O Laboratório de Artes Criativas (LAC) de Lagos vai assinalar os 30 anos com um Dia Aberto, em 17 e 18 de janeiro, iniciativa que mostra projetos desenvolvidos nas áreas das artes visuais e performativas.
A 22.ª edição do Dia Aberto promete apresentar uma programação especial e diversificada, dirigida a todas as idades, para celebrar três décadas de dedicação à cultura e à arte contemporânea, disse a associação em comunicado.
A iniciativa inclui concertos, exposições, oficinas de trabalho, mostras de cinema e instalações com acesso livre e gratuito.
O evento do LAC destina-se a mostrar à comunidade a dinâmica e o trabalho desenvolvido pelos artistas em residência da associação, instalada no edifício da antiga cadeia da cidade de Lagos, no distrito de Faro.
No total vão ser apresentados 15 trabalhos de artes visuais (novos media, pintura, escultura e cerâmica) e 11 de artes performativas (música e teatro), disse à Lusa o presidente do LAC, Nuno Pereira.
Segundo o responsável, entre as iniciativas em que o público pode participar estão visitas aos ateliês de trabalho, exposições e conferências e conversas com artistas.
O evento abre na sexta-feira, dia 17, às 18:00, com a inauguração da exposição coletiva “PRALAC”, uma mostra de projetos visuais de vários artistas, entre os quais Ricardo Lopes, Ricardo Cruzes, Rui Vargas e Xana.
Entre 18:30 e as 19:00, vai decorrer a visita aos ateliers e conversas com artistas em residência, seguindo-se a audição dos alunos das aulas de bateria.
O programa do primeiro dia inclui ainda, das 19:30 às 20:30, a apresentação do documentário “Pastores do Triangulo Vicentino”, de Patrícia Leal e Vera Abreu e uma oficina de trabalho de gravura em linóleo, com Galdéria Take Away, entre as 19:30 e as 21:30.
A partir das 20:30 estão agendadas iniciativas para o público mais jovem, com a apresentação das curtas de animação e do filme “O Centro do Mundo”, de Ana Borralho e João Galante.
A partir das 21:00 estão agendados vários momentos e espetáculos musicais que se prolongam até de madrugada.
No sábado e último dia, o espaço do Dia Aberto reabre às 18:00, com uma oficina de trabalho de gravura em linóleo orientado por Galdéria Take Away, decorrendo às 20:00 o espetáculo “Rock n’Bingo, dinamizado pelos convidados Lollirockeres Dj’s.
Os concertos de Cursed Disciples, Vil, Devil In Me e Prayers of Sanity e um momento musical dinamizado por António Freitas, completam o programa da 22.ª edição do Dia Aberto do Laboratório de Artes Criativas.
O LAC é uma associação cultural fundada em 1995, sediada na antiga cadeia de Lagos, que desenvolve atividades no âmbito da criação (residências artísticas), da programação (exposições de âmbito nacional e internacional, concertos, conferências) e de formação de públicos (ateliês destinados ao público e a escolas).
Leia também: Afinal, que selos são obrigatórios no para-brisas? Saiba agora e evite multas