Numa iniciativa da Odiana – Associação de Desenvolvimento do Baixo Guadiana, cerca de 30 empresas e/ou entidades com atividades ligadas ao rio Guadiana, no Algarve, participaram no “Choose Guadiana”, um projeto inovador de promoção do turismo naquele território.
O projeto NautiTours foi o grande vencedor do concurso de ideias “Guadiana Lab”, do projeto “Choose Guadiana”, promovido pela Associação Odiana.
O prémio da “Ideia Vencedora” distinguiu com 2.500 euros um projeto apresentado pela empresa Nautiparque, com sede em Castro Marim e base operacional em VRSA, destinado a fazer passeios no rio Guadiana com enfoque na sustentabilidade e na proteção ambiental.
Segundo Cláudio Tenório, da Nautiparque, “a proposta apresentada pela NautiTours, consiste numa ideia de negócio de animação turística diferenciadora a nível da região e do sector, focada em valorizar o património histórico, cultural, biológico e ambiental, dando relevância ao cariz científico, com baixo impacto ambiental e sazonal”.
A NautiTours (www.nautitours.pt) vai ter a sua base operacional no Centro Náutico 818 (www.818.pt), localizado na foz do rio Guadiana, “com condições exclusivas para todos os clientes poderem desfrutar de experiências diferenciadoras”.
“Aportar ao turista uma experiência única e difícil de replicar noutra geografia, dinamizar a estrutura de apoio à náutica, potenciar a exploração dos recursos naturais de forma sustentável e combater a poluição marinha”, foram algumas das propostas da NautiTours.
A empresa Nautiparque procura distinguir-se no mercado pelas suas propostas turísticas, ambientais e gastronómicas, salienta Cláudio Tenório ao POSTAL, acrescentando que “a grande mais-valia da NautiTours é poder oferecer produtos diferenciados e genuínos que vão para além do simples passeio de barco ou do simples aluguer de uma canoa. As pessoas passam a desfrutar de experiências náuticas enriquecidas com o acompanhamento de alguém conhecedor da zona e que partilha a história dos lugares visitados, em passeio ecológico, e com a possibilidade de degustação de produtos regionais que compõem a gastronomia da nossa Dieta Mediterrânica”.
Os resultados do projeto
A destacar do “Choose Guadiana”, cujos prémios do concurso de ideias foram entregues a 24 de janeiro numa sessão realizada numa unidade hoteleira em Castro Marim, “o grande contributo dado pelo projeto à promoção, valorização e a inovação turística e empresarial do Baixo Guadiana”, salientou na altura a diretora executiva da Odiana, Catarina Cavaco.
“O ‘Choose Guadiana’ foi um compilar de diversas atividades em prol do rio [Guadiana], da promoção do rio e da capacitação de todos os empresários que com o rio e em volta do rio trabalham”, afirmou Catarina Cavaco, assegurando que o “feedback” dos participantes foi “bastante positivo” e permitiu melhorar o contacto entre os diversos atores que operam no território.
A diretora executiva quantificou em “cerca de 30 aderentes” o número de participantes no projeto, mas considerou que, “se fosse hoje o início, não seriam só 30, haveria certamente 40 ou 50” devido ao efeito do “passa-palavra” e dos “objetivos e resultados tão bons e tão concretos” que o projeto permitiu alcançar.
“E já estão a ver alguns resultados do projeto refletidos no seu negócio, nomeadamente através da iniciativa “Guadiana Weekend”, que foi um fim de semana em que promovemos atividades relacionadas com o rio, gratuitas, mas em que o passa-palavra já permitiu que fossem contactados por algumas dessas pessoas para usufruírem dessas experiências”, acrescentou.
Catarina Cavaco referia-se a um fim de semana em que um grupo de participantes experimentou atividades disponíveis no território, como passeios de barco, percursos todo-o-terreno na serra, visitas a um spa salino ou para conhecer a produção de sal tradicional que se faz em Castro Marim.
Além da promoção das atividades, o projeto permitiu também identificar potencialidades e pontos onde é necessário intervir, como a identificação de cais ao longo do rio Guadiana para permitir ao visitante de turismo náutico saber onde se encontra, exemplificou.
No final da iniciativa, foi anunciado o vencedor do “Guadiana Lab”, que premiou com 2.500 euros um projeto destinado a fazer passeios no rio com enfoque na sustentabilidade e na proteção ambiental.
“A marca NautiTours cativou o júri por ser algo diferente do que estamos habituados aqui no território, ao terem atividades náuticas de acordo com toda a economia azul e a economia verde, com a sustentabilidade, tendo patente as alterações climáticas. E precisamos de ter isso bem presente nos dias de hoje para termos um melhor futuro amanhã”, argumentou.
Catarina Cavaco assinalou o contributo dado pelas equipas da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve às cinco candidaturas recebidas e às três finalistas, considerando que todas elas têm “quase 100% de capacidade para correr bem no futuro”.
Entre os finalistas esteve também um projeto destinado a criar ‘snacks’ para animais através de “desperdícios de restaurantes e do rio e as plantas do território, como a salicórnia” e outro que propõe a reconversão de uma salina tradicional para “outras atividades turísticas”, como um centro interpretativo que mostre o trabalho artesanal feito em Castro Marim.
A diretora executiva da Odiana enalteceu, ainda, a capacidade que o “Choose Guadiana” teve de colocar empresários e entidades do território em contacto, aumentando uma “cooperação e união” que pode agora servir de base para novas iniciativas.
A destacar que o CHOOSE GUADIANA é um projeto promovido pela Associação ODIANA, apoiado pelos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (SIAC Qualificação).