Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

Contra os concursos literários só tenho uma caneta | Por Cobramor

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

17:00 5 Maio, 2023 13:39 4 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Cobramor

Parte do problema será certamente meu. Medo de perder ou provavelmente de competir. Mas isso não é necessariamente mau numa sociedade assente no crescimento infinito e na competição incessante.

Já houve um tempo em que concorri a vários concursos literários. Ganhei um e obtive uma menção honrosa noutro. Foi há décadas. Entretanto o mercado editorial mudou e não necessariamente para melhor. Grande parte devido às falsas editoras. Falsas na medida em que são um esquema de pirâmide em que o autor se compromete a adquirir dezenas de exemplares do seu livro no valor de várias centenas de euros, cujo ónus da venda fica depois nele. Entretanto, nem revisão nem promoção.

As redes sociais também vieram alterar as regras do jogo da forma que as redes sociais o fazem. Tornando tudo num concurso de popularidade. Como se mais seguidores implicassem mais vendas. Descontextualizando excertos de livros e poemas ou citações e tornando uma coisa em algo totalmente diferente. Podemos ver isso acontecer com Bukowski, em vias de passar de escritor maldito a guru de autoajuda.

Cobramor – Fotos DR

O mercado editorial mudou mas a lógica de funcionamento não. O que importa são as vendas. Portanto o que importa são as tendências do momento. Não verdadeiramente a relevância das temáticas ou a importância do que é escrito, mas se os ventos estão favoráveis. A indústria, seja ela de que espécie for, não tem estados de alma sobre nenhum assunto excepto o lucro. Fascistas ou anarquistas são apenas nichos de mercado. Como o são a ecologia, a identidade de género ou étnica. O único valor que resiste é o ganho.

Os concursos operam na mesma base. A do concurso de popularidade e das tendências.

Não é o único factor a considerar, obviamente. Frequentemente os júris são pessoas cujas competências literárias deixam muito a considerar. O que leva à questão da qualidade. A qualidade é mensurável? E se sim, qual o instrumento de medição? Vendas? Fama? Seguidores? Reconhecimento dos pares? E quem está habilitado para o fazer?

Se assim for, o que dizer de Pessoa, por exemplo? Será necessário morrer para ser um autor de referência? Pessoa hoje em dia é mais uma comodidade do que um escritor. É também o salvo-conduto para as centenas de pessoas que pouco ou nada lêem, algumas das quais que se afirmam escritores.

É sempre possível fazer uma citação de Pessoa que se viu no Instagram qual ilusionista a tirar um coelho da cartola.

Finalmente, a forma como se tratam os participantes. O vencedor recebe alvíssaras, nos casos em que isso acontece. Já os restantes, recebem spam no email ou se tiverem sorte, são ignorados.

Tal como já fui premiado, já fui ignorado. Mas há muito que decidi deixar de participar em qualquer tipo de concurso literário. Talvez eu não saiba escrever. Talvez não tenha qualidade literária. Talvez não seja vendável. Talvez a minha atitude seja deplorável. Todas podem ser verdade. Não muda uma coisa: porque deveria alguém colocar-se na situação de ser avaliado por outros, excepto se houver algum tipo de interesse material na equação? Colocando-se numa espécie de negociação, sujeitando-se a um juízo de valor subjectivo em troca da possibilidade de obter um prémio monetário ou um contrato.

Para depois, poder incluir o mesmo no currículo e dessa forma, talvez abrindo algumas portas. Porque operamos sempre numa impostura de meritocracia, onde, como é da sua natureza, as oportunidades não são iguais para todos. E portanto, os resultados também não.

O público não decide o que quer ler, até porque pouco lê e quando o faz, não procura activamente. Recebe sugestões validadas pelos júris e especialistas culturais da nossa praça, com o CV a acenar qual bandeira, as medalhas ao peito e os galões aos ombros.

Que não haja ilusões, não é por serem com escritores que os concursos literários são diferentes do Ídolos ou do The Voice.

Biografia de Cobramor

Cobramor é o pseudónimo de Hugo Filipe Lopes, escritor amaldiçoado, poeta contrariado, tradutor, editor, guerrilheiro e curador.

Licenciado em sociologia, trabalha como copywriter publicitário criativo desde 2010, paralelamente à actividade literária. É tradutor e editor na Traça Edições e programador cultural na associação cultural CAL, tendo sido o criador do Clube dos Poetas Tortos que vai na sua quarta edição.

Foi premiado no concurso Lisboa à Letra em 2004 e em 2006 obteve uma menção honrosa no concurso Textos de Amor da Casa da Imprensa. Desde então tem escrito para diversas publicações, quer nacionais, quer internacionais, desde o suplemento do jornal Público até ao Bandcamp, passando pela revista DIF, Palavrar, Mapa, Umbigo, Gerador e Vice.

Fez também traduções literárias de nomes como John Zerzan, Robert Frost, Patti Smith ou Bill Wolak.

Conta com participações em diversos eventos literários, como a Feira do Livro de Lisboa ou o Festival Conexões Atlânticas.

É responsável pela curadoria do evento Casa dos Poetas em Silves, único festival anglo-lusitano de Portugal e colabora como o festival ConVento Levante.

Publicou o seu primeiro livro, “O Fim da Noite” em 2016 pelas Publicações Nabo e o seu mais recente trabalho, “Sol Invicto”, pela Traça Edições. Editou recentemente um livro infantil pela Toth, intitulado “O Atlas do Coração”.

Mais em www.cobramor.com

*O autor escreve de acordo com a antiga ortografia

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Algarve

Trinta vias e acessos de Tavira terão trânsito condicionado a partir de 11 de setembro

10:20 5 Setembro, 2026 10:14 5 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção para eliminar intrusões salinas vai afetar o trânsito em troços de 30 vias, com passagem garantida a moradores e veículos de emergência

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Idoso com chaves na mão. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’

21:20 5 Setembro, 2026 16:54 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em França, um homem já reformado recebeu herança da irmã e teve de pagar quase metade em impostos de sucessão

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e céu “carregado” a caminho de Portugal nesta data e esta será a região mais afetada

10:30 5 Setembro, 2026 03:15 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a previsão descritiva do IPMA para este sábado, este arquipélago passará por episódios de chuva persistente a fraca, dependendo do grupo

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Toalhas brancas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Lavandaria recomenda: toalhas devem ser lavadas com esta frequência

17:20 5 Setembro, 2026 04:03 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Para evitar o aparecimento de fungos e bolor, especialistas revelam que lave as toalhas com alguma frequência

Praia de Monte Gordo.
Algarve

“Uma excelente ideia”: banhista descobre uma novidade nesta praia no Algarve e elogia a iniciativa

09:10 5 Setembro, 2026 16:13 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo equipamento desportivo instalado nesta praia no Algarve está a ser utilizado sobretudo por jovens e foi alvo de elogios

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Trovoadas chegam a Portugal: antes da bonança vem aí chuva, granizo e rajadas e estas vão ser as regiões afetadas

06:30 5 Setembro, 2026 16:24 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Meteored avança que Portugal enfrenta este sábado um forte contraste entre calor intenso e instabilidade, com previsão de chuva, trovoadas e possibilidade de granizo em várias regiões

Algarve

Trinta vias e acessos de Tavira terão trânsito condicionado a partir de 11 de setembro

10:20 5 Setembro, 2026 10:14 5 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção para eliminar intrusões salinas vai afetar o trânsito em troços de 30 vias, com passagem garantida a moradores e veículos de emergência

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Rafael trocou Maiorca pela Tailândia com uma pensão de cerca de 1.250 euros: “Aqui consigo viver bem”

19:30 4 Setembro, 2026 19:16 4 Setembro, 2026 | João Luís

Reformado espanhol recebe cerca de 1.250 euros de pensão e vive na Tailândia, onde diz pagar 100 euros de renda e conseguir viver melhor

Idoso com chaves na mão. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’

21:20 5 Setembro, 2026 16:54 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em França, um homem já reformado recebeu herança da irmã e teve de pagar quase metade em impostos de sucessão

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Últimas Notícias

  • Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã  com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’
    Reformado recebeu 700.000€ de herança da irmã com quem viveu durante 10 anos e foi obrigado a pagar 305.000€ em impostos por ‘erro administrativo’
  • Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações
    Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações
  • “Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”
    “Reformei-me para ganhar mais”: homem de 81 anos ganha 2.300€ de pensão e considera-se um “sortudo”
  • Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€
    Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€
  • Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura
    Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

Opinião

  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
  • Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
    Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento