para descobrir a flora. Para desfrutar de um dia em pleno, é necessário seguir algumas recomendações: levar comida, ter cautela no mar, pois a praia não é vigiada, levar guarda-sol e protetor solar devido à pouca oferta de sombra natural e respeitar a natureza, não deixando lixo e evitando a perturbação dos animais.
Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata