Com o verão a chegar muitas são as pessoas que frequentam as tão conhecidas e apreciadas praias do Algarve, no entanto há praias que são mais perigosas do que outras. Saiba agora mais neste artigo com a ajuda do Ekonomista.
Em 2022, Portugal registou o maior número de mortes por afogamento em 18 anos, totalizando 157 casos. No ano seguinte, em 2023, ocorreram 106 óbitos por afogamento no país, com 57 deles ocorrendo durante o verão, marcando o terceiro pior registo dos últimos sete anos, segundo dados do Observatório do Afogamento. Uma característica comum é que cerca de 95% dessas situações ocorrem em locais não vigiados.
As condições marítimas desempenham um papel fundamental na classificação da perigosidade de uma praia. Por isso, a Praia do Salgado, em São Martinho do Porto, a Praia da Consolação, em Peniche e a Praia do Guincho, em Cascais estão entre as consideradas mais perigosas de Portugal. Além disso, o estado do areal pode também dificultar o acesso a certas praias, como é o caso de duas praias algarvias incluídas nesta lista.
A extensa Ria Formosa, que se estende por cerca de 60 km da costa algarvia, desde a Praia de Manta Rota até à Praia do Garrão, é pontilhada por várias pequenas praias, incluindo a Praia do Lacém, considerada uma das mais perigosas do país. Esta praia, situada na margem continental da ria, é de acesso difícil, através de uma estrada de terra batida.
Outra Praia do Lacém, localizada junto à Barra do Lacém, na extremidade oriental da ilha de Cabanas, é também classificada como perigosa devido ao seu isolamento e aspeto selvagem, sem infraestruturas de apoio, conforme reportado pelo Ekonomista.
No barlavento algarvio, fora da área de influência da Ria Formosa, encontra-se outra praia considerada uma das mais perigosas de Portugal: a Praia D. Ana, em Lagos. Apesar da sua reputação como uma das praias mais belas do mundo, esta praia é caracterizada por arribas instáveis. No entanto, é possível frequentá-la observando as regras de segurança, mantendo uma distância segura das arribas.
Fique agora com a lista completa das praias mais perigosas de Portugal elaborada pelo Ekonomista:
- Praia da Codixeira, Póvoa de Varzim;
- Praia de Esposade, Gondomar;
- Praia do Salgado, São Martinho do Porto;
- Praia da Consolação, Peniche;
- Praia do Guincho, Cascais;
- Praia do Seixo, Torres Vedras;
- Praia do Lacém, Tavira;
- Praia D. Ana, Lagos.
Leia também: Espanhóis elegem vila algarvia um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês