Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura, Edição Papel, Opinião

A cultura não se mede aos aplausos | Por Cobramor

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

14:00 7 Julho, 2023 10:12 6 Julho, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
COBRAMOR

Comecemos pela subsidiodependência.

Existe uma ideia geral de que receber subsídios é igual a receber esmolas. Quando na realidade é reaver dinheiro de um estado que, teoricamente, somos todos nós. Claro que uns, mais do que outros. Como em tudo há filhos e enteados, mas esse não é o ponto aqui.

Realisticamente, é rara a produção cultural neste país que consegue sobreviver apenas com a receita gerada. Parte da razão é óbvia: é preciso haver público formado. Da mesma forma que é necessário haver produtores culturais capazes. Sem entrar em questões qualitativas, a formação de público não é algo que possa ser feita só a nível académico. Pode e deve ser feita a nível académico, mas não chega. É preciso que haja uma constante e permanente oferta cultural que não esteja subjugada nem aos poderes nem às tendências vigentes. Em que os critérios de atribuição de subsídios sejam mais do que um concurso de popularidade, compadrio ou um mero seguir as tendências.

O brado de indignação acerca da aplicação dos dinheiros públicos entregue a músicos, escritores, encenadores, realizadores, editores e outros artistas é elevado, como se fossem um bando de malandros que não quer trabalhar. Isto quando há milhões públicos gastos em imbecilidades como jogadores de futebol, palcos religiosos e operações militares. Já sem mencionar o desperdício que grassa em festas, fatos e outras coisas de que nem sequer temos conhecimento. Sendo públicos, a palavra chave aqui.

Eu até poderia viver com isso, se ao menos não atrapalhassem quem quer realmente contribuir e que o faz. Não obstante a falta de apoios, de público ou de condições básicas. Não é um lamento, é uma constatação.

A solução é fazer, aconteça o que acontecer.

Aqueles que escolhem uma vida ligada à cultura, escolhem uma vida insegura e precária. É uma escolha. Assim como ser um bilionário mentecapto é uma escolha. Já ser explorado por um, é, frequentemente, uma inevitabilidade.

O estado deve financiar projectos culturais (como financia bancos). É uma obrigação – não descrita desta forma, é certo – prevista na constituição. Já que jogamos o jogo da democracia, então tentemos pelo menos seguir as suas regras.

Obviamente que é problemático um estado formar uma população que coloca demasiadas questões. Formar pensamento crítico é, ou pelo menos devia ser, o papel da cultura. E nesse sentido, compreendo que o estado não esteja disponível para financiar uma linha cultural que questione a sua conduta, quando não a sua própria existência, pelo menos nos moldes actuais. O mesmo para os grandes filantropos privados.

Naturalmente, nem toda a cultura se apresenta como dissidente. Primeiro porque muitas vezes o entretenimento passa por cultura e depois porque é frequente ser a produção cultural desprovida de valores a chegar ao grande público. Invariavelmente o motivo invocado é ser “o que as pessoas querem.” Da mesma forma, o motivo invocado para outro tipo de decisão estatal de carácter mais coercivo e autoritário é ser “o que as pessoas precisam” (veja-se a lei do tabaco ou das drogas leves, por exemplo). Tal cria uma clara situação de dois pesos e duas medidas em que nenhuma está certa.

Não pode ser a quantidade de público ou as vendas a determinar o sucesso de uma obra. Essa é uma preocupação para o magnata de fato de gravata. Não para o criador. Tal como os produtores de leite e de carne são financiados para manter os preços acessíveis e a rotação do consumo, também a cultura deve beneficiar de tratamento semelhante.

Se a bitola para a cultura for o sucesso comercial, então tudo isto foi um estrondoso falhanço:

Velvet Underground; Fernando Pessoa; Van Gogh; Emily Dickinson; Franz Kafka; Edgar Allan Poe; Henry David Thoreau; Oscar Wilde; Johann Sebastian Bach.

Todas estas pessoas foram desacreditadas pela crítica e ignoradas pelo público e hoje em dia são valores reconhecidos. Obviamente morrer primeiro ajuda muito, mas talvez possamos começar a valorizar os nossos artistas enquanto ainda vivem?

Faço minhas as palavras de Simone de Beauvoir, quem muito aprecio e merece mais do que uma citação descontextualizada: “Erguer o povo ao nível da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo.”

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

A leitura é inútil e o leitor é estúpido | Por Cobramor
Contra os concursos literários só tenho uma caneta | Por Cobramor

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Algarve Cultura

Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia

15:10 26 Junho, 2026 15:12 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sandra Barão Nobre apresenta o potencial da leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Algarve

Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores

14:45 26 Junho, 2026 14:46 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a PJ, o detido detinha e partilhava, “pelo menos desde 2023”, conteúdos de exploração sexual de menores, “de forma reiterada”

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional, Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Algarve, Cultura

Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia

15:10 26 Junho, 2026 15:12 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sandra Barão Nobre apresenta o potencial da leitura como ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Últimas Notícias

  • Adeus contentores de roupa: município português vai retirar mais de 500 até julho por razões de higiene
    Adeus contentores de roupa: município português vai retirar mais de 500 até julho por razões de higiene
  • Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia
    Albufeira assinala Dia Mundial das Bibliotecas com palestra sobre biblioterapia
  • Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores
    Detido jovem de 24 anos em Lagoa por crimes de pornografia de menores
  • Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”
    Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”
  • Visita guiada percorre a evolução urbana e arquitetónica de Cabanas de Tavira
    Visita guiada percorre a evolução urbana e arquitetónica de Cabanas de Tavira

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal