A última edição do Grande Prémio de Portugal de MotoGP levou mais de 120 mil pessoas ao Autódromo Internacional do Algarve. Algumas delas vibraram com a aparatosa queda do piloto da casa, Miguel Oliveira, depois de ter levado três toques do espanhol Marc Márquez, mas muitos dos elementos do público não sabiam que aquela poderia ter sido a última vez que estavam a assistir a uma competição do circuito mundial de MotoGP em Portugal.
É que a Dorna, empresa produtora do Mundial de MotoGP, ameaçou retirar o Grande Prémio de Portugal do circuito devido às condições da pista do Autódromo Internacional do Algarve. A empresa queixava-se do tamanho das pedras na gravilha que preenche as escapatórias do circuito algarvio e que estava a provocar muitas lesões aos pilotos que saíam da pista ou caíam. “A menos que o estado das camadas de cascalho mude completamente, não haverá corrida de Moto GP no Algarve no próximo ano”, referiu na altura o diretor executivo da Dorna, em entrevista à revista alemã Speedweek.
O aviso foi claro, o Algarve procurou reunir todos os requisitos e o Grande Prémio de Portugal conseguiu manter-se no circuito mundial de MotoGP. A edição de 2024 arranca esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, dias 22, 23 e 24 de março, no Autódromo Internacional do Algarve. Em declarações à imprensa no evento de confirmação da competição, Paulo Pinheiro, que gere o autódromo do Algarve, referiu que “não foi fácil” e “foi um desafio para todas as entidades envolvidas”.
Assim sendo, Miguel Oliveira está também de regresso ao circuito luso e volta a competir em casa. Se está a pensar ir até Portimão assistir ao maior evento desportivo organizado em Portugal, consulte o guia que preparámos com todas as informações.
Quanto custam os bilhetes?
Existem dois tipos de bilhetes: o Bilhete Simples e o Bilhete VIP. Se pretender a primeira opção, pode escolher entre comprar um passe para os três dias, a partir de 65 euros, ou pode comprar apenas um bilhete para o dia 24 de março, domingo, a partir de 55 euros. Por outro lado, o Bilhete VIP está fixado nos 780 euros.
O estacionamento é gratuito?
O Autódromo Internacional do Algarve encontra-se no concelho de Portimão, no entanto, fica longe do centro da cidade, pelo que levar carro para o evento pode ser uma solução. Nesse caso, terá à sua disposição vários parques de estacionamento gratuitos. Terá apenas de pagar para estacionar no parque da Bancada Principal. De salientar que os parques de estacionamento ficam entre 10 e 30 minutos a pé do circuito.
Não tenho carro, há transportes para o autódromo?
Uma vez adquirido o bilhete para o evento, ao estacionar nos parques gratuitos de Portimão, junto à Praia da Rocha, e de Lagos, na zona da Marina, pode apanhar um autocarro que vai direto para o Autódromo Internacional do Algarve, sem qualquer custo associado. O primeiro autocarro sai de ambas as paragens às 7:30 e volta a partir dos mesmos locais com intervalos de uma hora. No fim de cada dia, os autocarros fazem o percurso inverso.
Há transporte entre os parques de estacionamento e o circuito?
Não existe nenhum tipo de transporte entre os parques de estacionamento e o circuito. Terá de fazer esse percurso a pé e o trajeto pode demorar entre 10 e 30 minutos. Uma vez no circuito, haverá um sistema de shuttles gratuito que assegura o transporte entre bancadas.
Existe alguma máquina ATM para levantar dinheiro?
Em todo o recinto existe apenas uma máquina ATM e está situada perto da entrada para a Bancada Principal.
- Por Miguel Frazão
Leia também: Scooters eléctricas são as únicas autorizadas a circular no paddock do MotoGP