Ao observar o mapa de Portugal Continental, à primeira vista, o ponto mais a sul parece estar em Sagres. No entanto, uma análise mais detalhada rapidamente nos direciona para o Cabo de Santa Maria. Este cabo encontra-se na Ilha Deserta, em Faro, e para lá chegar é necessário apanhar um ferry e percorrer alguns quilómetros a pé. Este local está devidamente marcado e poucos são os visitantes que não tiram uma fotografia à chegada.
Partindo de Faro, o ponto mais a sul de Portugal Continental fica a cerca de 1 hora e 30 minutos da capital de distrito. O ferry deve ser reservado com antecedência no site da operadora Animaris. O embarque é realizado no Cais das Portas do Mar, em Faro. A viagem de barco dura aproximadamente 45 minutos, durante os quais poderá explorar os diversos canais da Ria Formosa.
Ao chegar à Ilha Deserta, a única ilha-barreira não habitada do Algarve, terá de percorrer um passadiço com um pouco mais de 3 km, que liga o cais de embarque ao Cabo de Santa Maria. Ao longo deste percurso, cruzar-se-á com poucas pessoas, mas poderá apreciar a companhia das mais de 55 espécies de plantas que povoam a ilha. Quando avistar um conjunto de troncos com algumas placas, saberá que alcançou o Cabo de Santa Maria.
Este ponto marca a curva da Praia da Barreta, na Ilha Deserta. Este local não só oferece um extenso areal e a tranquilidade de uma praia pouco frequentada, mas também é conhecido pela água mais quente de Portugal continental.
Note que os únicos custos associados à sua visita à Ilha Deserta serão os da viagem de barco. Se optar pelo ferry, cada trajeto custa 5 euros. No entanto, se preferir a lancha, que faz a viagem em 15 minutos, o bilhete custa 10 euros por cada lado.
Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata