Mesmo com a Páscoa a chegar mais cedo do que no ano passado, as perspetivas de ocupação turística para esta época no Algarve são “muito boas”, tendo um ritmo de reservas “superior” ao verificado na mesma altura de 2023, ano que representou o melhor de sempre em termos turísticos na região.
Se o crescimento do primeiro quadrimestre de 2023, janeiro a abril, já tinha batido o recorde de sempre, superando em cerca de 40% a média relativa ao ano anterior, os resultados do presente mês de janeiro continuam no sentido crescente com mais 2% de dormidas e hóspedos relativo ao mês homólogo.
Apesar de ninguém arriscar especular se esta Páscoa vai ser a melhor de sempre na região, segundo disseram os presidentes da Região de Turismo do Algarve e da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) ao POSTAL, a atual maior condicionante vai prender-se com as boas ou menos boas condições climatéricas deste período festivo.
Certo é que o ‘feedback’ dos profissionais do setor indica que estamos com um muito bom ritmo de reservas, superior ao verificado na mesma altura do ano passado, confirmou o presidente da Região de Turismo do Algarve.
André Gomes mostra-se confiante com estas “perspetivas muito positivas” de visitas de turistas, tanto nacionais como estrangeiros, especialmente importante por atenuar os tradicionais picos de sazonalidade.
Uma análise idêntica foi feita pelo presidente da AHETA, que afirmou que a maior parte dos seus membros tem reservas “iguais ou acima”, à mesma distância da Páscoa do ano passado.
“As perspetivas são muito boas, ainda há disponibilidade, mas estamos, regra geral, acima do ano passado”, disse Hélder Martins. E se o bom tempo ‘colaborar’, a ‘invasão’ sobretudo de portugueses e espanhóis é já uma habitual garantia.
Quem são os que vistam o Algarve na Páscoa?
O presidente da maior associação de hotéis do Algarve referiu à Lusa que o perfil do turista nesta época do ano é constituído principalmente por famílias. No entanto, o facto de a Páscoa ser mais cedo do que habitualmente – Domingo de Páscoa é a 31 de março – faz com que haja uma sobreposição mais acentuada com as deslocações de grupos de estrangeiros que vêm jogar golfe, referiu Hélder Martins.
Os portugueses deverão encabeçar a lista de nacionalidades que mais visitam o Algarve, seguidos pelos britânicos, franceses, irlandeses e espanhóis, para só citar os mais importantes. Por seu lado, o presidente do Turismo do Algarve sublinhou que o número de turistas provenientes dos Estados Unidos da América continua em “franco crescimento”, com a nossa região como um dos destinos de eleição.
Leia também: Conheça as previsões do tempo para a semana da Páscoa