Faro teve um grande momento com a abertura da Jacarandá Guest-House, no passado dia 1 de julho. Glamour e sedução são as palavras que encontramos para definir este magnífico espaço, cujo edifício centenário foi primorosamente reabilitado, com o projeto da autoria do arquiteto Vítor Múrias, no nº 5 do Largo Terreiro do Bispo, em pleno centro histórico da cidade de Faro. Ao lado, complementando a oferta desta “casa do hóspede”, o Restaurante Centenário, pertença da mesma família, tem condições especiais para quem ali fica alojado.
Filomena Dias, responsável pela Jacarandá, foi-nos contando um pouco da história familiar que deu origem à Jacarandá. Em tempos, existiu ali por perto uma pensão gerida por uma das suas avós, onde as memórias de infância de Filomena fizeram crescer o gosto pelo tipo de negócio.
O edifício, onde é agora a Jacarandá Guest-House, foi adquirido por Amílcar Dias nos anos 80, tendo funcionado como clube recreativo até 2020. A oportunidade em concretizar o sonho antigo surgiu precisamente durante a pandemia com o apoio incondicional de toda a família de Filomena, Eduardo Dias que está à frente do Restaurante Centenário e filhos, Diogo e Daniel, responsáveis pelo Faroon Steak House, também na cidade.
Voltando à atualidade, damos as boas vindas à Jacarandá em todo o seu esplendor, cujas fotos o revelam.
Num edifício de 2 andares, distribuem-se 9 suítes com áreas muito simpáticas que variam ente os 16 e os 24 m 2 , todas elas munidas de ar condicionado, TV, internet, sendo que alguns dos quartos dão acesso direto a pátios interiores. Cada um dos pisos tem ambientes distintos para conviver, assistir a um filme ou simplesmente ler um livro. Pode sempre optar por sair para um dos pátios interiores, isolar-se ou fazer amizades com as diversas culturas que ali se sentem em família.
No 1 º piso, encontra a cozinha equipada para elaborar as suas próprias refeições, se o preferir, tomar café, um cappuccino ou café com leite (incluído na oferta). Aconselhamos a abrir as portadas para o exterior e experienciar o pátio e as vistas.
O hóspede que marcou a estadia, quer pelo site jacarandafaro.pt ou pelo Booking, adquire um código eletrónico de entrada que lhe permite total liberdade de movimentos já que neste tipo de formato de alojamento não há receção, portanto torna-se completamento autónomo como se estivesse em casa. Filomena Dias mantém-se discreta, mas sempre presente caso seja necessário preencher alguma lacuna.
No início do artigo, falámos em glamour e sedução e é para lá que vos levamos agora. Os quartos distinguem-se pela forma como estão distribuídos, mas também e sobretudo pela decoração, quer pelo papel de parede, pela cor, peças de mobiliário e pontos de luz (The Creative & Cº – Contract Design). Experimente o conforto e o prazer de uma cama cujos colchões são de gama média-alta, lençóis 100% algodão, roupões, chinelos, atoalhados, a pensar na valorização da estadia.
O serviço de quartos é semelhante a uma Boutique Hotel. Ao estilo de um riad, o pátio inferior convida a acabar a noite. Pode sempre pedir a sua refeição ao Restaurante Centenário ou apenas uma bebida refrescante e fechar em perfeita harmonia a sua estadia na Jacarandá Guest-House.