Também o valor da Taxa de Abstenção para as Eleições Autárquicas é bastante elevado, estando mesmo acima da média nacional, 45%.
Segundo a Pordata, nas eleições de 1985, o Algarve contou com uma Taxa de Abstenção de 37,5%. Já nas últimas eleições, realizadas no ano passado, o valor ascendeu os 50%,
sendo de 52,6%. Todos os municípios, à excepção de Alcoutim, aumentaram a sua Taxa de Abstenção.
Albufeira, Portimão e Olhão apresentam as Taxas mais elevadas, todas elas acima dos 55%. Mais uma vez, Albufeira fica em primeiro lugar no pódio, com uma Taxa de Abstenção perto dos 61%. Alcoutim é o Município com a Taxa mais baixa, a rondar os 22,4%. Sendo que este é também o único concelho do Algarve que, em 32 anos, diminuiu o seu valor. Em segundo lugar, encontra-se Monchique, com uma Taxa de Abstenção de 28%.
O Jornal POSTAL nasceu em 1987, comemorando nesta edição o seu 31o aniversário. Contamos assim com mais de três décadas de informação e de rigor, sempre com o objectivo de servir os algarvios. Assim como nós crescemos, também o Algarve cresceu e se foi alterando com o passar dos anos. Foi com este sentido, que o POSTAL decidiu procurar quais as principais diferenças na região mais a sul de Portugal. Sabia que em 1987 existiam apenas sete cidades no Algarve? Hoje esse número aumentou para 11. Tem noção de quais os Municípios que tiveram maior aumento de população? Em relação à taxa de desemprego? Tem ideia das diferenças? E quantas farmácias existiam antes? Conheça estes e outros valores, através do Dossier 31 Anos que o POSTAL lhe apresenta.
(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)