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A pensar na Convenção de Faro…
No âmbito da VI Edição da Feira da Dieta Mediterrânica que aconteceu em Tavira, de 6 a 9 de setembro, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Associação Internacional de Paremiologia organizam “Gentes do Mercado – Sorrisos e Expressões proverbiais”, um projeto de dinamização sócio-cultural do Mercado Municipal de Tavira, lugar de encontro para a comunidade local que aqui chega para comprar os produtos frescos do dia ou para um dedo de conversa. O Mercado Municipal de Tavira integra um mercado retalhista e um mercado de produtores (grossista) e algumas lojas com diferentes áreas de actividade. Um mercado repleto de verduras, frutas, peixe, carne e enchidos, queijos, mel, doçaria e ainda a “neve de Tavira”, a famosa flor de sal proveniente das Salinas existentes logo ali ao lado.
Mas é mais do que isso, a somar aos produtos frescos e aos “saberes fazer” associados – por exemplo a empreita, o escalar do peixe, ou os segredos das estrelas de figo – existem os vendedores, os verdadeiros protagonistas deste projeto.
“Gentes do Mercado” constituiu um processo dinâmico que contou com a participação dos vendedores, que foram integrados na sua génese e perceberam a ideias basilares do mesmo: proporcionar uma nova dinâmica cultural no mercado, promover os valores associados ao modus vivendi da Dieta Mediterrânica e acima de tudo dar destaque aos que “fazem o mercado”, através das suas relações, laços de convivialidade e sorrisos; devolvendo a estas pessoas um pouco do que estas dão a cada freguês que ali chega: uma ameixa, um figo ou um sorriso e uma palavra amável.
As pessoas, as suas relações e valores humanos foram colocados no cerne da proposta cultural.
Iniciativa que integrou percursos orientados no mercado, pela Associação Internacional de Paremiologia, que consistiram em conversas informais com os vendedores e utilizadores, através de expressões proverbiais, essas “cápsulas de sabedoria”, de tradição oral, associadas a práticas culturais intemporais.
Este é um projeto que contou com o enorme empenho e generosidade da Designer Alexandra dos Santos – responsável pela identidade visual dos materiais gráficos -, o apoio da Câmara Municipal de Tavira e colaboração do fotógrafo Vítor Pina.
Gentes do Mercado é um projeto integrado no AEPC 2018 – Ano Europeu do Património Cultural – que pretende contribuir para destacar a importância das comunidades locais na valorização do património cultural, indo ao encontro dos princípios da Convenção de Faro, pois tenta reflectir e entender o património cultural como factor de aproximação, de diálogo, de coesão social e de uma cidadania cada vez mais inclusiva.
Este tratado assinado pelos Estados Membros do Conselho da Europa, em 2005, na então Capital Nacional da Cultura – Faro – apresenta-nos uma visão holística da noção de património, pois para além do património material e imaterial integra também os valores, significados e usos desse mesmo património pela sociedade.
Com a Convenção de Faro, a tónica passa a ser a da preservação do património como um instrumento de promoção da qualidade de vida das pessoas e comunidades. Este é o espírito da convenção: a utilização do património para a criação de sociedades mais justas, mais fortes e democráticas.
Este imenso património imaterial que integra o modus vivendi da Dieta Mediterrânica e do qual nós fazemos parte deve ser valorizado, pois só assim será transmitido às próximas gerações.
O projeto “Gentes do Mercado” poderá ser visitado no Mercado Municipal de Tavira até ao dia 31 de dezembro de 2018.
(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de Setembro)