O primeiro hotel a ser construído no Algarve assinalou o início do turismo na região e remete-nos para o princípio do século XX. Foi em 1926 que o hotel nasceu e 98 anos depois a fachada mantém-se, apesar de o nome ter mudado, para além das obras de modernização a que o edifício foi já sujeito. Chamava-se Hotel Guadiana, mas agora foi rebatizado como Grand House. Os quartos têm vista para o rio e para Ayamonte, na vizinha Espanha.
É preciso ir quase até à fronteira com Espanha para encontrar a unidade hoteleira mais antiga do Algarve. Para além do estatuto de pioneiro, este é também o primeiro hotel de cinco estrelas em Vila Real de Santo António. O Hotel Guadiana foi projetado pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi, a pedido de Manuel Ramirez, que lançou não só as bases para a indústria hoteleira, mas também para a indústria conserveira.
A construção do edifício exigiu a demolição da cooperativa de pescas de dois andares, planeada pelo Marquês de Pombal. O Guadiana foi um sucesso no século XX, mas já no século atual, as dificuldades financeiras dos herdeiros conduzem ao encerramento da unidade hoteleira em outubro 2007. Nessa altura o edifício foi colocado à venda pela leiloeira inglesa “Sotheby’s International Realty”, que efetiva a venda por 1.1 milhões de euros.
Em 2015 começaram as extensas obras de remodelação do hotel que voltou a abrir as portas em 2019, com o nome Grand House. O estabelecimento hoteleiro mais antigo do Algarve é assim, o primeiro de cinco estrelas a abrir em Vila Real de Santo António.
Embora haja quem diga que o hotel mais antigo da região é o Bela Vista, em Portimão, por se tratar de um edifício de 1918, a verdade é que este só se converteu a hotel em 1936, uma década após a inauguração do Hotel Guadiana.
Leia também: Faro recebe o BeLiving, o primeiro projeto de habitação acessível promovido por privados