O Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa passou a ter um carrinho maca elétrico oferecido pela empresa algarvia Benamor Golf, cuja entrega realizou-se no passado dia 15 de junho no campo de golf de Tavira. Trata-se do primeiro buggy elétrico com maca na frota da Cruz Vermelha em Portugal.
O buggy com maca foi entregue à Unidade de Emergência do Centro Humanitário de Tavira pelo Benamor Golf, que fez as necessárias adaptações deste veículo transformado para permitir uma melhor amplitude de proteção a eventos, transferências de doentes, entre muitas outras possibilidades.
Para o diretor do Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Manuel Jesus da Cruz Marrafa, esta iniciativa “contribui para aprimorar a capacidade de resposta em situações de emergência e oferece benefícios tanto para a equipa de assistência médica quanto para os pacientes atendidos. O Benamor Golf é uma empresa que se caracteriza pela sua visão filantrópica e altruísta. Estamos reconhecidos e endereçamos um especial agradecimento ao seu CEO Dr. Gonçalo Martins Dias e ao seu diretor Dr. João Paulo Sousa”.
“A família Martins Dias esteve sempre à frente dos tempos de Tavira”
Também a presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, que esteve presente, elogiou a iniciativa por ser “uma ideia inovadora de reaproveitamento”, dizendo que “a família Martins Dias esteve sempre à frente dos tempos de Tavira. Esta parceria entre o Benamor Golf e a Unidade de Emergência do Centro Humanitário de Tavira demonstra, uma vez mais, um compromisso mútuo em promover o bem-estar da comunidade. Essa colaboração fortalece os laços entre organizações locais e evidencia o espírito de responsabilidade social corporativa, além de fornecer recursos valiosos para uma melhor prestação de serviços de emergência”.
Ao POSTAL, o diretor do Benamor Golf, João Paulo Sousa, confirmou que “o golf é, com certeza, o desporto no Algarve que mais contribui na recolha solidária para várias instituições algarvias, sobretudo junto da comunidade estrangeira”. Dos cerca de 40 campos de golf na região, “praticamente todos fazem com regularidade eventos de solidariedade”.
Eis algumas vantagens deste buggy elétrico com maca:
➡ Mobilidade: O buggy elétrico com maca permite a deslocação rápida e eficiente em áreas externas, como ruas estreitas e terrenos acidentados. Ele facilita o transporte de pacientes em situações de emergência, garantindo uma resposta mais ágil e eficaz.
➡ Acesso em terrenos difíceis: Graças às suas características off-road, o buggy elétrico com maca é capaz de circular em terrenos difíceis, como caminhos irregulares ou áreas de difícil acesso. Isso é especialmente importante em situações de emergência, onde o acesso rápido a um paciente pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
➡ Manobrabilidade: Os buggies elétricos com maca são projetados para oferecer uma excelente capacidade de manobrabilidade. Eles são compactos e possuem um raio de giro reduzido, o que facilita a navegação em espaços estreitos ou lotados, como corredores hospitalares ou áreas de atendimento.
➡ Eficiência energética: A opção de um buggy elétrico com maca é vantajosa em termos de eficiência energética e sustentabilidade. Em comparação com veículos movidos a combustíveis fósseis, os buggies elétricos têm emissões zero durante o uso, o que contribui para a redução da pegada de carbono e para a preservação do meio ambiente.
Torneio de Golf Solidário organizado por Benamor Golf e Clube de Golf de Tavira
Entre as várias ações solidárias, ainda este ano, realizou-se o III Torneio de Golf Solidário do Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa no campo de golfe Benamor Golf, organizado por Benamor Golf e Clube de Golf de Tavira.
O evento, que contou com a participação de atletas de diferentes níveis de habilidade, numa manhã desportiva muito animada, decorreu com elevados níveis de segurança.
Além de uma ambulância de emergência no local, o evento contou com a presença de médico, enfermeiro e socorrista, implementando-se um posto de socorros provisório que serviu durante todo o período do evento para avaliação de parâmetros de toda a comunidade golfista.
No decorrer do evento esteve em permanente circulação um buggy devidamente sinalizado e equipado com desfibrilhador, mala de abordagem e oxigenoterapia, de forma a garantir a segurança máxima dos jogadores. Segundo a Cruz Vermelha, “pretendeu-se desta forma mostrar a capacidade de resposta que a CVP pode dar a eventos de complexidade mais elevada”. Durante o almoço procedeu-se à cerimónia de entrega dos vários prémios do torneio, bem como ao sorteio das ofertas dos participantes e ao Leilão dos Vouchers” angariados pelo Benamor Golf.
O valor obtido de cinco mil euros reverteu inteiramente para a instituição e revestiu-se “de extrema importância para o trabalho diário a favor dos mais vulneráveis”. Depois do almoço convívio, foi apresentado “um pouco do trabalho desenvolvido pelo Centro Humanitário de Tavira aos atletas e demais convidados.