Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

Bibliotecofilia ou a paixão pelas Bibliotecas | Por Maria Luísa Francisco

BIBLIOTECOFILIA: Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de março

12:00 3 Março, 2023 09:57 2 Março, 2023
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria Luísa Francisco*

 “Toda a biblioteca é uma viagem. Todo o livro é um passaporte sem data de caducidade.” 
Irene Vallejo in O Infinito num Junco

A rubrica deste ano denomina-se “Bibliotecofilia” e é uma viagem pelo apaixonante mundo das bibliotecas. 

Partilharemos curiosidades sobre as bibliotecas, sobre os edifícios onde estão instaladas e como se transformaram em bibliotecas. O legado das figuras paradigmáticas que são os seus patronos e por que é que foram escolhidos para lhes dar nome e ainda a forma como as bibliotecas cativam e surpreendem o leitor. 

As bibliotecas são espaços inesquecíveis, que marcam cada pessoa de um modo particular e que, de uma ou outra forma, não deixam ninguém indiferente. 

Os livros, o cheiro, as emoções, o ambiente, a localização e a vista das bibliotecas, tudo conta para marcar os leitores. 

Biblioteca da Abadia de Saint Gall na Suíça. Considerada pela UNESCO, desde 1983, como Património da Humanidade – Foto D.R.

Recentemente têm-me acompanhado os livros de Alberto Manguel, que é um dos mais conceituados bibliófilos do mundo. Foi director da Biblioteca Nacional da Argentina, para além de ser ensaísta e romancista. 

Na sua juventude teve o privilégio de acompanhar Jorge Luís Borges, quando este começou a perder a visão. Leu em voz alta, durante quatro anos, para esse grande escritor de dimensão universal. 

Essa experiência de ser leitor de Jorge Luís Borges marcou Alberto Manguel e podemos ler as memórias do encontro entre dois génios num livro de 2020, editado pela Tinta da China, que se intitula Com Borges. 

A forma como Alberto Manguel comunica, quer por escrito, quer verbalmente, transmite uma clareza de ideias e um acutilante sentido de humor, que pode também ser acompanhado no programa A Vida Privada dos Livros, na RTP2. 

Alberto Manguel refere que muitas vezes sentiu que a sua biblioteca explicava quem era o seu eu e conferia-lhe um eu sempre em mudança, que se transformava constantemente ao longo dos anos. “Sei que a minha verdadeira história, toda ela, está lá, algures nas prateleiras, e tudo o que preciso é de tempo e de sorte para a encontrar.” 

Neste fascinante mundo das bibliotecas e dos livros há tanto por descobrir. Cada visita e cada leitura podem expandir a nossa criatividade e levar-nos até ao infinito… 

Um dos livros que mais gostei de ler durante a pandemia foi O Infinito num Junco, de Irene Vellejo, e que permite viajar por diversos países ao longo de vários séculos. 

No livro referido, a páginas tantas, estamos no antigo Egipto, onde o Faraó Rammsés II mandou colocar por cima da entrada da sua biblioteca a placa: “Remédios para a alma”. Depois estamos na Idade Média na Biblioteca da Abadia de Saint Gall (uma das bibliotecas monásticas mais antigas do mundo) onde se encontra a inscrição: “Dispensário da Alma”. 

Biblioviagem 

Ao viajar até uma nova cidade ou vila procuro conhecer a cultura da localidade e quase sempre a primeira visita é à biblioteca e ao posto de turismo. 

Diz a biblioterapeuta Sandra Barão Nobre que as bibliotecas e os livros nos levam “para fora cá dentro”. E refere que o Turismo de Portugal deveria permitir que se colocasse este slogan por cima da entrada das bibliotecas. 

Por sua vez, o escritor Valter Hugo Mãe diz que “As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem está a ponto de partir. E nada é pequeno quando tem uma biblioteca. O mundo inteiro pode ser convocado à força dos seus livros”. 

Curiosamente, há um aeroporto que tem uma biblioteca. Fica nos Países Baixos, perto de Amesterdão, trata-se do Aeroporto Internacional de Schiphol, cuja biblioteca foi inaugurada em 2010. Tem 1200 livros em cerca de 20 línguas. 

“Quando fazemos check in numa biblioteca, quando nos dirigimos para a porta de embarque que é uma estante e quando tomamos o nosso lugar nas páginas do livro escolhido, estão criadas as condições para pelo menos dois tipos de voo para o exterior: às vezes saímos literalmente da nossa cidade ou do nosso país; outras vezes saímos figurativamente de nós mesmos.” Sandra Barão Nobre 

Esta frase é tão rica que não poderia deixar de partilhá-la e lê-la faz-nos voar para o exterior, mas também para o nosso interior. 

Tal como as bibliotecas, os festivais literários também me encantam, porque quase sempre me parecem bibliotecas a céu aberto. 

Recordo o Folio, Festival Literário Internacional de Óbidos que transforma a localidade numa encantadora vila literária, durante mais de uma semana. 

Recentemente estive no Festival Literário da Póvoa de Varzim, designado Correntes D’Escritas, e acabei por comprar mais livros do que esperava, mas como a viagem não foi de avião não houve problema com o peso da bagagem literária! 

Gosto de ler os meus livros e de sublinhá-los ou até fazer anotações, mas também requisito na biblioteca para me obrigar a ter prazos de leitura, porque há datas não muito longas para a devolução dos livros. 

O mais importante para além de ler livros é entrar no espaço vivo da leitura. E essa será sempre uma viagem que nos pode levar por caminhos e interpretações diferentes, porque num livro há sempre tantos destinos possíveis! 

Tenho passado grande parte da minha vida em bibliotecas e será muito especial revisitá-las nos próximos tempos para a escrita destas crónicas. 

Até à próxima biblioteca e boas leituras! 

*A autora escreve de acordo com a antiga ortografia 

* Investigadora na área da Sociologia; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
[email protected]

O POSTAL DO DIA com Luís Osório | Por Maria Luísa Francisco
Um Museu de Arte Contemporânea para o Algarve, uma conversa com Pedro Cabrita Reis | Por Maria Luísa Francisco
Responder à vida com a poesia | Por Maria Luísa Francisco
Os livros de Adriano Moreira e o seu livre pensamento | Por Maria Luísa Francisco

Economia Nacional

Segurança Social começa a pagar subsídios já amanhã: conheça todas as datas de novembro

16:20 2 Novembro, 2026 14:25 2 Novembro, 2026

A Segurança Social inicia os pagamentos de novembro esta terça-feira, dia 3. Pensões, abono de família e outros apoios têm datas diferentes

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve

Água já está cortada nesta zona do Algarve e há nova interrupção prevista para amanhã: saiba onde e a que horas

14:20 2 Novembro, 2026 14:16 2 Novembro, 2026

O abastecimento de água está condicionado esta segunda-feira numa zona do Algarve, com trabalhos previstos até às 19h00

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Algarve Cultura

Coletivo Espúria quer aproximar escritores e leitores e dinamizar a literatura no Algarve

19:17 2 Novembro, 2026 19:17 2 Novembro, 2026

Criado em 2023, o coletivo Espúria reúne escritores ligados ao Algarve e já publicou seis livros, apostando na divulgação independente da literatura

Povoado islâmico de pescadores.
Algarve

Perto da Carrapateira pode encontrar os restos de uma povoação de pescadores muçulmanos com cerca de 900 anos

18:50 2 Novembro, 2026 13:07 2 Novembro, 2026

Sítio arqueológico junto ao mar, no concelho de Aljezur, conserva vestígios de 19 habitações de uma comunidade piscatória da época islâmica

Carro elétrico a carregar.
Auto Nacional

Quase metade dos carros novos matriculados em outubro já são elétricos: Tesla lidera mercado em Portugal

21:40 2 Novembro, 2026 19:11 2 Novembro, 2026

Os carros elétricos continuam a ganhar terreno em Portugal e já representam mais de 30% das matrículas desde o início de 2026

Opinião Política

A arte de governar a paralisia | Por José Figueiredo Santos

18:02 2 Novembro, 2026 18:02 2 Novembro, 2026

"Governar é prever o que pode acontecer, preparar o que tem de acontecer e resolver o que, apesar de tudo, aconteceu"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Economia Europe Direct Algarve

Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta

16:35 2 Novembro, 2026 17:02 2 Novembro, 2026

Natural de Quarteira, João Santos apresentou na FAO, em Roma, o Estatuto do Jovem Pescador, criado após mais de dez anos de defesa desta medida

Burlão. Crédito: Freepik
Europa

Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

14:40 2 Novembro, 2026 14:02 2 Novembro, 2026

Piratas informáticos conseguiram controlar remotamente sistemas de refrigeração de dezenas de supermercados europeus

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Segurança Social: nova área na aplicação já reúne todos os valores dos apoios do mês e das pensões

07:00 1 Novembro, 2026 17:18 29 Outubro, 2026

Uma nova área na aplicação da Segurança Social permite consultar os valores de quatro tipos de prestações. Saiba como aceder

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Chuva na estrada.
Tempo

Despeça-se dos dias de sol: chuva pode regressar a Portugal já no próximo fim de semana

12:50 2 Novembro, 2026 13:30 2 Novembro, 2026

IPMA prevê mudança do estado do tempo a partir de meados da semana, com descida das temperaturas e possibilidade de chuva no fim de semana

Europe Direct Algarve

Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana

10:32 2 Novembro, 2026 10:36 2 Novembro, 2026

Iniciativa reuniu seniores de Castro Marim num passeio pelo Guadiana e num almoço-convívio, assinalando o encerramento das atividades do Mês do Idoso

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Economia, Nacional

Segurança Social começa a pagar subsídios já amanhã: conheça todas as datas de novembro

16:20 2 Novembro, 2026 14:25 2 Novembro, 2026

A Segurança Social inicia os pagamentos de novembro esta terça-feira, dia 3. Pensões, abono de família e outros apoios têm datas diferentes

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve

Água já está cortada nesta zona do Algarve e há nova interrupção prevista para amanhã: saiba onde e a que horas

14:20 2 Novembro, 2026 14:16 2 Novembro, 2026

O abastecimento de água está condicionado esta segunda-feira numa zona do Algarve, com trabalhos previstos até às 19h00

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Algarve, Cultura

Coletivo Espúria quer aproximar escritores e leitores e dinamizar a literatura no Algarve

19:17 2 Novembro, 2026 19:17 2 Novembro, 2026

Criado em 2023, o coletivo Espúria reúne escritores ligados ao Algarve e já publicou seis livros, apostando na divulgação independente da literatura

Povoado islâmico de pescadores.
Algarve

Perto da Carrapateira pode encontrar os restos de uma povoação de pescadores muçulmanos com cerca de 900 anos

18:50 2 Novembro, 2026 13:07 2 Novembro, 2026

Sítio arqueológico junto ao mar, no concelho de Aljezur, conserva vestígios de 19 habitações de uma comunidade piscatória da época islâmica

Carro elétrico a carregar.
Auto, Nacional

Quase metade dos carros novos matriculados em outubro já são elétricos: Tesla lidera mercado em Portugal

21:40 2 Novembro, 2026 19:11 2 Novembro, 2026

Os carros elétricos continuam a ganhar terreno em Portugal e já representam mais de 30% das matrículas desde o início de 2026

Opinião, Política

A arte de governar a paralisia | Por José Figueiredo Santos

18:02 2 Novembro, 2026 18:02 2 Novembro, 2026

"Governar é prever o que pode acontecer, preparar o que tem de acontecer e resolver o que, apesar de tudo, aconteceu"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Economia, Europe Direct Algarve

Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta

16:35 2 Novembro, 2026 17:02 2 Novembro, 2026

Natural de Quarteira, João Santos apresentou na FAO, em Roma, o Estatuto do Jovem Pescador, criado após mais de dez anos de defesa desta medida

Burlão. Crédito: Freepik
Europa

Ciberataque desliga frigoríficos de dezenas de supermercados na Europa e obriga a deitar fora grandes quantidades de alimentos

14:40 2 Novembro, 2026 14:02 2 Novembro, 2026

Piratas informáticos conseguiram controlar remotamente sistemas de refrigeração de dezenas de supermercados europeus

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Segurança Social: nova área na aplicação já reúne todos os valores dos apoios do mês e das pensões

07:00 1 Novembro, 2026 17:18 29 Outubro, 2026

Uma nova área na aplicação da Segurança Social permite consultar os valores de quatro tipos de prestações. Saiba como aceder

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve

Continente abre novo supermercado no Algarve e oferece cabazes aos primeiros 150 clientes

16:30 1 Novembro, 2026 15:19 1 Novembro, 2026

A cadeia de supermercados prepara a abertura de uma nova loja no Algarve, com ofertas para os primeiros clientes e descontos de 10% em Cartão Continente

Chuva na estrada.
Tempo

Despeça-se dos dias de sol: chuva pode regressar a Portugal já no próximo fim de semana

12:50 2 Novembro, 2026 13:30 2 Novembro, 2026

IPMA prevê mudança do estado do tempo a partir de meados da semana, com descida das temperaturas e possibilidade de chuva no fim de semana

Europe Direct Algarve

Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana

10:32 2 Novembro, 2026 10:36 2 Novembro, 2026

Iniciativa reuniu seniores de Castro Marim num passeio pelo Guadiana e num almoço-convívio, assinalando o encerramento das atividades do Mês do Idoso

Opinião

O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

07:30 2 Novembro, 2026 06:32 2 Novembro, 2026

"A polícia tem o direito e o dever de intervir quando necessário. O cidadão tem o direito de manifestar pacificamente, de ser protegido contra a violência e de obter justiça quando é vítima de uma agressão ilícita".

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal no próximo fim de semana: temperaturas descem e mínimas chegam aos 0 ºC

15:30 1 Novembro, 2026 15:01 1 Novembro, 2026

A chuva poderá regressar no próximo fim de semana, mas antes os termómetros vão descer

Últimas Notícias

  • Quase metade dos carros novos matriculados em outubro já são elétricos: Tesla lidera mercado em Portugal
    Quase metade dos carros novos matriculados em outubro já são elétricos: Tesla lidera mercado em Portugal
  • Conhece Castro Marim? Vila algarvia chegou a receber condenados para aumentar a população e defender a fronteira
    Conhece Castro Marim? Vila algarvia chegou a receber condenados para aumentar a população e defender a fronteira
  • Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação
    Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação
  • Coletivo Espúria quer aproximar escritores e leitores e dinamizar a literatura no Algarve
    Coletivo Espúria quer aproximar escritores e leitores e dinamizar a literatura no Algarve
  • Perto da Carrapateira pode encontrar os restos de uma povoação de pescadores muçulmanos com cerca de 900 anos
    Perto da Carrapateira pode encontrar os restos de uma povoação de pescadores muçulmanos com cerca de 900 anos

Opinião

  • A arte de governar a paralisia | Por José Figueiredo Santos
    A arte de governar a paralisia | Por José Figueiredo Santos
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para novembro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para novembro | Por João Correia Tarólogo
  • O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão
    O rosto pode estar coberto. A responsabilidade, nunca | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
    Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
  • Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
    Seniores de Castro Marim celebram Mês do Idoso com passeio de barco pelo Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal