Quem passou esta segunda-feira no cruzamento da Estrada Nacional 125, com a Estrada Municipal de Santa Rita – Vila Real Santo António por volta das 15:00, viu o que pareceu ser um grave acidente, cujo protagonista aparentava ser um ciclista.
O ciclista dos Maios foi ali colocado como forma de chamar a atenção para o facto de parte da população considerar necessária uma rotunda naquele local.
Um utilizador de Facebook a propósito deste “acidente” escreveu: “este ciclista vinha de Tavira e virou para Santa Rita para ir ver os Maios da nossa aldeia. Coitado, não viu o labirinto que os senhores engenheiros aqui fizeram, e espetou-se no bloco de betão e ali ficou. Até quando esta situação de sermos prejudicados e privados de circulação livre?”
No Algarve, em muitos lugares, é costume, no primeiro dia de maio, criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. Trata-se de bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho natural, cheios com palha, trapos, jornais amachucados e vestidos com roupa usada.