Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Saúde
  • Auto
  • Tecnologia
  • Opinião
  • Europe Direct
  • Contactos
Menu
Economia, Edição Papel, Opinião

Animação turística: A estratégia seguida é de navegação à vista | Por Elidérico Viegas

Análise e perspetivas turísticas (35) | A opinião de Elidérico Viegas, empresário e gestor hoteleiro: “O Algarve tem de ser capaz de organizar meia dúzia de grandes eventos âncora”

09:00 5 Novembro, 2023 15:05 3 Novembro, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

A animação turística, em termos gerais, é essencial no alargamento dos factores de atracção da nossa oferta, sendo, por isso mesmo, determinante na realização económica do turismo, particularmente no que se refere ao seu contributo para esbater os efeitos negativos da maior fragilidade do sector – a sazonalidade.

Numa primeira análise, e apesar de alguns esforços bem-sucedidos nos últimos anos, concorda-se que ainda não foi possível implementar uma estratégia coerente, consistente e correcta de animação turística no Algarve, sustentada em apoios e parcerias entre os sectores público e privado, dentro de uma lógica regional e de produto.

ELIDÉRICO VIEGAS
Empresário e gestor hoteleiro

O Algarve tem de ser capaz de organizar meia dúzia de grandes eventos âncora

O cariz estratégico da animação, nas várias vertentes, é uma das áreas onde a concertação de sinergias é indispensável para enfrentar e vencer os objectivos inerentes à afirmação, consolidação e engrandecimento do turismo regional.

Diria que, nesta matéria, a estratégia seguida é de navegação à vista, sem quaisquer definições de médio/longo prazos e sem a aplicação das medidas necessárias e mais adequadas às exigências de um turismo moderno e competitivo.

Por estes motivos, a animação deve ser entendida como um complemento do alojamento na construção do produto turístico. No Algarve, o diagnóstico é conhecido: uma das maiores fraquezas do nosso turismo é a falta de animação. Animação envolve uma vasta realidade. Desde actividades organizadas até infra-estruturas e equipamentos diversos. Desde eventos para atrair mais pessoas a outros para distrair as que já cá estão.

De facto, o que mais sobressai, desde logo, é a animação ter de passar a ser entendida na perspectiva de esta gerar e atrair fluxos turísticos importantes, inserida numa dinâmica de diversificação de produtos e de mercados, condições decisivas para esbater a sazonalidade do turismo do Algarve.

O que está em causa é a necessidade de reequacionar, através de maior estudo, análise e discussão, as diferentes acções de animação, bem como definir e implementar uma estratégia de promoção orientada especificamente para esta área.

Uma política promocional que explicite claramente os objectivos a atingir, acompanhada de um programa financeiro próprio para suportar a realização e dinamização dos eventos existentes e a criar, apoiada por planos de comunicação previamente definidos e ajustados às expectativas dos potenciais consumidores.

Neste contexto é preciso saber concretizar a formulação teórica com a capacidade de conceptualizar a realidade multifacetada da actividade turística, caso contrário, a intervenção sobre estas matérias não passará de meros academismos sem qualquer aplicação prática e, por conseguinte, sem perspectivas de futuro.

O turismo é um sistema social complexo, cuja abordagem exige mais ciência e rigor, com uma envolvente de variedades culturais e sociais que importa ultrapassar numa perspectiva económica atraente, de forma a reforçar a nossa base produtiva e permitir um desenvolvimento sustentado do turismo.

A maior actividade económica do Algarve só poderá manter-se e progredir se for capaz de conservar as bases e os valores sem os quais não sobreviveria. O turismo trabalha com estes valores e não contra eles. A integração na nossa oferta do património histórico e cultural é, neste contexto, um factor determinante na definição e implementação de uma estratégia de diferenciação competitiva, relativamente à concorrência.

O grande desafio do turismo do Algarve em matéria de animação é, precisamente, sermos capazes de ultrapassar o passado para assim construir um futuro novo, recuperando os enormes atrasos estruturais acumulados.

O Algarve tem de ser capaz de organizar meia dúzia de grandes eventos âncora que, pela sua natureza e dimensão, se afirmem nos calendários europeus e mundiais das grandes realizações. Para além de gerar fluxos turísticos importantes em períodos de menor procura, estes eventos funcionam como meios privilegiados de promoção e divulgação turística, atendendo à sua enorme cobertura mediática – Fórmula 1, Moto GP, etc., o que exige a sua institucionalização e garantias de continuidade nos anos vindouros.

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Leia também: Moralidade, Impostos e Justiça Tributária | Por Elidérico Viegas

Últimas

  • Estudo revela 8 hábitos que podem desacelerar até seis anos o envelhecimento
    Estudo revela 8 hábitos que podem desacelerar até seis anos o envelhecimento
  • Conheça as agências de viagens low-cost que estão a cobrar subscrições e tarifas ilegais
    Conheça as agências de viagens low-cost que estão a cobrar subscrições e tarifas ilegais
  • Tudo o que precisa de saber para obter o desconto no IMI para famílias com dependentes
    Tudo o que precisa de saber para obter o desconto no IMI para famílias com dependentes
  • Olhão recebe Herman José nas festas de passagem de ano
    Olhão recebe Herman José nas festas de passagem de ano
  • Conheça o método japonês para perder barriga que ocupa apenas 5 minutos por dia
    Conheça o método japonês para perder barriga que ocupa apenas 5 minutos por dia

Opinião

  • BIBAL – uma rede ao serviço da comunidade | Por Maria Margarida Vargues e Cláudia Matos
    BIBAL – uma rede ao serviço da comunidade | Por Maria Margarida Vargues e Cláudia Matos
  • Leitura da Semana: Seios e Óvulos, de Mieko Kawakami | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Seios e Óvulos, de Mieko Kawakami | Por Paulo Serra
  • Emoções online e offline: que diferenças? | Por David Guedes
    Emoções online e offline: que diferenças? | Por David Guedes

Europe Direct Algarve

  • EuropeDirect Algarve promove debate “O voto jovem e a democracia europeia”
    EuropeDirect Algarve promove debate “O voto jovem e a democracia europeia”
  • Mulheres empreendedoras da Eurocidade do Guadiana encontram-se em Ayamonte
    Mulheres empreendedoras da Eurocidade do Guadiana encontram-se em Ayamonte
Há um novo POSTAL nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve