Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Edição Papel, Opinião

A cultura não se mede aos aplausos | Por Cobramor

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

14:00 7 Julho, 2023 10:12 6 Julho, 2023
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
COBRAMOR

Comecemos pela subsidiodependência.

Existe uma ideia geral de que receber subsídios é igual a receber esmolas. Quando na realidade é reaver dinheiro de um estado que, teoricamente, somos todos nós. Claro que uns, mais do que outros. Como em tudo há filhos e enteados, mas esse não é o ponto aqui.

Realisticamente, é rara a produção cultural neste país que consegue sobreviver apenas com a receita gerada. Parte da razão é óbvia: é preciso haver público formado. Da mesma forma que é necessário haver produtores culturais capazes. Sem entrar em questões qualitativas, a formação de público não é algo que possa ser feita só a nível académico. Pode e deve ser feita a nível académico, mas não chega. É preciso que haja uma constante e permanente oferta cultural que não esteja subjugada nem aos poderes nem às tendências vigentes. Em que os critérios de atribuição de subsídios sejam mais do que um concurso de popularidade, compadrio ou um mero seguir as tendências.

O brado de indignação acerca da aplicação dos dinheiros públicos entregue a músicos, escritores, encenadores, realizadores, editores e outros artistas é elevado, como se fossem um bando de malandros que não quer trabalhar. Isto quando há milhões públicos gastos em imbecilidades como jogadores de futebol, palcos religiosos e operações militares. Já sem mencionar o desperdício que grassa em festas, fatos e outras coisas de que nem sequer temos conhecimento. Sendo públicos, a palavra chave aqui.

Eu até poderia viver com isso, se ao menos não atrapalhassem quem quer realmente contribuir e que o faz. Não obstante a falta de apoios, de público ou de condições básicas. Não é um lamento, é uma constatação.

A solução é fazer, aconteça o que acontecer.

Aqueles que escolhem uma vida ligada à cultura, escolhem uma vida insegura e precária. É uma escolha. Assim como ser um bilionário mentecapto é uma escolha. Já ser explorado por um, é, frequentemente, uma inevitabilidade.

O estado deve financiar projectos culturais (como financia bancos). É uma obrigação – não descrita desta forma, é certo – prevista na constituição. Já que jogamos o jogo da democracia, então tentemos pelo menos seguir as suas regras.

Obviamente que é problemático um estado formar uma população que coloca demasiadas questões. Formar pensamento crítico é, ou pelo menos devia ser, o papel da cultura. E nesse sentido, compreendo que o estado não esteja disponível para financiar uma linha cultural que questione a sua conduta, quando não a sua própria existência, pelo menos nos moldes actuais. O mesmo para os grandes filantropos privados.

Naturalmente, nem toda a cultura se apresenta como dissidente. Primeiro porque muitas vezes o entretenimento passa por cultura e depois porque é frequente ser a produção cultural desprovida de valores a chegar ao grande público. Invariavelmente o motivo invocado é ser “o que as pessoas querem.” Da mesma forma, o motivo invocado para outro tipo de decisão estatal de carácter mais coercivo e autoritário é ser “o que as pessoas precisam” (veja-se a lei do tabaco ou das drogas leves, por exemplo). Tal cria uma clara situação de dois pesos e duas medidas em que nenhuma está certa.

Não pode ser a quantidade de público ou as vendas a determinar o sucesso de uma obra. Essa é uma preocupação para o magnata de fato de gravata. Não para o criador. Tal como os produtores de leite e de carne são financiados para manter os preços acessíveis e a rotação do consumo, também a cultura deve beneficiar de tratamento semelhante.

Se a bitola para a cultura for o sucesso comercial, então tudo isto foi um estrondoso falhanço:

Velvet Underground; Fernando Pessoa; Van Gogh; Emily Dickinson; Franz Kafka; Edgar Allan Poe; Henry David Thoreau; Oscar Wilde; Johann Sebastian Bach.

Todas estas pessoas foram desacreditadas pela crítica e ignoradas pelo público e hoje em dia são valores reconhecidos. Obviamente morrer primeiro ajuda muito, mas talvez possamos começar a valorizar os nossos artistas enquanto ainda vivem?

Faço minhas as palavras de Simone de Beauvoir, quem muito aprecio e merece mais do que uma citação descontextualizada: “Erguer o povo ao nível da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo.”

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

A leitura é inútil e o leitor é estúpido | Por Cobramor
Contra os concursos literários só tenho uma caneta | Por Cobramor

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Algarve Economia Europa

Dois prémios europeus distinguem Amendoeira Golf Resort no Algarve

17:20 19 Outubro, 2026 17:25 19 Outubro, 2026

Resort algarvio recebeu prémios de Melhor Campo de Golfe e Destino de Golfe Mais Sustentável do Sul da Europa

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Algarve Desporto

Albufeira aumenta em cerca de 15% o apoio à formação desportiva

16:40 19 Outubro, 2026 16:42 19 Outubro, 2026

Investimento municipal na formação desportiva cresce cerca de 15%, enquanto Albufeira prepara novas regras de apoio aos clubes

Algarve

Incêndio destrói camião de recolha de resíduos e leva Silves a apelar ao civismo

14:20 19 Outubro, 2026 14:17 19 Outubro, 2026

Câmara de Silves alerta que a deposição de resíduos em brasa colocou em risco um camião municipal e a segurança dos trabalhadores

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio chega a Portugal esta semana: temperaturas não deverão ultrapassar os 20 graus e há chuva a caminho

14:30 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

A chuva está de regresso a Portugal esta semana, com aguaceiros previstos em várias regiões e uma descida das temperaturas

Linha SNS24.
Saúde Tech

Sistema informático do SNS está em baixo e médicos não conseguem passar receitas nem consultar processos dos doentes

14:00 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

Uma falha informática está a afetar várias unidades de saúde do SNS, impedindo os médicos de passar receitas e consultar os processos clínicos dos doentes

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC muda em 2027: estes condutores vão pagar em duas prestações e outros só em outubro

17:50 19 Outubro, 2026 14:01 19 Outubro, 2026

O pagamento do IUC vai mudar em 2027 e os condutores terão novas datas para liquidar o imposto

Algarve Ensino

Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro

19:27 19 Outubro, 2026 19:27 19 Outubro, 2026

Fim da contratação externa da limpeza agravou a sobrecarga dos funcionários escolares, que exigem respostas da Câmara de Albufeira

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva

10:30 19 Outubro, 2026 10:16 19 Outubro, 2026

"Uma Europa que investe na sua cultura é uma Europa mais forte, mais coesa e mais preparada para o futuro"

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Ensino Europe Direct Algarve

Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias

09:30 19 Outubro, 2026 09:31 19 Outubro, 2026

Alunos de três países encerraram em Olhão um projeto Erasmus dedicado a lendas, tradições e identidade europeia, com recurso à inteligência artificial

Opinião

Mulheres que transformam o mundo: a força da diferença e o poder de caminhar juntas | Por Ana Alexandra Resende

07:30 19 Outubro, 2026 19:06 16 Outubro, 2026

A minha reflexão após o congresso internacional do G100, em Sesimbra

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Algarve, Economia, Europa

Dois prémios europeus distinguem Amendoeira Golf Resort no Algarve

17:20 19 Outubro, 2026 17:25 19 Outubro, 2026

Resort algarvio recebeu prémios de Melhor Campo de Golfe e Destino de Golfe Mais Sustentável do Sul da Europa

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia, Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Algarve, Desporto

Albufeira aumenta em cerca de 15% o apoio à formação desportiva

16:40 19 Outubro, 2026 16:42 19 Outubro, 2026

Investimento municipal na formação desportiva cresce cerca de 15%, enquanto Albufeira prepara novas regras de apoio aos clubes

Algarve

Incêndio destrói camião de recolha de resíduos e leva Silves a apelar ao civismo

14:20 19 Outubro, 2026 14:17 19 Outubro, 2026

Câmara de Silves alerta que a deposição de resíduos em brasa colocou em risco um camião municipal e a segurança dos trabalhadores

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio chega a Portugal esta semana: temperaturas não deverão ultrapassar os 20 graus e há chuva a caminho

14:30 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

A chuva está de regresso a Portugal esta semana, com aguaceiros previstos em várias regiões e uma descida das temperaturas

Linha SNS24.
Saúde, Tech

Sistema informático do SNS está em baixo e médicos não conseguem passar receitas nem consultar processos dos doentes

14:00 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

Uma falha informática está a afetar várias unidades de saúde do SNS, impedindo os médicos de passar receitas e consultar os processos clínicos dos doentes

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC muda em 2027: estes condutores vão pagar em duas prestações e outros só em outubro

17:50 19 Outubro, 2026 14:01 19 Outubro, 2026

O pagamento do IUC vai mudar em 2027 e os condutores terão novas datas para liquidar o imposto

Algarve, Ensino

Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro

19:27 19 Outubro, 2026 19:27 19 Outubro, 2026

Fim da contratação externa da limpeza agravou a sobrecarga dos funcionários escolares, que exigem respostas da Câmara de Albufeira

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva

10:30 19 Outubro, 2026 10:16 19 Outubro, 2026

"Uma Europa que investe na sua cultura é uma Europa mais forte, mais coesa e mais preparada para o futuro"

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Ensino, Europe Direct Algarve

Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias

09:30 19 Outubro, 2026 09:31 19 Outubro, 2026

Alunos de três países encerraram em Olhão um projeto Erasmus dedicado a lendas, tradições e identidade europeia, com recurso à inteligência artificial

Opinião

Mulheres que transformam o mundo: a força da diferença e o poder de caminhar juntas | Por Ana Alexandra Resende

07:30 19 Outubro, 2026 19:06 16 Outubro, 2026

A minha reflexão após o congresso internacional do G100, em Sesimbra

Últimas Notícias

  • Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem
    Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem
  • Nem Lisboa nem Faro: nesta localidade a taxa turística vai passar de 2€ para 4€ por noite
    Nem Lisboa nem Faro: nesta localidade a taxa turística vai passar de 2€ para 4€ por noite
  • Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro
    Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro
  • Madalena Santos conquista bronze mundial e leva karaté de Faro ao pódio na Polónia
    Madalena Santos conquista bronze mundial e leva karaté de Faro ao pódio na Polónia
  • Governo antecipa revisão das ajudas de custo: estes trabalhadores podem receber mais em 2027
    Governo antecipa revisão das ajudas de custo: estes trabalhadores podem receber mais em 2027

Opinião

  • Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
    Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
  • À Mesa com o Poder Local: Um ano de mandato, um PS isolado | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Um ano de mandato, um PS isolado | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
  • Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
    Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal