A cerveja irlandesa Guinness, distribuída em Portugal pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), volta a celebrar o Dia de St. Patrick junto dos portugueses. Este é um feriado nacional irlandês que homenageia St. Patrick, padroeiro da Irlanda. Ocorre todos os anos no dia 17 de março (data da sua morte) e, apesar de se tratar de um feriado nacional, é assinalado por mais de 70 milhões de pessoas, percorrendo os seis continentes, numa celebração que se prolonga por alguns dias.
Neste dia, a partir das 18:00, o “The Shack”, em Almancil, está a preparar-se para receber uma festa que reúne os ingredientes necessários para que os consumidores portugueses possam celebrar juntos e à moda irlandesa, num ambiente onde animação é a palavra de ordem.
Haverá música ao vivo irlandesa, maquilhadoras disponíveis para colorir o rosto dos presentes e uma decoração repleta de tons verdes (cor associada a este dia devido ao trevo que acompanhava o padroeiro). Os consumidores podem ainda contar com outras surpresas e promoções especiais durante a festa.
Estas festas não ficam pelo Algarve: em Lisboa será nos pubs “The George”, “Cheers Irish” e “O’Gilins Irish” e no Porto a animação acontece no “Ryan’s Irish”.
Para além destas festas no dia 17, entre os dias 17 e 19 de março, a Guinness ativará mais de 300 outrospontos de venda com decorações e acessórios alusivos ao Dia de St. Patrick, garantindo que o espírito irlandês é sentido intensamente de Norte a Sul de Portugal.
“O Dia de St. Patrick é um dos dias mais celebrados no mundo e queremos cada vez mais aproximar os portugueses dessa festividade. Como tal, nada melhor do que a Guinness, uma cerveja irlandesa, para promover este tipo de ativações que permitem aos nossos consumidores sentirem o verdadeiro e animado espírito irlandês”, refere Francisco Morais, responsável pela marca Guinness, na SCC.
Todos os anos, os cervejeiros da Guinness convidam as pessoas a desfrutar deste dia ao sabor da icónica stout preta e branca. Tratando-se de um ritual depois do trabalho ou de um simples momento de lazer, o Dia de St. Patrick é a ocasião perfeita para os grupos de amigos se juntarem num ambiente repleto de tons verdes e de festa irlandesa.
Mais informações na página de Facebook da Guinness Portugal.
Sobre a Guinness
Tudo começou em 1759, quando Arthur Guinness alugou uma fábrica em Dublin, a St. James’s Gate, e começou a produzir a sua cerveja. Guinness Original, em versão de garrafa, descende diretamente da receita criada anos mais tarde, em 1821, por Arthur Guinness II, e revela um paladar doce e suave com notas de malte e caramelo.
A cerveja tem um teor de álcool de 3,8%. Igualmente rica e cremosa, até aveludada no final, Guinness Draught foi desenvolvida já no século XX, mais precisamente em 1959, para celebrar o 200º aniversário da assinatura do contrato de arrendamento de St. James’s Gate por 9000 anos. Conseguida através de uma combinação pioneira de nitrogénio e dióxido de carbono, Guinness Draught é comercializada em lata e tem um teor de álcool de 4,2%.
Distingue-se pelo seu aroma a café e malte e, ainda, pelo paladar cremoso e equilibrado que une o gosto acre à doçura do malte e da cevada torrada. Para perceber o que torna uma Guinness tão especial é necessário ir à raiz dos ingredientes.
Água, cevada, lúpulo e levedura compõem esta cerveja irlandesa ancestral repleta de tradições. A cevada é produzida na Irlanda (são utilizadas cerca de 100 mil toneladas por ano), e a magia acontece da combinação de cevada maltada, não maltada e tostada. É desta combinação que surge a tonalidade vermelha rubi escura, e não preta, como se supõe à primeira vista.
A Guinness é comercializada em mais de 150 países pelo mundo. Em Portugal, é distribuída pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Encontra-se disponível no canal Horeca e na Grande Distribuição.