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Economia, Edição Papel, Sociedade

Futuro metro de superfície entre Olhão, Faro e Loulé vai ter 24 paragens 

O metro ligeiro entre Olhão, Faro e Loulé terá 38 quilómetros de extensão e 24 paragens, servindo cerca de 185 mil residentes nos três concelhos (40% da população algarvia), dos quais 70 mil de residentes a menos a 600 metros de uma paragem

14:00 4 Março, 2023 15:31 4 Março, 2023 | POSTAL
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O futuro metro de superfície entre as cidades algarvias de Olhão, Faro e Loulé terá 38 quilómetros de extensão e vai beneficiar 185 mil pessoas, cerca de 40% da população do Algarve, segundo um estudo preliminar apresentado esta quarta-feira. 

“Este projeto é um projeto verdadeiramente estruturante da articulação entre três concelhos que sendo vizinhos estão na prática a uma enorme distância se não estiverem devidamente articulados, disse o primeiro-ministro, António Costa, em Olhão onde se deslocou para assistir à apresentação incluída no roteiro da iniciativa “Governo Mais Próximo” que se realizou esta quarta e quinta-feira no Algarve.

 

Primeiro-ministro António Costa – Fotos D.R.

O metro ligeiro entre Olhão, Faro e Loulé terá 38 quilómetros de extensão e 24 paragens, servindo cerca de 185 mil residentes nos três concelhos (40% da população algarvia), dos quais 70 mil de residentes a menos a 600 metros de uma paragem. 

As tabelas preliminares de custos totais do projeto apontam números que podem ir até 300 milhões de euros, tanto a solução apoiada em veículos elétricos, como a apoiada em veículos a hidrogénio. 

Ministra Ana Abrunhosa 

“Ajudamos, com este financiamento, a potenciar a base económica de toda a região”, disse o primeiro-ministro, acrescentando que o investimento deverá de ser feito ainda durante o período de programação de fundos estruturais que termina em 2030. 

Segundo o estudo prévio, poderão ser feitas cerca de 40 mil viagens por dia

A futura linha irá passar por três estações ferroviárias (Parque das Cidades, Bom João e Olhão) e equipamentos e serviços “fundamentais” na região, como o Aeroporto Internacional Gago Coutinho (nove milhões de passageiros, cinco mil trabalhadores) e o polo de Gambelas da Universidade do Algarve (5,3 mil estudantes). 

De acordo com o estudo prévio, poderão ser feitas cerca de 40 mil viagens por dia, estando em estudo eventuais extensões da linha a Albufeira e à Fuzeta. 

Presidente da CCDR Algarve José Apolinário 

“Sei bem que nem sempre é fácil os concelhos entenderem-se para trabalhar em conjunto, sobretudo num projeto que não serve especificamente qualquer deles mas que só faz total sentido servindo os três em conjunto”, concluiu António Costa 

Por seu lado, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve, José Apolinário, sublinhou que a cerimónia de apresentação significava o “pontapé de saída” de um projeto em que os algarvios têm a “ambição de fazer avançar” um plano “estruturante para a região”. A CCDR do Algarve é a entidade que desenvolveu o estudo sobre metro ligeiro no eixo Loulé, Faro e Olhão, onde foram avaliadas cinco possibilidades de variantes de traçado, assim como diferentes opções tecnológicas. 

Presidente da AMAL António Pina
Futuro metro de superfície no Algarve terá 38 quilómetros entre Olhão, Faro e Loulé e vai beneficiar 185 mil pessoas, revela estudo
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