A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou a suspensão total de atividade de três estabelecimentos situados nos concelhos algarvios de Silves, Portimão e Lagoa/Parchal.
Como resultado da operação da ASAE, foram apreendidos cerca de cinco toneladas de géneros alimentícios de origem animal, designadamente produtos à base de carne, pescado congelado e produtos à base de leite, segundo comunicado deste órgão de polícia criminal.
A ação que levou a estas três suspensões de estabelecimentos foi iniciada em dezembro do ano passado quando realizou várias ações de fiscalização a entrepostos de frio com armazenamento de géneros alimentícios na região mais a sul de Portugal Continental.
As perícias destes casos foram concluídas em fevereiro, devido às “elevadas quantidades de produtos apreendidos”.
De acordo com a ASAE, o balanço das ações no Algarve levaram à instauração de três processos de contraordenação por falta de licenciamento para exercício de atividade de armazenagem com temperatura controlada de produtos alimentares de origem animal, bem como pela falta de número de controlo veterinário (NCV).
Leia também: Espera-se no Algarve a maior ‘invasão’ de sempre na Páscoa