As candidaturas para as bolsas de estudo atribuídas pela Câmara de Faro a estudantes do ensino secundário ou superior, no presente ano letivo, estão abertas até 30 de novembro.
Segundo um comunicado da autarquia, podem concorrer os alunos destes níveis de ensino que estejam matriculados e residam no concelho há mais de cinco anos e que careçam de meios próprios para prosseguirem estudos, assim como estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), com quem a cidade esteja geminada.
Os candidatos terão de cumprir várias condições, nomeadamente, possuírem aproveitamento escolar no ano passado, que não pode ser inferior ao nível quatro, para os alunos do 9º ano de escolaridade, e à média de 13 valores, para os alunos do ensino secundário e ensino superior, exigindo-se, também, que comprovem o aproveitamento escolar em todas as disciplinas.
Deverão, ainda, pertencer a um agregado familiar que não possua um rendimento mensal ‘per capita’ superior ao salário mínimo nacional em vigor.
Está prevista a atribuição de 16 bolsas a alunos nacionais e duas bolsas a candidatos dos PALOP cujo valor pecuniário será distribuído em prestações mensais, num total de 10 mensalidades, correspondentes a dois quintos do salário mínimo nacional.