Sabia que à data de abril existiam em Portugal 318.331 desempregados? E que há mais mulheres no desemprego do que homens? Estes são alguns dos dados e conclusões dos dados estatísticos do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
E se particularizarmos no Algarve, ficamos a saber que na mesma data existiam 14.698 desempregados registados (4,6% do total nacional). Um valor inferior a março (18.236) mas superior ao mesmo mês de 2023 (12.454). Apesar do Algarve ter registado a maior variação (+ 18%) face ao ano passado, a tendência é que os números do desemprego desçam na região 19,4%, ao que tudo indica devido à chegada do verão e à procura de maior número de pessoas para trabalharem.
Alcoutim é o concelho com menor taxa de desemprego. Neste, apenas 38 pessoas estão registadas como não tendo trabalho, enquanto no outro lado da tabela encontramos Portimão, que faz frente ao maior número de desempregados (2.862).
Do total de desempregados no Algarve, a maioria (11.207) estão inscritos no IEFP há menos de um ano e têm apenas o ensino secundário (5.658).
- Por João Tavares
Leia também: Especial Ensino e Formação Profissional: IEFP realça a transição digital, energética e ambiental