Ir ao Algarve é muitas vezes sinónimo de praia, mas esta região do país não se define apenas pelos areais que se encontram junto ao oceano Atlântico. Tal como acontece no Alentejo e em zonas do interior norte de Portugal, também o Algarve tem praias fluviais e há uma em particular que se destaca pelas suas areias finas e pela temperatura da água, que pode chegar aos 30 graus.
Embora o calor do verão possa pedir águas mais frescas, a primavera e o outono, onde o sol ainda não é tão forte, pode já convidar a banhos, sobretudo se a água estiver a uma temperatura mais elevada. É o que se verifica na praia fluvial do Pego Fundo, que se encontra perto da vila de Alcoutim. O areal tem cerca de 500 metros e é banhado pela ribeira de Cadavais, um afluente do rio Guadiana. Ali, a água chega a atingir os 30 graus.
A temperatura da água é um dos principais cartões de visita desta praia, contudo, há mais aspetos que levam muitos algarvios e espanhóis até à praia do Pego Fundo. Ao contrário do que se vê na maioria das praias fluviais, no caso desta as areias são muito finas e brancas. Para além disso, segundo a NiT, a baixa profundidade das águas da ribeira permite que qualquer pessoa vá a banhos em segurança.
Para chegar à praia fluvial do Pego Fundo terá em primeiro lugar de seguir rumo à vila de Alcoutim. De seguida, terá de atravessar a ponte da ribeira de Cadavais em direção à margem esquerda. Assim que chegar ao destino irá encontrar um parque de estacionamento. A praia disponibiliza também um campo de voleibol, um parque de merendas e um restaurante.
Leia também: Conheça a ilha portuguesa apelidada de ‘pequeno grande tesouro’