Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Edição Papel, Nacional, Opinião

Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens | Por Mendes Bota

PERCEPÇÕES… E REALIDADES (16). A opinião de Mendes Bota, antigo presidente da Câmara Municipal de Loulé, parlamentar e diplomata da União Europeia

15:00 19 Março, 2023 18:14 17 Março, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

METRO DE PROFUNDIDADE

Lá bem no fundo do poço de promessas eleitorais que foram passeando pelo Algarve nas últimas décadas ao ritmo pouca-terra do comboio regional, sem nunca terem chegado ao destino na Estação da Concretização, está o famoso Metro de Superfície. De vez em quando apita, estridente de aflição, tão evidente é a sua ausência, quanta a sua necessidade. É o triângulo das bermudas da mobilidade sustentável, Faro-Olhão-Loulé numa das trilateralidades possíveis, passando pelo aeroporto, pelo campus universitário, pelo lote onde se imagina um hospital e, já agora, pela meca comercial da Alfarrobeira. Para os mais crédulos do bom senso não custa imaginar, porque faria sentido, uma perninha estendida em direcção a Albufeira, saberão os deuses para quando.

No início do mês corrente, o Chefe Costa desceu com a sua Corte governativa até ao Algarve onde, entre protestos do professorado em luta e dezenas de apeadeiros do afinco governamental, trouxe a boa nova ao povo algarvio e aparentado. O Metro vem aí! Só que não, afinal não é o Metro de Superfície como insistiu em chamar-lhe a Ministra Abrunhosa, na sua já lendária dificuldade de expressão.

Mendes Bota, antigo parlamentar e diplomata da União Europeia

Não basta somar a população dos três municípios. Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens

José Apolinário, presidente da CCDRA, com a sensatez que o caracteriza, recolocou o nome no boi: Metrobus, ou seja, autocarros eléctricos a circular em corredor próprio. Para quando? Lá para o final da década, se não houver atrasos, que entre estudos, projectos e concursos internacionais, trabalhinho não falta por fazer. Quanto custa? Para já, fala-se em 120 milhões de euros, que esta era a opção mais baratinha, só que a procissão ainda agora vai no adro. Quem paga? 70 milhões já estão garantidos e aprovados pela Comissão Europeia, e reservados numa gaveta do Programa Regional 2030 ali na Praça da Liberdade em Faro. O resto virá, supõe-se, das três autarquias envolvidas, em fatias ainda por determinar. Pode não ser aquilo que se pensava, mas é muito melhor do que nada. Tem vantagens evidentes.

Este Metrobus garante o corredor onde um dia, se for necessário, poderá haver o tal Metro de Superfície a deslizar sobre carris. Tem um impacto ambiental muito positivo, mesmo que o cidadão comum não perceba muito bem o que significa retirar milhares de toneladas de CO2 por ano da atmosfera. Irá servir muita gente que se desloca para trabalhar, para estudar, para passear, para comerciar, mas não tanta como proclama o estudo prévio ora apresentado. Não basta somar a população dos três municípios. Existe muita gente fora do raio de acção do Metrobus, dos seus 38 Kms e das suas 24 paragens, casos de Quarteira, Vilamoura, toda a serra do concelho de Loulé, por exemplo.

Não há como não aplaudir, iniciativa tão estruturante do presente e do futuro da Região, pela qual tantas vozes se levantaram no deserto da espera. Não há como não desconfiar, tanta primeira pedra assentada no muro dos compromissos falhados, na videoteca de anúncios de obras que viraram publicidade enganosa. Predicado da caridade cristã, perdoem-se mentiras, falsidades, desconsiderações feitas à Região desde tempos imemoriais, e conceda-se o benefício da dúvida. Mas que saibam que estamos despertos para as dificuldades do caminho. Isto não é para amanhã. E há tempos difíceis de encurtar.

A exploração desta linha parece encaminhada para a Comunidade Intermunicipal do Algarve. Tudo, menos cair nas mãos da CP, essa empresa-sempre-em-greve, que há muito perdeu a noção daquilo para que existe: servir bem a população. Ou então que se faça uma PPP, negociada como deve ser, com transparência, onde o interesse público não se subalternize ao interesse privado. Um bom negócio, já diziam os antigos, tem de ser bom para ambas as partes.

FALTA DE CHÁ

Seguir caninamente os noticiários televisivos é uma droga que vicia, anestesia e envenena a alma. Nada diferencia os canais, até nos tempos e nos conteúdos publicitários, para que ninguém se escape de um para o outro ao intervalo. A receita é igual, os condimentos são os mesmos: guerras, crime, corrupção, violência, abusos sexuais, assaltos, greves, protestos, manifestações, doenças, ineficácia do sector público, ganâncias individuais, os teatrinhos obrigatórios da política partidária, bola+bola+bola, comentaristas de tudo e de coisa nenhuma, tribunais, rusgas, hospitais e urgências, um rosário sem fim de desgraças que os cidadãos consomem sem pestanejar enquanto engolem a sopa. Um absurdo. São raras as notícias que fogem deste enredo, que falem de esperança e bons exemplos de vida, um olhar a sociedade pelo lado positivo, em contraponto com écrans a preto e branco tisnados de vermelho cor de sangue e salpicos de choque e escândalo.

Dizem que o chá, essa bebida milenar que o imperador chinês Shen Nung terá descoberto no ano de 2737 a.C., tem propriedades imensas que apaziguam os espíritos mais revoltados. Desintoxica, cheira bem e melhor sabe. Entre mitos e verdades, o chá tem fama de ser analgésico, anti-depressivo, anti-oxidante, anti-reumático, anti-bacteriano, dietético, soporífero e de melhorar o equilíbrio mental e a produtividade. Com tanto desequilibrado à solta, poder-se-á concluir que existe actualmente uma generalizada falta de chá. A escolha é imensa, da camomila à erva-cidreira, do preto ao verde. Cá pelo Algarve, o chá Príncipe é rei, vá lá saber-se porquê.

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Criem áreas de expansão urbana, de baixa densidade e volumetria. Faro não é Paris, nem Bacalhau é Anne Hidalgo | Por Mendes Bota
Falta por cá um espaço que eternize a essência, as glórias e os protagonistas: um Museu do Carnaval | Por Mendes Bota
Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota

Os autarcas calaram-se, os empresários adaptaram-se, os partidos políticos disputam as ossadas da culpa solteira. E o povo paga | Por Mendes Bota
Seria interessante saber o que tem feito a Igreja Católica no Algarve para cumprir as orientações do Chefe Supremo | Por Mendes Bota

 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Nacional

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 13:59 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Cais da ilha da Armona.
Algarve Economia

Sul de Portugal vai ficar ‘à pinha’ no verão? Turismo do Algarve admite não ter subido preços

11:29 5 Junho, 2026 11:03 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Turismo no Algarve mantém preços estáveis e procura em alta, mas pressão dos custos e tensão internacional podem mudar o cenário no verão

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Algarve Desporto Ensino

Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE

10:46 5 Junho, 2026 10:49 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agrupamento Pinheiro e Rosa apoia atletas de alto rendimento, conciliando sucesso escolar e exigência competitiva

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

13:40 5 Junho, 2026 13:10 5 Junho, 2026 | João Luís

Segurança Social simplificou o processo de pagamento no portal e na aplicação. As referências passam a ser geradas diretamente no ecrã

Algarve Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Nacional

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 13:59 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Cais da ilha da Armona.
Algarve, Economia

Sul de Portugal vai ficar ‘à pinha’ no verão? Turismo do Algarve admite não ter subido preços

11:29 5 Junho, 2026 11:03 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Turismo no Algarve mantém preços estáveis e procura em alta, mas pressão dos custos e tensão internacional podem mudar o cenário no verão

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Algarve, Desporto, Ensino

Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE

10:46 5 Junho, 2026 10:49 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agrupamento Pinheiro e Rosa apoia atletas de alto rendimento, conciliando sucesso escolar e exigência competitiva

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

13:40 5 Junho, 2026 13:10 5 Junho, 2026 | João Luís

Segurança Social simplificou o processo de pagamento no portal e na aplicação. As referências passam a ser geradas diretamente no ecrã

Algarve, Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Últimas Notícias

  • Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
    Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
  • Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
    Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
  • Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
    Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
  • Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista
    Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista
  • Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve
    Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve
  • Está à espera do reembolso do IRS? Fisco esclarece prazo e deixa ‘alerta’ aos contribuintes
    Está à espera do reembolso do IRS? Fisco esclarece prazo e deixa ‘alerta’ aos contribuintes

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal